CARIOCA: Vasco e Nova Iguaçu fazem jogo frenético no Maracanã e empatam 1ª semifinal
Times fizeram jogo recheado de oportunidades; Xandinho e Lucas Piton marcaram os gols
Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) – Vasco e Nova Iguaçu fizeram um jogo frenético e recheado de oportunidades pela ida das semifinais do Campeonato Carioca, empatando por 1 a 1. Na tarde deste domingo, em um Maracanã lotado com mais de 60 mil torcedores, o Nova Iguaçu não se intimidou e abriu o placar com Xandinho. O Vasco buscou o empate com Lucas Piton. A partida ainda teve quatro bolas na trave, duas para cada lado.
Foi o segundo gol ‘salvador’ de Lucas Piton na semana. Na quinta-feira, fez o gol de empate por 3 a 3 diante do Água Santa na Copa do Brasil, levando a decisão para os pênaltis, vencidos pelo time cruzmaltino.
E AGORA?
A partida de volta será realizada no próximo domingo, às 16h, em local ainda a ser definido. Por ter melhor campanha na primeira fase, o Nova Iguaçu tem a vantagem do empate no placar agregado.
Portanto, pode empatar novamente para conquistar classificação à final logo em seu primeiro mata-mata na história. Ao Vasco, só a vitória interessa.
O JOGO
A primeira metade da etapa inicial contou com chances para os dois lados. O Vasco assustou três vezes com Clayton, reforço que estreou neste domingo. O goleiro defendeu a primeira, o zagueiro cortou na hora certa na segunda e a terceira foi para fora, perto da trave. Lucas Piton, mesmo com o pé direito, também chutou de fora da área, exigindo grande defesa do goleiro Fabrício Santana.
Além de chances alternadas com o Vasco, o Nova Iguaçu dominou a metade final do primeiro tempo. Yan Silva e Yago Ferreira acertaram a trave. Carlinhos também arriscou de fora da área, mas Léo Jardim defendeu. O goleiro, aliás, foi destaque do Vasco nos minutos finais com várias intervenções.
SEGUNDO TEMPO COM GOLS
No segundo tempo, porém, o Vasco não resistiu e o Nova Iguaçu abriu o placar aos sete minutos. Após a bola ficar viva na área, Xandinho chutou de calcanhar e marcou. No início da jogada, o VAR analisou um possível impedimento, mas validou o gol, apesar da demora. A divulgação da imagem causou polêmica porque apenas uma linha foi traçada e não estava no jogador do Vasco.
A partida seguiu ‘lá e cá’. Payet e Vegetti tentaram para o Vasco, enquanto Carlinhos quase marcou por cobertura para o Nova Iguaçu, mas Léo Jardim salvou. O Vasco quase empatou com Payet. Após ajeitada de cabeça de Lucas Piton, o francês pegou de primeira e acertou o travessão.
LUCAS PITON EMPATA
Carlinhos teve outra oportunidade na grande área e chutou de biquinho, mas Léo Jardim fez outra grande defesa. Aos 33, porém, o Vasco conseguiu furar a defesa em lance de bola parada. Payet cobrou falta na segunda trave, Sforza ajeitou e Piton, também de cabeça, mandou para o gol.
O gol animou o Vasco, que se lançou ainda mais para o ataque. Payet ficou com sobra na entrada da área e acertou a trave outra vez, se lamentando bastante. Com o avanço do Vasco, o Nova Iguaçu tentou encaixar contra-ataques e Bill quase fez o segundo, se não fosse outra defesa de Léo Jardim.
EXPULSÕES
A partida seguiu movimentada até o apito final, mas o empate prevaleceu no placar. Entretanto, ainda deu tempo de uma confusão entre jogadores, que resultou nas expulsões de Matheus Carvalho, do Vasco, e Fernandinho, do Nova Iguaçu, que serão desfalques para o jogo de volta.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Semifinal
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 10/03/2024
- Horário:
- 18:30
- Árbitro:
- Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes:
- Gustavo Mota Correia (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
- VAR:
- Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
- Cartões Amarelos:
- Vasco: João Victor
- Nova Iguaçu: Sérgio Raphael e Igor Fraga
- Cartões Vermelhos:
- Vasco: Mateus Carvalho
- Nova Iguaçu: Fernandinho
- GOLS:
- Vasco: Lucas Piton 33′ 2T
- Nova Iguaçu: Xandinho 7′ 2T
- Público:
- 57.295 pagantes (61.425 presentes)
- Renda:
- R$ 3.067.184,00
- Estádio:
- Maracanã
- Local:
- Rio de Janeiro (RJ)
Confira também:
- Carioca: Fábio Matias valoriza atuação dos jovens jogadores na vitória diante do Sampaio Corrêa
- Carioca: FERJ garante que linha foi traçada corretamente no gol marcado pelo Nova Iguaçu
- Carioca: Pensando no lucro, Nova Iguaçu deve mandar segundo jogo das semifinais no Maracanã
- Carioca: Ramón Díaz assegura Vasco como finalista do Estadual