'Caso Sérgio Guedes' evidencia pressão sobre técnicos no Brasil
Forte pressão muitas vezes não está alinhada com excelentes condições de trabalho
Campinas, SP, 11 (AFI) – Nesta semana, o técnico da Portuguesa Santista, Sérgio Guedes, sofreu um infarto que gerou comoção no futebol brasileiro. O fato aconteceu um dia depois da eliminação do clube santista do Campeonato Paulista Série A2 e evidencia a pressão que técnicos do Brasil sofrem, muitas vezes com salários atrasados e cobrança excessiva por resultados sem condições de trabalho ideais.
No último domingo, a Portuguesa Santista empatou em casa com o Noroeste por 1 a 1, forçando a disputa por pênaltis, já que o primeiro jogo terminou sem gols. O time de Santos foi eliminado por 4 a 3 e não conseguiu o acesso.
Após o jogo, na entrevista coletiva, Sérgio Guedes já tinha evidenciado a pressão que vinha sofrendo, chegando a se emocionar, destacando que o time estava no seu limite. Veja o vídeo abaixo.
(matéria continua após o vídeo)
INFARTO
No dia seguinte, ele sofreu um infarto e foi internado no Hospital Frei Galvão, onde foi levado à UTI para ser observado por alguns dias.
Depois, foi levado de Santos para o Centro de Excelência da Intermédica, em São Bernardo do Campo, onde atende o seu convênio. Ele passou por um cateterismo, que foi realizado com sucesso.
SALÁRIOS ATRASADOS NA PORTUGUESA SANTISTA
Em 21 de março, jogadores da Portuguesa Santista divulgaram de forma conjunta por meio de suas redes sociais, que completavam mais um mês em que os vencimentos não estavam sendo respeitados.
Alguns deles ficaram dois meses sem receber, enquanto outros chegaram a três meses.
QUER VOLTAR A TRABALHAR
Apesar do susto, Sérgio Guedes, segundo seus familiares, está otimista e pretende voltar o mais rápido possível ao trabalho. Como não tem vinculo contratual com a Briosa, ele espera receber outra proposta de trabalho para o resto da temporada.
SÉRGIO GUEDES
Ex-goleiro nas décadas de 1980 e 90, quando defendeu principalmente clubes paulistas, o treinador iniciou sua carreira fora das quatro linhas em 2004, quando justamente assumiu a Portuguesa Santista. Atualmente comanda o clube em sua quarta passagem, esta que se iniciou no ano passado.
Sérgio Guedes tem 61 anos e também treinou Água Santa, Rio Claro, XV de Piracicaba, Sport-PE, Bahia-BA, Santo André, Ponte Preta, Ceará-CE, São Caetano, Oeste, entre outros clubes.