Chances: Zona de rebaixamento da Série B está praticamente definida

Bragantino, Tupi, Joinville e Sampaio Corrêa estão com um pé e meio na Série C

Bragantino, Tupi, Joinville e Sampaio Corrêa estão com um pé e meio na Série C

0002050206145 img

Campinas, SP, 30 (AFI) – Se o G4 do Campeonato Brasileiro da Série B ainda está com pelo menos duas vagas abertas, o mesmo não se pode dizer do Z4. De acordo com os matemáticos do site chancedegol.com.br, Bragantino, Tupi, Joinville e Sampaio Corrêa estão com um pé e meio na Série C. Em baixa, o Oeste é o único que pode salvar um desses quatro times.

Sem ganhar há 12 jogos e vindo de quatro empates seguidos, o Rubrão é o primeiro fora da zona de rebaixamento, ocupando o 16º lugar, com 35 pontos, cinco a mais que Bragantino, Tupi e Joinville. Faltando cinco rodadas para o fim do campeonato, o time comandado por Fernando Diniz tem 31,2% de chances de escapar da Série C. Os matemáticos acreditam que quem chegar aos 46 pontos está livre da queda, mas os números podem diminuir com o passar das rodadas.

Lanterna da Série B, o Sampaio Corrêa está virtualmente rebaixado

Lanterna da Série B, o Sampaio Corrêa está virtualmente rebaixado

O Bragantino abre a zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 30 pontos, mas não depende apenas de suas próprias forças para escapar da queda, tanto que suas chances de disputar a Série C no ano que vem são de 89,7%. Com a mesma pontuação, mas em penúltimo lugar por conta do número de vitórias – oito contra seis -, o Joinville é o time que menos tem chances de cair – 85,4% -, mas mesmo assim sua situação é complicada.

O Z4 é completado com outros dois times que poderiam ter seus rebaixamentos decretados no último final de semana. Com 30 pontos depois da vitória suada sobre o Vila Nova, por 1 a 0, o Tupi é o 18º colocado e tem 93,5% de chances de cair, ficando atrás apenas do Sampaio Corrêa, com 99,6%. Lanterna da Série B, o Bolívia Querida somou apenas 27 pontos nos 33 jogos realizados até aqui.

Confira as chances de rebaixamento

20) Sampaio Corrêa – 99,6%
19) Joinville – 85,4%
18) Tupi – 93,5%
17) Bragantino – 89,7%
16) Oeste – 31,2%
15) Paraná – 0,6%