Tradicional time carioca faz pré-temporada em SP. Entenda o porque!

Em contato com a reportagem do portal Futebol Interior, o técnico Evaristo Piza comentou sobre o trabalho que está sendo feito

Na próxima temporada, a Portuguesa, um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro, disputará o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil

Evaristo Piza Portuguesa
Evaristo Piza ao lado do presidente Marcelo Barros (Foto: Divulgação/ Portuguesa-RJ)

Rio de Janeiro, RJ, 09 (AFI) – Um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Portuguesa-RJ está realizando sua pré-temporada em Santana da Parnaíba, em São Paulo. Em 2025, a equipe disputará o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil.

EXCLUSIVO

Em contato com a reportagem do portal Futebol Interior, Evaristo Piza, técnico da Lusa, explicou os motivos de iniciar preparação com atividades no estado vizinho.

“A gente conseguiu um espaço do SKA que nos atende bem em relação a estadia, alimentação, treinamento e as possibilidades dos jogos treinos. No Rio, você tem um pouco de dificuldade de ter essas atividades, pois às vezes você tem que enfrentar o mesmo adversário que você vai enfrentar na competição (Carioca), diante do calendário ser contrário no Rio de Janeiro. As divisões abaixo da primeira são feitas no semestre final do ano. Em São Paulo, as competições são conjuntas. Então, há várias equipes de A1, A2, A3 que podemos fazer atividades e jogos treinos.”, destacou.

COLHENDO OS FRUTOS

Para o treinador, a preparação acontecer em São Paulo gera bons frutos para o crescimento do grupo que defenderá as cores da Portuguesa na próxima temporada. Anunciado pelo clube no mês passado, ele detalhou as vantagens do trabalho que está sendo feito.

“Estar aqui em São Paulo agrega em várias situações de comportamento tático, técnico, físico. Você estar junto diariamente ganha força de grupo, conhecer e conviver diariamente com o seu companheiro, acaba gerando uma proximidade, uma afinidade, você ganha em construção de ideias. Não é só o treinamento. Existe o treinamento, o jogo treino, o convívio diário, a troca de ideia geral. Isso é importante e agrega muito para o início do Campeonato Carioca.”, analisou o técnico.

BOM MOMENTO

Contratado após se destacar no Botafogo-PB este ano, Evaristo Piza teve a melhor campanha da primeira fase da Série C do Brasileiro em 2024. No ano que vem, o comandante terá sua primeira experiência no Rio de Janeiro. Ao comentar sobre o acerto, explicou sua decisão e relembrou seus últimos trabalhos.

“Tive um bom ano, não só no Botafogo-PB. No início do semestre conseguimos o objetivo com o Luverdense-MT, que era botar o clube de volta no calendário nacional (garatiu o acesso à Série D). Na ida para o Botafogo, a gente teve uma primeira fase fazendo a melhor campanha da história neste formato de competição, com 41 pontos em 19 jogos. Depois, no quadrangular, a gente perdeu a oportunidade de conseguir o acesso. Algumas situações ocorreram, no momento mais importante tivemos dificuldades por lesões, mas mesmo com esses problemas a equipe continuou competindo com hombridade até o final, mas infelizmente o objetivo não foi alcançado. Isso gerou algumas situações de oportunidades e sondagens de alguns clubes, entre eles a Portuguesa. Entendi que ir para um estadual como o Carioca seria importante nesse momento da minha carreira. Sou de Campinas (SP), vou estar um pouco mais próximo da minha família, além de estar podendo disputar um dos maiores estaduais do Brasil, com grandes equipes e grandes jogos, representando uma camisa tradicional dentro do estado.”

Confira também: