Ceará x Juventude - Rebaixados fazem despedida melancólica da Série A no Castelão
Ceará e Juventude se enfrentam pela última rodada do Brasileirão no encontro de duas equipes que disputarão a Série B do Brasileiro
A partida terá portões fechados, já que o Ceará está proibido de jogar com torcida no Castelão
Fortaleza, CE, 11 (AFI) – Já rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro, Ceará e Juventude fazem o jogo da melancolia neste domingo, às 16h, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Ceará e Juventude se enfrentam pela última rodada do Brasileirão no encontro de duas equipes que disputarão a Série B do Brasileiro na próxima temporada.
A partida terá portões fechados, já que o Ceará está proibido de jogar com torcida no Castelão após os atos de vandalismo registrados na partida contra Cuiabá, pela 32ª rodada – a partida teve de ser suspensa por falta de segurança, de acordo com a arbitragem.
Os números justificam a queda dos dois times.
Na 18ª colocação, o Ceará tem apenas 34 pontos e foi rebaixado na rodada passada ao perder por 2 a 0 para o Avaí, em Florianópolis – o time volta à Série B depois de cinco ano e não vence há 11 jogos. A última vitória aconteceu diante do Santos por 2 a 1, há dois meses, em duelo válido pela 26ª rodada do torneio.
O time cearense fez péssima campanha na competição – venceu apenas seis jogos na Série A em 37 rodadas, empatou 16 jogos e perdeu 15, com apenas 30 gols marcados e 40 sofridos.
O Ceará teve quatro treinador na temporada antes de Juca Antonello assumir na reta final: Thiago Nunes, Dorival Junior, Marquinhos Santos e Lucho González.
JUVENTUDE
Lanterna da competição e com o rebaixamento decretado há quatro rodadas, o Juventude soma apenas 21 pontos na lanterna e está 18 jogos sem vencer no Brasileiro, é o único time que não venceu no returno. Na última rodada, quase acabou com a escrita, mas sofreu empate do Flamengo no último minuto, partida que terminou em 2 a 2 em Caxias do Sul (RS). A última vitória ocorreu por 1 a 0 justamente sobre o Ceará, na longínqua 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho é o único time que não venceu no returno. Em 37 jogos, o time gaúcho venceu apenas três jogos, empatou 13 e perdeu 21 vezes. Tem o pior ataque com apenas 28 gols marcados e a pior defesa, com 65 sofridos. Na temporada, teve quatro técnicos: Jair Ventura, Eduardo Baptista, Umberto Louzer e Celso Roth
TIMES
Para a despedida da Série A, o técnico Juca Antonello terá o retorno do atacante Zé Roberto, que cumpriu suspensão na rodada passada contra o Avaí. Richardson e Richard estão suspensos e serão os desfalques. Erick entra na vaga de Richard e Fenando Sobral e Geovani, que jogaram contra o Corinthians como titulares, podem aparecer na vaga de Richardson.
“É um momento bastante difícil para todos. E agora o clube precisa fazer uma análise profunda para ver o que aconteceu, onde errou, para que no próximo ano consiga voltar. Fazer uma análise criteriosa. O ano foi bastante difícil, desde o início. Por isso que o clube precisa analisar de forma profunda tudo o que fez para que na próxima temporada consiga se reerguer, explicou o técnico durante a semana
Pelo lado do Juventude, o técnico Celso Roth terá vários desfalques. Os volantes Jean Irmer e Jadson, o lateral-direito Paulo Henrique, o meia Chico e o atacante Capixaba receberam o terceiro cartão amarelo diante do Flamengo e estão fora.
Em contrapartida, Roth contará com os retornos do lateral-esquerdo Moraes e do centroavante Vitor Gabriel, que retornam de suspensão.
O treinador que vai para sua quarta partida no comando do time gaúcho vai usar o duelo contra o Ceará para observar alguns jogadores visando o ano que vem e dar oportunidade para jovens da categoria de base, como o lateral-esquerdo Dudu, o volante Pará e os atacantes Rafinha e Ruan.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 38ª
- Data:
- 13/11/2022
- Horário:
- 16:00
- Árbitro:
- Paulo Henrique Schleich Vollkoph-MS
- Assistentes:
- Fabrício Vilarinho da Silva-GO Eduardo Gonçalves da Cruz-MS
- Estádio:
- Arena Castelão
- Local:
- Fortaleza (CE)