CARIOCA: Com dois jogadores a mais, Vasco derrota Botafogo em clássico tumultuado
![Vasco](https://images.futebolinterior.com.br/2021/09/vasco-logo-150x150.png)
![Botafogo](https://www.futebolinterior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/unnamed-file-70-150x150.png)
Botafogo jogou segundo tempo com dois homens a menos e não parou o ataque cruz-maltino.
Vasco voltou a vencer um clássico após nove jogos. A última vez que havia vencido foi em maio de 2021.
![CARIOCA: Com dois jogadores a mais, Vasco derrota Botafogo em clássico tumultuado 1 Vasco Botafogo 2023](https://images.futebolinterior.com.br/2023/02/Vasco-Botafogo-2023.jpg)
Rio de Janeiro, RJ, 16 – Em um clássico bastante tumultuado, o Vasco derrotou o Botafogo, por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Maracanã, em duelo atrasado da terceira rodada do Campeonato Carioca. A partida muito disputada registrou duas expulsões de jogadores botafoguenses, muita tensão entre os atletas e mal estar do zagueiro Philipe Sampaio, que precisou ser levado ao hospital para exames.
Com a vitória o Vasco assumiu a quarta colocação na classificação, com 14 pontos, enquanto o Botafogo segue com 16 ao lado do Fluminense. A liderança é do Flamengo, com 17.
ELETRIZANTE
O primeiro tempo foi repleto de emoção. Os jogadores honraram o apelido de “Clássico da Amizade” só nos primeiros cinco minutos. Adryelson e Galarza trocaram empurrões, causando uma confusão generalizada. Os dois foram punidos com o cartão amarelo.
Aos dez, Adryelson teve de fazer falta em Pedro Raul e foi expulso. O técnico Luís Castro colocou o zagueiro Philipe Sampaio no lugar do meio-campista Marlon Freitas para ajustar a zaga.
Com isso, o Vasco teve o domínio do jogo. Piton e Barros, em belas finalizações, levaram muito perigo ao bom goleiro Lucas Perri.
APREENSÃO NO MARACANÃ
Aos 28 minutos, enorme apreensão no Maracanã, quando Philipe Sampaio, sozinho, desabou no gramado. O atleta foi prontamente atendido pelos médicos do Botafogo e a ambulância foi acionada. O jogador, aplaudido pelas duas torcidas, se recuperou, foi andando até a ambulância e ficou em observação. Depois seguiu para o hospital para ser submetido a exames.
O jogo prosseguiu e o Vasco continuou criando oportunidades. Na melhor delas, aos 43 minutos, Pedro Raul chutou para fora sem goleiro. O Botafogo respondeu em bela cobrança de falta de Gabriel Pires, com a bola passando muito perto da meta de Halls.
Mas ainda havia mais tempo para confusão. Aos 52 minutos, o árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz marcou pênalti de Carli, que havia entrado no lugar de Philipe Sampaio, em Puma Rodríguez.
Após muita reclamação e início de briga, o lance foi revisto no VAR e o juiz anulou a marcação da penalidade. Mas o Botafogo teve aumento de prejuízo porque o lateral Rafael foi expulso por empurrar o rosto de Barros e tentar agredir Miranda.
![CARIOCA: Com dois jogadores a mais, Vasco derrota Botafogo em clássico tumultuado 2 Lucas Piton Vasco 2023](https://images.futebolinterior.com.br/2023/02/Lucas-Piton-Vasco-2023.jpg)
VASCO TEM CALMA E VENCE
A segunda etapa correspondeu às expectativas. Com dois jogadores a mais, o Vasco foi pressão o tempo todo. Pedro Raul perdeu mais uma grande chance, mas foi Alex Teixeira, de cabeça, aos dez minutos, que abriu o placar para a equipe de São Januário.
A partir daí, o jogo teve um mesmo enredo. Vasco no ataque, Pedro Raul tendo oportunidades para marcar e Lucas Perri fazendo boas defesas. Aos 25, não teve jeito para o Botafogo. Pedro Raul, de cabeça, fez 2 a 0.
Vale destacar o empenho dos jogadores do Botafogo apesar de atuar todo o segundo tempo com dois jogadores a menos. O time obrigou o goleiro Halls a fazer duas belas defesas.
FICHA TÉCNICA
![CARIOCA: Com dois jogadores a mais, Vasco derrota Botafogo em clássico tumultuado 3 Vasco](https://images.futebolinterior.com.br/2021/09/vasco-logo-150x150.png)
![CARIOCA: Com dois jogadores a mais, Vasco derrota Botafogo em clássico tumultuado 4 Botafogo](https://www.futebolinterior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/unnamed-file-70-150x150.png)
-
Fase:
- 1ª Fase
-
Rodada:
- 3ª Rodada
-
Data:
- 16/02/2023
-
Horário:
- 20:30
-
Árbitro:
- Yuri Elino Ferreira da Cruz
-
Assistentes:
- Rodrigo Henrique Correia e Gustavo Motta Correia
-
Cartões Amarelos:
- Vasco: Galarza e Barros
- Botafogo: Adryelson e Joel Carli
-
Cartões Vermelhos:
- Botafogo: Adryelson e Rafael
-
GOLS:
- Vasco: Alex Teixeira 10’/2T e Pedro Raul 25’/2T
-
Público:
- 40.058 pagantes
-
Renda:
- R$ 2.516.974,50
-
Estádio:
- Maracanã
-
Local:
- Rio de Janeiro (RJ)
Confira também:
- Vasco anuncia a contratação de zagueiro argentino após meses de negociação
- Carioca: Calegari do Fluminense na mira do Estados Unidos
- Jogador exclui conta no Instagram após ser expulso
- Lanús aceita perder jogador e Botafogo deve anunciar lateral em breve
- GAÚCHO: Internacional segue invicto; Novo Hamburgo e Caxias empatam e Juventude vence