CATARINENSE: Clássico abre a primeira rodada do estadual

No domingo, mais três jogos fecham a primeira rodada do estadual, que será disputado por 12 equipes

campeonato catarinense tera pontape inicial com classico estadual1
Foto: Divulgação / FCF

Florianópolis, SC, 13 (AFI) – Vai começar o Campeonato Catarinense 2023! A primeira rodada da competição estadual começa neste sábado (14), com o duelo entre Chapecoense e Avaí, às 16h30, na Arena Condá, em Chapecó. Mais tarde, às 19h, o Figueirense entra em campo contra o Atlético Catarinense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. E para encerrar os jogos de sábado, o Camboriú enfrenta o Joinville, às 20h, no estádio Eduardo Zeferino Tiago, em BC. 

No domingo, mais três jogos fecham a primeira rodada do estadual, que será disputado por 12 equipes.

CENÁRIO

O Campeonato Catarinense já irá começar com um grande clássico estadual. Reforçada, a Chapecoense busca uma campanha melhor em relação à ultima temporada da competição estadual, quando caiu nas quartas de final para o Concódia. Adversário da Chape na abertura do Catarinense, o Avaí, que também caiu nas quartas, quer mostrar que chega forte na busca pelo título no centenário.
No domingo, o Marcílio Dias recebe o Hercílio Luz, às 17h, no estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí, e a rodada finaliza às 19h, com os jogos Criciúma x Concórdia, no Heriberto Hülse, e Brusque x Barra FC, no estádio Augusto Bauer. O Tricolor de Brusque quer lutar para que o reinado catarinense permaneça em seus domínios.
Saiba como os clubes vem para o Campeonato: 
ATLÉTICO CATARINENSE – Primeiro time de São José na elite estadual, sendo o estreante e caçula dessa temporada. O elenco é liderado pelo técnico Arilson, e tem como destaques o goleiro Sidão, o zagueiro Felipe Santana, o meia Didira e os atacantes Marquinhos e David Batista. Nos bastidores, Romário, ídolo do tetracampeonato da Copa do Mundo, chega junto do clube como embaixador. Com a experiência dentro e fora de campo, aliado ao ímpeto vencedor da jovem equipe.
AVAÍ – Em ano de Centenário, o Avaí contratou o técnico Alex de Souza. Com ele chegaram os auxiliares PC de Oliveira e João Paulo Cavalcanti. A preparação física também teve ajustes, com a chegada do professor Robson Gomes. O elenco recebeu até o momento sete reforços. Chegaram Waguininho (A), Ricardo Bueno (A), Roberto (Z), Giva (V), Thiago Rosa (L), Robinho (M) e Guilherme Santos (A). A pré-temporada aconteceu no Centro de Ensino da Polícia Militar e na Ressacada. 
BARRA FC – Disputando pela segunda vez consecutiva a elite do Campeonato Catarinense. O Barra FC decidiu para essa temporada investir no técnico Hemerson Maria, um velho conhecido do futebol de Santa Catarina. Maria já foi campeão estadual, em 2012, quando dirigia o Avaí. O clube iniciou a sua pré-temporada no dia 1º de novembro, sendo o primeiro a dar o pontapé na preparação para a disputa do estadual. Durante os mais de 70 dias de treinamentos, o clube realizou seis jogos-treinos e permaneceu invicto durante esse período: com vitórias sobre o Barra FC sub-17, Rio Branco (PR) e Figueirense sub-20, além de empates com Marcílio Dias, Operário (PR) e Internacional. 
BRUSQUE – Atual campeão da competição e recém campeão da Recopa Catarinense. O Quadricolor tem técnico novo e apenas 10 jogadores campeões em 2022 permaneceram no atual elenco. Além do retorno do grande ídolo e maior artilheiro da história do clube, Thiago Alagoano, o Brusque apresentou 13 novos reforços, entre eles, Olávio, o camisa 9 que a torcida tanto esperou. A pré-temporada do Marreco iniciou no dia 05 de dezembro e teve dois jogos-treinos para que o novo comandante Luizinho Lopes pudesse observar os atletas que estarão com ele durante a competição. 
CAMBORIÚ – Atual vice-campeão, o Camboriú, encerrou nesta semana a preparação da pré-temporada. O clube que é comandado pelo treinador Higo Magalhães conta com elenco experiente e acostumado a disputar grandes jogos. Alguns destaques do Cambura em 2023 são: o goleiro Júnior Belliato, o volante Milton, os meias Dudu Figueiredo e Maicon Assis e o atacante Júnior Pirambu. O clube disputou 3 jogos-treinos. No fim de 2022 venceu o Figueirense, no CFT do Cambirela, por 1 a 0. Já em território paranaense, o clube ficou 14 dias em concentração no CT do Paraná Clube. Contra o atual vice-campeão da Libertadores, Athletico Paranaense, venceu por 1 a 0,  e no CT da Graciosa, o Camboriú empatou em 0 a 0 contra o Coritiba.
