Cinco marcas que apoiam projetos de esporte no Brasil

Guaraná Antartica, Vivo, Natura, Brasken e Nike incentivam projetos do esporte no Brasil

Investir em projetos relacionados com os esportes ajuda as marcas a se destacarem entre o público. Cinco marcas estão se destacando

image 3 e1645160704800
Cinco Marcas apoiam o esporte

Como é sabido, o Brasil investe menos no esporte do que muitos países. Porém, o que tem surpreendido é que esse custo também tem diminuído. Segundo esta matéria do portal IstoÉ, o país destinou R$ 530,4 milhões ao Programa Bolsa Atleta para as Olimpíadas em Tóquio. Para os jogos do Rio, o valor foi de R$ 641,1 milhões.

Enquanto o governo aperta o freio de mão, a iniciativa privada tem apostado nesse nicho. Até porque, investir em projetos relacionados com os esportes ajuda as marcas a se destacarem entre o público. Confira a seguir algumas dessas ações que estão sendo feitas!

image 3

Imagem de gleidiconrodrigues em Pixabay


Guaraná Antartica

Já faz algum tempo que o Guaraná Antártica apoia o projeto Em Campo, criado em 2016 para treinar mulheres no futebol. Porém, como a modalidade tem crescido na mídia, a marca convidou outras empresas para também apoiar essa causa.

Agora Banco BMG, Avon, Consul, Burger King, ESPN, Halls, Gol, Vivo, Puma e LAY’S fazem parte do grupo que colabora com o Em Campo. O objetivo é incentivar que mais mulheres possam realizar o sonho de jogar o esporte e, quem sabe, até entrar para times profissionais. Afinal, em muitos casos, o futebol serve como ferramenta para a ascensão social.


Vivo

Outra empresa que patrocina projetos esportivos é a Vivo. Além do patrocínio para as seleções masculina e feminina de futebol e ao torneio de tênis Brasil Open, ela ainda apoia o Instituto Tênis. Essa organização é sem fins lucrativos, e concede bolsas a atletas.

Vale notar que, embora o tênis tenha importantes nomes brasileiros, ele ainda não é um esporte popular, como o futebol. Por isso, o apoio à modalidade é interessante, uma vez que oferece mais uma opção para os jovens conhecerem e praticarem.

Natura

A marca de cosméticos também está sempre de olho em causas sociais. Prova disso pode ser vista nas comunicações da empresa, incluindo este Catálogo Natura Online, onde pessoas de diferentes etnias e condições fazem a campanha do novo perfume Humor.

Além de apostar na representatividade, a Natura possui o Movimento Natura, uma página que compartilha iniciativas de projetos sociais, sendo muitos voltados para o esporte. Uma das ações atuais disponíveis no site é o Mentes de Aço, cujo propósito é arrecadar bicicletas para pessoas carentes e incentivar a prática do ciclismo.


Braskem

A Braskem também é uma grande empresa que incentiva o esporte. Por conta desse esforço, em 2021, a companhia conquistou o Selo Amigo do Esporte da Secretaria de Esportes de São Paulo.

O apoio da empresa não é recente. Porém, o foco maior da Braskem atualmente é apoiar os paraesportes. Tanto que a companhia é uma das maiores patrocinadoras da Seleção Brasileira de Paratletismo.


Nike

Sempre associada ao esporte, a Nike não investe apenas no esporte profissional, como também em projetos sociais que incentivam os jovens. Um dos exemplos é a REMS – Rede Esporte de Mudança Social, criada em 2007.

Outro projeto importante apoiado pela empresa é o Vida Corrida. A iniciativa já impactou mais de 5 mil pessoas, e não para de servir de inspiração para as novas gerações.

As marcas sabem o quanto o esporte pode impactar a sociedade, e dar visibilidade positiva para elas. Por esse motivo, diversas modalidades estão contando com o apoio de grandes empresas brasileiras. Até mesmo as companhias que não tem relação direta com uma modalidade esportiva, como a Braskem, patrocinam projetos esportivos e as próprias seleções brasileiras.