Ceará x Fortaleza - Vozão e Leão brigam pelo título 46 da história
Fortaleza saiu na frente no primeiro jogo, 2 a 1 e tem o empate
Vozão e Leão brigam pelo título 46 da história no Campeonato Cearense
Fortaleza, CE, 07 (AFI) – Em mais um clássíco-rei para entrar para história, Ceará e Fortaleza decidem neste sábado (8), desde 16h na Arena Castelão, o título 119º Campeonato Cearense da história do futebol alencarino. E em 118 disputas, iniciadas em 1915, Alvinegro de Porangabuçú e Tricolor do Pici dominam amplamente nos títulos, com 90, e brigam, cada um com 45 conquistas, pela hegemonia do estado. Essa é a segunda vez nos últimos anos que o Fortaleza tenta o penta – a última foi em 2011, mas o alvinegro ganhou os dois turnos do estadual.
No primeiro jogo final, realizado no dia 1º de abril, no mesmo Castelão, o Leão venceu o Vozão por 2 a 1, gols de Sasha e Caio Alexandre, descontando Danilo Barcelos no fim para o alvinegro. Com esse resultado, o Fortaleza, comandado pelo técnico argentino Juan Pablo Vovojda, que briga pelo heptacampeonato, joga por um empate. Uma vitória simples por um gol do Ceará, do treinador paraguaio Gustavo Morinigo, leva a decisão aos penais, e por mais de um gol dá o título ao Vozão. Até o ano passado os dois times viviam realidades e orçamentos parecidos, estando jogando a Série A do Brasileiro. No entanto com a queda para a Série B, e fracasso em vários outros torneios, a diferença de orçamento aumentou, com o Leão na elite e o Vozão na Série B, previsão de mais de R$ 200 milhões para o Tricolor e quase R$ 90 milhões no Alvinegro, neste ano.
2 A 1 PARA O CEARÁ EM 2003
Nos duelos entre ambos na temporada atual, o Ceará ainda leva vantagem com duas vitórias contra uma do Leão. Na primeira fase do estadual deu 2 a 1 para o Vozão e na Copa do Nordeste, 2 a 0; a única vitória leonina foi o 2 a 1 de sábado passado, na primeira final, 2 a 1. O Ceará segue invicto no estadual, seis vitórias, dois empates; o Fortaleza tem cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
Total de 611 jogosAté o momento, ocorreram na história 611 clássicos entre Fortaleza e Ceará com 214 vitórias alvinegras, 187 leoninas e 202 empates, com 812 gols do Ceará e 787 gols do Fortaleza. Em relação aos duelos entre ambos por finais, o Ceará leva vantagem com 18 títulos nos anos de: 1918, 22, 25, 62, 71, 72, 75, 76, 77, 78, 86, 90, 97, 2002, 06, 12, 14 e 18. O Fortaleza foi campeão em cima do rival em 16 oportunidades: em 1924, 33, 59, 64, 74, 85, 87, 91, 2000, 04, 09, 10, 15, 19, 20 e 21.
Como vem o Vozao.
Com uma semana de folga, depois da vitória por 2 a 1 no sábado passado, o Ceará, através do treinador Gustavo Morinigo aproveitou para trabalhar, mas e descansar o elenco: O calendário é apertado e precisávamos ter uma semana não somente para trabalhar, mas também para descansar, recuperar e trabalhar, e ficar em ótimas condições para o jogo de sábado”, disse Morinigo, que lenbrou o fato do Fortaleza ter atuado pela Sul Americana (venceu o Palestino Chile por 4 a 0 no meio de semana): “Eu me coloco no lugar deles. Mentalmente desgasta muito. É uma competição internacional, tem que entregar resultado. Isso pesa. É um esforço a mais que tem que fazer. Mas nós não esperamos que eles apresentem menos (que o primeiro jogo)” disse Morinigo.
Quanto ao time, o treinador não terá o volante Richardson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, onde Caíque Gonçalves pode ser a opção, embora tenha ainda Maranhão e Léo para a função. O alvinegro não tem outros suspensos ou atletas no DM. O meia Pedro Lucas e o centroavante Alvaro tem documentação regularizada mas não jogam pois não foram inscritos.
SEMANA CHEIA LEONINA
O Fortaleza chega para esse jogo decisivo com o Ceará depois de uma semana “pesada”. Teve no meio de semana que jogar na Sul Americana – goleou o Palestino do Chile por 4 a 0 no Castelão. Logo depois do jogo de quarta, Thiago Galhardo disse que a meta é buscar o penta no estadual: “Saímos e vamos para casa já pensando nisso (final do Cearense). Sabemos da importância que é. Se trata da final. Temos que treinar da mesma forma. Quem tem que recuperar amanhã recupera. Quem tem que treinar, treina. Sexta-feira nós já nos encontramos lá para nos concentrarmos e podermos estar focados para sábado tentar o inédito pentacampeonato”, frisou.
Juan Pablo Vovojda destacou que desde o jogo anterior, a meta foi sempre planejar o melhor para entrar forte contra os chilenos e neste fim de semana diante do Ceará. O experiente Tinga destacou: “Temos uma vantagem boa. Nós estamos focados. Fizemos um grande jogo e vamos em busca desse estadual, que vale muito mesmo”, disse.
Quanto ao time Lucas o lateral Lucas Esteves, recuperado de lesão pode ser opção. Mas continuam fora: o atacante Pedro Rocha (pós-cirurgia no ligamento do joelho) o goleiro João Ricardo (lesão no musculo adutor da coxa), Guilherme (lesão na coxa); e Silvio Romero (edema na posterior da coxa).
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 2ª
- Data:
- 08/04/2023
- Horário:
- 16:00
- Árbitro:
- Wagner Magalhães-RJ (FIFA)
- Assistentes:
- Luanderson Santos-BA; e Leila Naiara da Cruz – DF
- Estádio:
- Arena Castelão
- Local:
- Fortaleza (CE)
Confira também:
- Série B: Depois de perda do título, Ceará pensa na estreia com Ituano e finais do Nordestão
- CEARENSE: Fortaleza segura Ceará e fatura seu 46º título estadual
- Carabajal treina e está liberado para reforçar o Santos na Copa do Brasil
- Internacional anuncia Campanharo e volta de Charles Aránguiz
- Torcida do Botafogo-RJ protesta após empate na Sul-Americana