CHAPECOENSE – Sete vezes campeã catarinense, a Chapecoense com um elenco bastante reformulado do último ano, Bruno Pivetti assumiu o comando do Verdão em dezembro com a chegada de outros 15 novos atletas, incluindo os experientes Bruno Nazário, Lucas Ribamar e Maurício. O último teste da equipe de Chapecó antes do início da competição foi um jogo-treino contra o Ypiranga-RS, vencido por 2 a 0. A Chape estreia pelo Catarinense neste sábado, na Arena Condá, em um clássico diante do Avaí.
CRICIÚMA – Em sua volta à elite, o Criciúma se reapresentou para o início da pré-temporada no dia 7 de dezembro. Com um novo comandado à frente do gerente de futebol Alex Brasil, o Tigre segue sendo comandando pelo técnico Cláudio Tencati, que assumiu o clube em outubro de 2021 e mantém a confiança do torcedor carvoeiro. A equipe mantém boa parte do elenco da última temporada, mas também contratou novos atletas como é o caso do zagueiro Wallison Maia, o volante Crystopher, os meias Marcinho e Thiaguinho e os atacantes Júlio César e João Carlos, este último retornou ao Criciúma após uma temporada no Marcílio Dias, onde conquistou a Copa Santa Catarina. Doze atletas oriundos das categorias de base também estão treinando com o elenco profissional.
CONCÓRDIA – O Concórdia Atlético Clube vem para essa temporada focado e com um importante reforço para o time. Referência no meio de campo, Ruy retornou ao clube do Oeste para disputar o estadual. O Galo vai para a competição comandado pelo técnico Itamar Schülle. O Concórdia fez quatro jogos-treino e um amistoso. Venceu o Azuris, por 2 a 1. Empatou com o São Luiz de Ijuí, em Concórdia, por 0 a 0 e em Ijuí, por 1 a 1. E foi derrotado para o Ypiranga por 3 a 2. No jogo-treino contra o Grêmio, no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, ele foi derrotado para o tricolor gaúcho por 2 a 1.
FIGUEIRENSE – O Furacão do Estreito inicia essa temporada sob o comando do experiente técnico Cristóvão Borges com o objetivo de conquistar o título, que não vem desde 2018.  Com um elenco com idade mais baixa do que nos últimos anos, o alvinegro conta também com atletas identificados e mais experientes no seu elenco, que iniciou a pré-temporada no dia 12 de dezembro. Mais uma vez, o Time do Povo conta com o apoio da torcida para retomar a hegemonia no Campeonato Catarinense.
HERCÍLIO LUZ – O Hercílio Luz iniciou a sua preparação para o Campeonato Catarinense no dia 28 de novembro. A equipe realizou três jogos-treino, dois diante do Esportivo, o último em 7 de janeiro com vitória por 3 a 0, e um contra o São José. Foram nove contratações realizadas, somando-se a base preparada durante a Copa Santa Catarina. Entre os nomes estão Felipe Menezes, ex-Palmeiras, e Davi Lopes. O objetivo inicial no Estadual é buscar uma vaga nas quartas de final, assim como foi em 2022 quando o time terminou com a segunda melhor campanha da primeira fase, garantindo uma vaga na Série D do Brasileirão deste ano.
JOINVILLE – Com uma cidade mobilizada, o único octacampeão contratou 22 jogadores para a disputa do estadual desta temporada. Alguns conhecidos do futebol catarinense como o zagueiro Éwerton Páscoa, o volante Gilberto Júnior e o atacante Henan. Em treinamentos desde o início de dezembro, o Tricolor será comandado pelo técnico Júlio Cesar Nunes. O Joinville estreia na competição no sábado diante do Camboriú, em Balneário Camboriú.
MARCÍLIO DIAS –  Quebrando um tabu de 15 anos sem título ao levantar a taça da Copa Santa Catarina 2022. O Marinheiro manteve os pilares dessa conquista, como o Diretor de Futebol, Diego Cope, e Rogério Corrêa, treinador rubro-anil, tendo agora em 2023 a retomada de um calendário anual como objetivo. O Marcílio manteve 13 jogadores – sendo 7 titulares durante a última competição – e investiu pesado em 17 nomes para completar o elenco. Entre eles, alguns nomes se destacam, como Rodrigo Pimpão, Tinga e Luis Ricardo. A pré temporada iniciou no dia 5 de dezembro, com dois jogos treinos ao longo da preparação.

FINALIZADO
unnamed file 234
Brusque
2 0
barra
Barra-SC
FINALIZADO
unnamed file 116
Criciúma
0 0
unnamed file 595
Concórdia-SC
FINALIZADO
unnamed file 237
Marcílio Dias-SC
0 2
unnamed file 901
Hercílio Luz-SC
FINALIZADO
cambo
Camboriú-SC
0 0
unnamed file 240
Joinville-SC
FINALIZADO
unnamed file 71
Figueirense
1 0
CACA
Atlético Catarinense
FINALIZADO
unnamed file 230
Chapecoense
2 0
unnamed file 93
Avaí

Confira também: