CBF divulga regulamento atualizado e estende janela de transferências

Atualização aliviou a situação de muitos times finalistas de Estaduais nesta temporada.

Clubes das Séries A e B poderão contratar até o dia 20 de abril, mas somente jogadores que tenham atuado em Estaduais.

Agua Santa 2023 1
Água Santa faz história no Paulistão (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro, RJ, 30 (AFI) – Após muito ‘burburinho’, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira atualização do Regulamento Nacional De Registro E Transferência De Atletas De Futebol. E o ponto principal foi a ampliação da janela na temporada 2023.

A princípio a primeira janela de transferências se encerraria no dia 3 de abril, contudo, a entidade abriu exceções após polêmica com clubes das Séries A e B que estão em finais dos Estaduais (agendadas para 2 de abril e 9 de abril) e ampliou este prazo até o dia 20 de abril, mas apenas para atletas que tenham jogado Estaduais.

A exceção está no artigo 33, §3º, alínea “C”, do Regulamento:

“c) A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 04/04/2023 e 20/04/2023, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no Sistema de Registro da CBF até o dia 20/04/2023. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2023”, diz.

Ou seja, clubes das Séries A e B poderá contratar até o dia 20 de abril, mas apenas jogadores que tenham atuado em algum Estadual brasileiro. Jogadores que não atuaram ou do exterior só poderão ser inscritos no dia 3 de abril.

A atualização foi recebida com alívio para muitos times, incluindo a Ponte Preta, que ainda não se movimentou no mercado devido a problemas com transfer ban. O Água Santa, finalista do Paulistão, também foi beneficiado e terá força máxima contra o Palmeiras na decisão de São Paulo.

CONFIRA AS DATAS DAS JANELAS DE TRANSFERÊNCIA NO BRASIL:

Primeira janela: de 10 de janeiro a 3 de abril – para quem vem de fora do Brasil

Primeira janela: de 10 de janeiro a 20 de abril – para quem jogou algum Estadual em 2023

Segunda janela: de 3 de julho a 2 de agosto de 2023

Confira também: