CARIOCA: Focados em sair da fila de títulos estaduais, Flamengo e Botafogo estreiam
Ao todo, três partidas vão dar o pontapé inicial na 126ª edição do Campeonato Carioca nesta quarta-feira (17)
O Flamengo entra em campo pela primeira vez em 2024 longe de casa, em um duelo contra o Audax-RJ, na Arena da Amazônia. Já o Botafogo, que tenta sair da fila de titulos estadual que já dura cinco temporadas, recebe o Madureira, no Nilton Santos
Rio de Janeiro, RJ, 16 (AFI) – A 126ª edição do Campeonato Carioca terá seu pontapé inicial dado nesta quarta-feira (17) com três jogos sendo disputados no decorrer do dia. O Flamengo entra em campo pela primeira vez em 2024 longe de casa, em um duelo contra o Audax-RJ, na Arena da Amazônia. Já o Botafogo, que tenta sair da fila de titulos estadual que já dura cinco temporadas, recebe o Madureira, no Nilton Santos.
Maior campeão da história do Campeonato Carioca, com 37 títulos, o Flamengo tem o estadual como seu primeiro compromisso na temporada de 2024 e o objetivo é ‘sair da fila’ já que o último caneco foi conquistado há três anos, em 2021. Com o ‘plantel principal’, o time rubro-negro estreia contra o Audax-RJ, às 21h30, em um duelo que será realizado na Arena Amazônia, em Manaus.
O compromisso em Manaus será apenas uma escala para o elenco recheado de estrelas, que de lá embarca diretamente para os EUA, onde irá disputar da FC Series, antiga Florida Cup, em Orlando, em jogos contra o Philadelphia Union e Orlando City. Enquanto isso, nos jogos seguintes do Carioca, contra Nova Iguaçu, na Paraíba, e Portuguesa, em Natal, nos dias 21 e 27 de janeiro, os jogadores menos badalados e jovens atletas do sub-20 irão a campo.
Mais cedo, às 19h, com objetivo de esquecer de vez a crise da temporada passada, em que perdeu o título do Brasileirão, o Botafogo estreia no Carioca. O primeiro desafio de 2024 será o Madureira diante de sua torcida, no Engenhão, no Rio. O time alvinegro não vence o estadual desde 2018 e espera quebrar o jejum.
Na história, Botafogo e Madureira mediram forças 131 vezes. O time alvinegro venceu 97, enquanto os tricolores apenas 11, além de 23 empates.
Antes, às 16h50, Portuguesa-RJ e Bangu jogam no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Na temporada passada, a Lusa terminou a Taça Guanabara em oitavo e disputou as semifinais da Taça Rio, quando foi eliminado pelo Botafogo. Já o Bangu foi eliminado ainda na primeira fase, ficando em nono.
RODADA QUE SEGUE
A rodada de estreia será encerrada com mais três jogos na quinta-feira (18). Em São Januário, o Vasco recebe o Boavista, às 19h30. Já às 21h30, fora de casa, o Fluminense visita o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. Mais cedo, às 15h45, o Nova Iguaçu recebe o Sampaio Corrêa, no Laranjão.
MODO DE DISPUTA
Na Taça Guanabara, os 12 clubes se enfrentam em turno único. Os quatro melhores avançam; o primeiro colocado é o campeão do torneio e o último colocado é rebaixado para a Série A2.
Semifinal e Final são disputados no sistema de mata em jogos de ida e volta, assim como a Taça Rio, torneio de consolação entre 5º e 8º da Primeira fase.
Na Semifinal, em caso de igualdade na pontuação e, posteriormente, no saldo de gols do confronto, avança a equipe com melhor campanha na Taça Guanabara. Na Final, em caso de igualdade nos pontos e saldo de gols do confronto, a taça é decidida nos pênaltis.