CBF divulga tabela básica do Brasileirão de 2024! CONFIRA
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta quinta-feira, a tabela básica da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024.
O regulamento específico e o plano geral de ação do Brasileirão 2024 também foram divulgados.
Campinas, SP, 29 (AFI) – A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta quinta-feira, a tabela básica da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. A data prevista para o inicio da competição ficou marcado para o dia 14 de abril. O regulamento específico e o plano geral de ação do Brasileirão 2024 também foram divulgados.
Entre os Paulistas, o atual bi-campeão Palmeiras inicia a busca pelo 13º título diante o recém ascendido e campeão da Série B, Vitória, no Barradão. Já o Corinthians estreia diante do Atlético-MG, em casa.
No Morumbis, o São Paulo encara o Fortaleza, enquanto o Red Bull Bragantino fará seu primeiro jogo diante do Fluminense, no Rio de Janeiro.
Os documentos foram publicados pela Diretoria de Competições dentro do prazo legal de 45 dias antes do início da competição, estabelecido pela Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), que revogou o Estatuto do Torcedor (Lei n° 10.671/2003), que instituía o prazo de divulgação de 60 dias antes do começo da Competição.
POLÊMICA
O Campeonato Brasileiro tem sete rodadas – da 12ª à 18ª – em datas dentro da janela de duração da competição continental. Os jogadores convocados, contudo, devem perder mais do que esses jogos, em razão do período de preparação com suas seleções. Na última Data Fifa, em novembro do ano passado, a elite do futebol brasileiro teve 29 jogadores chamados por seus países.
Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco enviaram um ofício à CBF para pedir a paralisação do campeonato nacional durante a Copa América, mas não foram atendidos. Os clubes queriam a inversão desses jogos do Brasileirão com as disputas das oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, com as finais desta competição sendo disputadas apenas em 11 e 15 de dezembro, no término do calendário nacional.
Em nota oficial, publicada nesta quarta-feira, a CBF listou motivos para não ter aceitado a proposta, como um possível conflito de datas entre a final da Copa do Brasil e o Mundial de Clubes, além do intervalo de quatro meses que haveria entre as quartas e as semifinais da Copa do Brasil. “O que gera profunda perda de interesse dos espectadores, desvalorizando a competição e podendo causar prejuízos aos clubes, patrocinadores e detentores de direitos”, diz o texto.
A entidade também alega que a proposta de alteração do calendário foi enviada após o início de campeonatos estaduais e muito perto do começo da atual edição da Copa do Brasil, o que poderia gerar “ajustes desiguais”. Também destaca que a “as fases de oitavas e quartas de final ocorreriam exatamente durante a Copa América 2024, ficando os clubes igualmente desfalcados, mas em campeonato de fases eliminatórias e com alta premiação financeira”.
Confira também:
- CARIOCA: Vasco goleia Portuguesa na volta à São Januário e garante vaga na semi
- Fifa rejeita cartão azul; Ifab confirma substituição extra e outras mudanças no futebol
- Fluminense 2 x 0 LDU-EQU - A vingança tarda, mas não falha!
- Abel tem três motivos para escalar os titulares do Palmeiras no clássico com o São Paulo