FC Cascavel intensifica preparação a uma semana de estreia na Série D
Ídolo da torcida e recordista de jogos com a camisa do clube, o zagueiro Libano teve seu contrato renovado
A Serpente está no Grupo A-7, ao lado de Goiatuba, Itabirito, Inter de Limeira, Monte Azul, Operário-MS, Uberlândia, FC Cascavel e Cianorte

Por: Rivail Oliveira
Cascavel, PR , 12 (AFI) – A reta final da intertemporada do Futebol Clube Cascavel tem sido marcada por ajustes táticos, testes em campo e importantes movimentações no elenco.
A equipe comandada pelo técnico Theco se prepara para o início da caminhada no Campeonato Brasileiro da Série D, com estreia marcada para os dias 19 ou 20 de abril, no Estádio Parque do Sabiá, contra o Uberlândia. A Serpente está no Grupo A-7, ao lado de Goiatuba, Itabirito, Inter de Limeira, Monte Azul, Operário-MS, Uberlândia, FC Cascavel e Cianorte.
Renovações com ídolos e chegada de reforços
A movimentação tem sido intensa na formatação do elenco aurinegro. Ídolo da torcida e recordista de jogos com a camisa do clube, o zagueiro Libano teve seu contrato renovado até o fim do Campeonato Paranaense de 2026. Presente no clube desde 2018, o defensor acumula 159 partidas e é uma referência dentro e fora de campo, tendo participado de campanhas históricas, como dois vice-campeonatos estaduais, além de diversas edições da Série D e da Copa do Brasil.
Outro nome que seguirá vestindo as cores aurinegras é o atacante Robinho, maior artilheiro da história do clube, com 33 gols em 127 jogos. Com passagem recente pelo Toledo, onde ajudou no acesso à elite do estadual, o camisa 20 retorna ao Cascavel e também teve seu vínculo estendido até 2026.
Além das renovações, o clube se reforçou com nomes experientes e jovens promessas. No gol, a chegada de Lucas Passarelli, ex-Athletic-MG, amplia as opções debaixo das traves. O ataque também ganhou peças importantes com os reforços de Michel, duas vezes artilheiro do Gauchão, e Vini Moura, campeão da Série C com o Volta Redonda em 2024.
O experiente Marcão, conhecido por sua trajetória de destaque no Atlético-GO, também é um dos reforços para a linha de frente, ao lado de Brener, meia ex-Figueirense e campeão da Copa Santa Catarina. Para a defesa, Dadalt, ex-Avenida, foi anunciado como novo zagueiro do elenco. O meio-campo recebeu dois nomes com bagagem: Jonathan Flores, volante campeão por diversas categorias de base, e Luís Araújo, ex-Flamengo, que chega após disputar o Paranaense pelo Andraus.
Jogos-treino e expectativa do treinador
Como parte da preparação, o Cascavel vem realizando uma série de amistosos durante a intertemporada. No último sábado (5), o clube recebeu o Toledo para um jogo-treino em seu centro de treinamento. A partida serviu como mais uma etapa da construção da equipe que buscará uma boa campanha na competição nacional. Antes disso, o time já havia enfrentado o Foz do Iguaçu e também o elenco sub-20.
Nesta sexta-feira, a equipe encara o Azuriz, em Mameleiro, encerrando a agenda de jogos-treino da Serpente antes da estreia oficial.
O técnico Theco destacou o trabalho progressivo da equipe neste início de temporada.
“Vamos evoluir as valências da equipe para que, a partir do meio do campeonato, possamos atingir um desempenho mais próximo do ideal dentro da nossa proposta de jogo. Estou muito satisfeito com o que estamos construindo. Ao longo da competição, vamos compreender melhor nosso ritmo, o que nos permitirá ajustar a intensidade dos treinos e avaliar com mais precisão a performance individual de cada jogador”, explicou o treinador.