Clube Paulista quer tirar vantagem da guerra Rússia x Ucrânia

Como no caso do inexpressivo AD Guarulhos, clube fantasma que disputa da última divisão do Campeonato Paulista

Segundo os advogados do AD Guarulhos, nos documentos que o Portal Futebol Interior teve acesso, o clube brasileiro pleiteia todo o investimento realizado no atleta entre 2017 e 2019

Guarulhos AD

Guaruhos, SP, 06 (AFI) – Grande parte das pessoas e entidades ao redor do mundo se comoveram e buscaram, de alguma forma, ajudar o povo Ucraniano diante da guerra iniciada em fevereiro por conta da disputa de seu território com a Rússia. Entretanto, um clube brasileiro foi no caminho contrário e preferiu agir sem qualquer tipo de empatia e zelo para com o povo ucraniano. Como no caso do inexpressivo AD Guarulhos, clube fantasma que disputa da última divisão do Campeonato Paulista.

O AD Guarulhos iniciou uma disputa, em Setembro de 2019, na FIFA, contra o PFC Lviv, da cidade de Lviv, na Ucrânia, buscando uma mecanismo de compensação de treinamento do atleta Leonardo Montezello. Segundo os advogados do AD Guarulhos, nos documentos que o Portal Futebol Interior teve acesso, o clube brasileiro pleiteia todo o investimento realizado no atleta entre 2017 e 2019 – entretanto, Leonardo deixou o clube após esse período e sem qualquer tipo de amparo da equipe de Guarulhos teve que buscar seu próximo clube.

Ainda como atleta amador, Leonardo viajou para Eslovaquia e acertou com o FC Lokomotiva Kosice, em 2019, e foi emprestado ao Lviv. Ao se destacar dentro de campo, o AD Guarulhos resolveu entrar em cena e, através do tribunal de resolução de disputas, da FIFA, entrou com um requerimento solicitando o montante de 108,666.66 mil euros por conta da tal compensação de treinamento – normativa ortodóxica da FIFA que não requer nenhum tipo de comprovação a não ser o registro do jogador em determinado tempo no clube.

Apesar da validade do pedido, pois de fato o atleta passou pelo clube nos anos citados, o AD Guarulhos procurou a todo momento obter vantagem da situação e conseguir extrair financeiramente ao máximo do Lviv. Em uma primeira tentativa de acordo, o clube brasileiro propôs o pagamento de 108.000 mil euros – prontamente rejeitado pelo clube ucraniano. A disputa se arrastou até o início de 2022, o clube ucraniano, através de intermediários, se propôs chegar em uma proposta que agradace aos dois lados e, enfim, tentar resolver o imbróglio judicial.

Em um primeiro momento, o AD Guarulhos respondeu aos intermediários e procurou escutar a proposta – entretanto no meio tempo entre a proposta e a resposta a guerra entre Ucrânia e Rússia estourou – e os representantes do clube de Guarulhos optaram por manter o silêncio e encerrar as tratativas, numa clara demonstração de falta de cordialidade para com um clube que está totalmente sem representatividade e totalmente desamparado. O clube brasileiro em mais uma tentativa de obter vantagem aguarda pelo cumprimento da decisão do TAS e deixa de lado qualquer tipo compreensão com a situação.

Segundo os intermediários ouvidos pelo Portal Futebol Interior houve uma proposta razoável realizada pelo Lviv ao AD Guarulhos sem qualquer tipo de resposta – segundo os mesmos intermediários há, pelos lados do clube brasileiro – a esperança que o futebol volte em breve no país e que o clube possa receber o valor integral da decisão do TAS.

LVIV

Inicialmente Lviv ficou de fora da Guerra por estar próximo a divisa com outros países e chegou a ser sede de muitos refugiados que fugiram das cidades inicialmente mais afetadas – entretanto em Março as tropas Russas chegaram até a cidade e atualmente há registros de que a cidade esteja tomada pelas tropas russas.

FUTEBOL NA UCRÂNIA

Desde o início da guerra, o futebol na Ucrânia foi suspenso e todos os atletas estrangeiros liberados, existem clubes que tiveram seus centro de treinamentos e todas as estruturas físicas destruídas, sem qualquer chance de retomada imediata do futebol.

SEM RESPOSTA
*O Portal Futebol Interior procurou os representantes do AD Guarulhos mas não obteve resposta. O espaço está segue aberto para qualquer tipo de esclarecimento.

Confira também: