Carioca muda linha do VAR, aumenta estrangeiros e tem Troféu Zico
Este ano, o árbitro de vídeo estará presente em todas as partidas do campeonato estadual
Campeonato Carioca tem mudança na linha de impedimento e homenagem ao ídolo do Flamengo como destaques
Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) – Neste sábado, terá início um dos principais torneios estaduais do futebol brasileiro: o Campeonato Carioca. Em 2025, 12 clubes disputarão o título. O campeão da temporada será conhecido no dia 9 de março e os quatro grandes vão usar jogadores de base nas primeiras rodadas. Para alguns times, pode não ter muita importância, mas para outros, é o momento mais aguardado do ano. A rodada de abertura terminará no domingo.
Em 2025, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou que a espessura da linha de impedimento passou de 6cm para 12cm com o objetivo de beneficiar os atacantes. Além disso, o VAR será usado em todas as partidas do Campeonato Carioca, que vai ter transmissão da TV Bandeirantes (aberta) e Band News (canal fechado).
Com a maior invasão de estrangeiros de todos os tempos no futebol brasileiro, a federação também entendeu ampliar de sete para nove o número de jogadores por cada equipe.
TROFÉU ZICO
O troféu da competição recebe o nome de Arthur Antunes Coimbra, o Zico. Considerado um dos maiores nomes de todos os tempos do futebol brasileiro, o ex-jogador é o maior ídolo da história do Flamengo. O Galinho esteve, quinta-feira, na festa de lançamento oficial da competição.
O Flamengo é o atual campeão e também lidera a disputa por títulos. São 38 títulos, contra Fluminense (31), Vasco (24), Botafogo (21) e América (7). O Bangu foi campeão duas vezes, enquanto São Cristóvão e Paissandu, antiga instituição fundada no Leblon, uma vez cada. De todos os campeões, apenas o Paissandu não está mais em atividade. No entanto, a sede do clube social segue ativa no mesmo bairro em que iniciou sua trajetória.
REGULAMENTO MANTIDO
O Campeonato Carioca começa com a Taça Guanabara, onde as 12 equipes duelam entre si, em turno único, e os quatro melhores avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta.
A final, assim como a fase anterior, também terá dois jogos e definirá o campeão estadual. Os times que ficarem entre a quinta e a oitava colocação se enfrentam pela Taça Rio, torneio disputado em formato de mata-mata.
O último colocado será rebaixado para a Série B1. Ano passado, o Audax caiu e sua vaga será ocupada pelo Maricá, pela primeira vez na elite estadual.
PRIMEIRA RODADA
SÁBADO:
16h – Botafogo x Maricá, Nilton Santos
16h30 – Nova Iguaçu x Vasco, São Januário
19h – Bangu x Portuguesa, Moça Bonita
DOMINGO:
16h – Flamengo x Boavista, Baptistão (Sergipe)
16h – Madureira x Volta Redonda, Conselheiro Galvão
19h – Fluminense x Sampaio Corrêa, Moça Bonita