Clube tradicional é bicampeão na divisão de acesso de Pernambuco

A Patativa, como é conhecido o time de Caruaru, é bicampeã, porque já foi campeã em 1999. O acesso continua sendo disputado nos Tribunais.

Além de Central e Belo Jardim, garantiram o acesso o Maguary e o Porto. Mas o acesso é questionado por dois clubes nos tribunais

Central de Caruaru - Betinho
Betinho é campeão em Pernambuco. Foto: reprodução Rádio Liberdade FM

Recife, PE, 27 (AFI) – Em meio às disputas das Copa do Mundo, neste domingo foi registrada a final do Campeonato Pernambucano da Série A2. E o Central de Caruaru venceu o Belo Jardim, por 1 a 0, nesta tarde no Estádio Lacerdão, em Caruaru. A Patativa, como é conhecido o time de Caruaru, é bicampeã, porque já foi campeã em 1999.

O gol do título saiu aos 23 minutos do primeiro tempo, marcado pelo atacante Leandro Costa. Os dois clubes já tinham garantido o acesso na sexta-feira, quando foram realizados os jogos semifinais ao lado de Maguary e Porto. O Central venceu, por 1 a 0, o Maguary, na cidade de Bonito, enquanto em Caruaru, o Belo Jardim empatou com o Porto, por 1 a 1, e garantiu presença na final com as batidas de pênaltis: 3 a 1.

BETINHO É CAMPEÃO
O Central tem como treinador Betinho, ex-meia que atuou em vários clubes como Palmeiras, Internacional-RS, Guarani e muitos anos no futebol japonês. Após ter virado treinador, ele tem feito sucesso em clubes do Nordeste, principalmente em Sergipe.

O Central, chamado de Patativa, é um clube tradicional. Nos anos 1980 e 1990 chegou a disputar várias vezes a Primeira Divisão do futebol brasileiro.

CAMPEONATO IMORAL
O Campeonato da A2 teve um ponto negativo. Os times que foram rebaixados este ano no Pernambucano, também disputaram a Série A2 e poderiam ter retornado à elite sem ter ficado um ano ausente. É uma aberração para o futebol.

Sete de Setembro e Vera Cruz, que foram rebaixados este ano na primeira divisão pernambucana, tiveram a oportunidade de disputar o acesso nesta mesma temporada, e poderiam até mesmo ter conquistado o acesso. Para sorte dos que gostam de um futebol honesto, Sete de Setembro e Vera Cruz não conquistaram o acesso.

Final da A2 de Pernambuco
Central é bicampeão: 1999 e 2022. Foto: Federação Pernambucana

ACESSO NO TAPETÃO
O Belo Jardim só conseguiu sua vaga nas semifinais e o acesso no tapetão ao desclassificar o Petrolina. Em julgamento realizado na última terça-feira (22), o Tribunal do Pleno do TJD-PE, manteve a perda dos quatro pontos para o Petrolina.

Tudo por causa da escalação irregular do atleta Raykar dos Santos Campos na partida diante do Maguary, válida pela terceira fase, dia 8 de novembro.

O título também é contestado. Petrolina e Vitória-PE conseguiram no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma liminar que anula a premiação na final Série A2.

A informação foi divulgada pela própria Federação Pernambucana de Futebol (FPF) antes da decisão. A medida, em caráter provisório, impede a proclamação do campeão até um novo julgamento, que ainda não tem data definida.

Confira também: