CATARINENSE: Brusque e Criciúma iniciam disputa por título
Brusque busca 3º título da história e o Criciúma quer o 12º para igualar o Joinville
Brusque, SC, 29 (AFI) – Brusque e Criciúma iniciam a disputa do Campeonato Catarinense neste sábado, às 16h30, com o primeiro jogo da final, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí.
O jogo de volta será no sábado seguinte (6), às 16h30, no Heriberto Hulse, em Criciúma (SC). Em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis.
Campeão em 1992 e 2022 e vice em 2020 e 2023, o Brusque está em sua quarta final em cinco anos e busca seu terceiro título.
Já o Criciúma é o atual campeão, busca o bicampeonato seguido e 12º de sua história. Se chegar a 12 títulos, empata com o Joinville, que conquistou o 12º em 2001. Ficará atrás apenas de Avaí e Figueirense, ambos com 18.
BRUSQUE
O Brusque ficou em sexto lugar na primeira fase com 17 pontos. Nas quartas, eliminou o Marcílio Dias nos pênaltis por 5 a 3 após empates por 1 a 1 e 0 a 0. Nas semifinais, superou o Avaí por 2 a 0 e depois confirmou a classificação com empate por 2 a 2.
O Brusque chegará reforçado na final. A grande novidade será o retorno do atacante Paulinho Moccelin, que ficou fora por pouco mais de duas semanas e agora está recuperado de lesão muscular.
Paulinho Moccelin se lesionou em 12 de março no empate por 1 a 1 com o ABC-RN pela Copa do Brasil. O jogador de 30 anos vem sendo peça importante no Brusque e já fez 12 jogos na temporada, com um gol e três assistências. Agora busca seu segundo título catarinense, pois já conquistou um com a Chapecoense em 2020.
O atacante Dentinho, que voltou de lesão nas semifinais, virou preocupação novamente após sair mancando. Entretanto, treinou normalmente e fica à disposição, assim como o também atacante Maycon Douglas, recuperado de lesão. O trio titular, porém, deve ser formado por Diego Tavares, Olávio e Paulinho Moccelin.
No meio-campo, o técnico Luizinho Lopes terá o desfalque do volante Rodolfo Potiguar, suspenso pelo terceiro amarelo. Com isso, Madison e Serrato formarão o setor de marcação.
CRICIÚMA
O Criciúma foi o melhor time da primeira fase com 25 pontos. Nas quartas, eliminou o Hercílio Luz com empate por 1 a 1 e vitória por 2 a 1. Nas semifinais, diante do Barra, perdeu por 2 a 1, devolveu o placar e avançou ao vencer a disputa por pênaltis por 4 a 3.
O Criciúma também teve uma grande notícia ao finalizar sua preparação. Isso porque o meia Marquinhos Gabriel está recuperado de lesão e deve ser a grande novidade na escalação.
Marquinhos Gabriel ficou fora das semifinais por conta de um desconforto muscular na coxa esquerda.
Responsável pela criação no meio-campo, ele já entrou em campo 14 vezes em 2024, com três gols e cinco assistências.
Com isso, superou os números da temporada passada, em que fez 24 jogos, com dois gols e quatro assistências.
O técnico Cláudio Tencati também tem uma preocupação no setor defensivo.
O zagueiro Wilker Ángel voltou da seleção venezuelana com um desconforto na panturrilha e será reavaliado. O setor deve seguir com Rodrigo e Tobias Figueiredo.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 30/03/2024
- Horário:
- 16:30
- Árbitro:
- Braulio da Silva Machado
- Assistentes:
- Johnny Barros de Oliveira e Bruno Muller
- VAR:
- Charly Wendy Straub Deretti
- Estádio:
- Gigantão das Avenidas
- Local:
- Itajaí (SC)