Série C: Caxias é acusado pela Aparecidense no STJD por infração
O Grená do Povo é acusado de infração no CBJD e pode acabar perdendo pontos. Uma punição poderia culminar no rebaixamento do clube
O Caxias fecha sua participação na Série C visitando o CSA, pela 19ª rodada, no Estádio Rei Pelé, às 17h
Caxias do Sul, RS, 20 (AFI) – A briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série C ultrapassou o limite das quatro linhas e segue sendo brigado na justiça. O Caxias, que decretou sua permanência na 18ª rodada, pode ainda correr riscos de queda no quesito desportivo.
A Aparecidense, que também aparece na briga e é uma equipe virtualmente rebaixada, entrou com um pedido junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tentativa de punir o Grená do Povo. A Cidinha poderia sair favorecida caso o processo corresse como é de desejo do time goiano.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Neste momento, a entidade agora avalia se há procedência no caso relatado pelos goianos, e então decide se haverá julgamento. O CSA, que também se salvou da degola, deixou de lado a denúncia, uma vez que não irá interferir na permanência do Azulão.
Em entrevista ao ge, o advogado Osvaldo Sestário comentou as possíveis punições ao Caxias. “Nesse caso, constatada a infração ao artigo 214 do CBJD, a punição é a perda de pontos em todos os jogos que atleta atuou (foram nove pelo Caxias, com 27 pontos disputados), além da aplicação de multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil.”
ENTENDA O CASO YURI FERRAZ
A questão levantada há semanas envolve o lateral-direito Yuri Ferraz e também seu ex-clube, o ABC, onde disputou o início da Série C. No regulamento da CBF, é permitido que um atleta se transfira a outro clube da divisão caso tenha disputado no máximo três jogos pelo clube de origem – no caso, o ABC.
Segundo as súmulas, Yuri defendeu o Alvinegro contra Ferroviária, Londrina e Ferroviário. Ainda durante a negociação com o Caxias, ficou de fora do embate contra o Figueirense, justamente para ultrapassar o limite imposto pelo regulamento.
No entanto, investigações entregaram que o lateral entrou no confronto diante do Athletic, alteração não registrada na súmula do embate. Segundo documento assinado pelo árbitro Felipe da Silva Goncalves Paludo (RJ), Ruan foi quem entrou. O atacante seria sim o substituto, mas Roberto Fonseca optou por mudar a substituição, e Yuri Ferraz foi a campo pela quarta vez.
A dúvida fica em torno da punição, já que o erro teria partido do árbitro no relato da súmula. Em entrevista, o presidente do Caxias, Mário Werlang garantiu que o clube não será punido. “Nós temos a tranquilidade de que o Caxias está com a documentação do atleta em dia. O atleta está regular, inscrito pelo Caxias. Temos todas as consultas feitas no site da CBF na época, onde consta que ele tinha seis jogos feitos, sendo que três tinha participado e três não (começou e terminou no banco).”
CAXIAS FUGIU DO Z-4
Com uma rodada de antecedência, o Caxias fugiu do Z-4 ao vencer o ABC, em confronto direto, por 2 a 0. Agora, os grenás apenas cumprem tabela no sábado (24), às 17h, pela 19ª rodada, quando vai visitar o CSA no Rei Pelé, em Maceió.
Confira também:
- ABC x Aparecidense-GO - Duelo direto contra a degola. Onde assistir e escalações
- Série C: Diretoria do ABC comunica desligamento de zagueiro
- Série C: Ferroviário lamenta "desempenho aquém" e fala em SAF
- Série C: Sampaio Corrêa inicia preparação para "jogo do ano"
- Série C: São Bernardo perde em estreia de lateral, que garante: "No caminho certo"