Portuguesa-RJ 0 x 1 Caxias-RS - Grená vence fora e põe fim a oito anos de agonia
Grenás vencem com gol no fim e põem fim a oito longos anos de agonia na Série D do Brasileirão
Caxias-RS vence a Portuguesa-RJ fora de casa e garante retorno à Série C. Confira!
Rio de Janeiro, RJ, 2 (AFI) – Após nove longos anos das divisões de elite do futebol brasileiro, o Caxias-RS finalmente pôs fim à sua angústia e garantiu seu retorno à Série C do Brasileirão. Em um emocionante duelo contra a Portuguesa-RJ, os gaúchos souberam sofrer e venceram por 1 a 0, com gol marcado pelo artilheiro Eron. Esse triunfo encerra uma série de frustrações nos anos anteriores na Série D, onde os gaúchos bateram na trave no mata-mata do acesso.
DE VOLTA!
Tradicional do interior do Rio Grande do Sul e presença constante nas divisões mais importantes do futebol nacional nas últimas décadas, o Caxias-RS finalmente celebra seu retorno à Série C após uma espera de nove anos. Após o rebaixamento em 2015, o clube gaúcho enfrentou quase uma década de desafios na Série D, tendo sido frustrado várias vezes na busca pelo acesso, incluindo o ano passado, quando terminou em 5º lugar na quarta divisão. Hoje, os Grenás comemoram seu retorno à terceira divisão.
ZERADOS!
Dentro de campo, Portuguesa-RJ e Caxias-RS fizeram um primeiro tempo lento no Luso-Brasileiro. Jogando em casa, a Lusa da Ilha buscou tomar as iniciativas do jogo, mas esbarrou na boa marcação imposta pelos gaúchos. A primeira chance do jogo veio aos 7 minutos e foi dos visitantes. No lance, Jonathan arriscou e obrigou Dida a defender.
A resposta carioca veio aos 26, após Luã Lúcio finalizar com força e obrigar boa finalização de Dida. Aos 34, o atacante da Zebra voltou a tentar, mas o chute acabou sendo travado pela zaga gaúcha. Aos 43 minutos, Marcelo Toscano recebeu bom cruzamento de Fernandes na área e, livre, desperdiçou a melhor chance do jogo até então.
ACESSO GAÚCHO
Na volta dos vestiários, o panorama pouco mudou. Precisando vencer, a Portuguesa-RJ tentava pressionar, mas esbarrava retranca dos visitantes. Por outro lado, o Caxias-RS tentava administrar o empate sem gols, o qual forçava a decisão por pênaltis, e jogava por uma bola. Contudo, depois dos 15 minutos, o duelo esquentou.
Impondo um ritmo mais forte, os mandantes conseguiram uma sequência de quatro escanteios seguidos entre os 17 e os 20 minutos. Em uma das cobranças, Anderson Rosa quase marcou um gol olímpico. Já nos minutos finais, veio o lance capital do jogo: aos 41, Galvan tentou dar um chapéu e a zaga cortou com a mão. Pênalti. Na cobrança, Eron mandou a bola para as redes e selou o acesso gaúcho.
SEMIFINAIS PARA O CAXIAS-RS
Classificado à Série C de 2024, o Caxias-RS ainda não conhece o seu adversário nas semifinais da Série D. Isto porque o clube foi o primeiro a garantir o acesso à terceira divisão nacional e, agora, aguarda a definição do duelo entre Ferroviário-CE e Maranhão-MA. O duelo, o qual será realizado neste domingo, 3, definirá o adversário dos gaúchos na próxima fase. Além disso, por chegarem às semifinais, os gaúchos garantiram R$ 100 mil em premiações.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Quartas de Final
- Rodada:
- 2ª rodada (volta)
- Data:
- 02/09/2023
- Horário:
- 15:00
- Árbitro:
- Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
- Assistentes:
- Celso Luiz da Silva e Leonardo Henrique Pereira (ambos MG)
- VAR:
- Wagner Reway (MT)
- Cartões Amarelos:
- Portuguesa-RJ: Fernandes
- Caxias-RS: Elyeser, Ricardo Lima, Fabian Volpi, Peu e Marlon
- Público:
- 4.990 torcedores
- Estádio:
- Luso-Brasileiro
- Local:
- Rio de Janeiro (RJ)