Carioca: Alberto Valentim diz que busca título para se firmar no Botafogo

"O título é muito importante se tratando da nossa cultura. Não é só no Brasil, mas aqui não existe trabalho a longo prazo"

"O título é muito importante se tratando da nossa cultura. Não é só no Brasil, mas aqui não existe trabalho a longo prazo"

0002050305868 img

Rio de Janeiro, RJ, 06 – A conquista do título do Campeonato Carioca, que será decidido neste domingo, a partir das 16 horas, entre Vasco e Botafogo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, é o principal caminho para o técnico Alberto Valentim se firmar à frente do clube alvinegro de General Severiano.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o comandante alvinegro, que assumiu o comando há quase dois meses (10 jogos até aqui), disse que a conquista do Estadual tem enorme importância para ele permanecer no clube ao menos nesta temporada, pois os treinadores do País ainda são reféns de resultados positivos.

“O título é muito importante se tratando da nossa cultura. Não é só no Brasil, mas aqui não existe trabalho a longo prazo e sim curto e médio. Você pode ter até um bom trabalho e não conseguir permanecer no clube. Se tratando de afirmação o título é muito importante”, afirmou Alberto Valentim. “O Jair (Ventura) não teve o título estadual aqui, mas teve algo muito forte para o clube que foi a vaga na Libertadores. Teve o reconhecimento de todos para se tornar um treinador de ponta”, acrescentou.

Alberto Valentim lembrou da vantagem do Vasco, que venceu o jogo da ida no estádio do Engenhão por 3 a 2, mas disse não que não vê favoritismo para nenhum lado e crê que a partida será equilibrada. “Não tem (favoritismo). Os três jogos mostram o equilíbrio das equipes, mas o Vasco tem uma vantagem. Independente de ter essa vantagem, não mudaríamos nosso jeito de jogar pois criamos uma identidade”, explicou.

0002050305868 img

MISTÉRIO NA ESCALAÇÃO

Em relação ao time que vai a campo, o mistério sobre a escalação foi mantido. A principal dúvida diz respeito ao substituto do volante Rodrigo Lindoso, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, para o qual o treinador alvinegro disse ter quatro opções sem revelar quem são. Os principais nomes que brigam pela vaga são os jovens Matheus Fernandes e Gustavo Bochecha.

“Ainda estou vendo um pouco do que, com essa ausência do Lindoso, ajuda a fortalecer outros jogadores. Estou muito tranquilo com a minha escolha. Penso muito no conjunto. Tenho quatro opções, mas não vou falar. Preciso pensar no Botafogo. Qual Botafogo vai ser mais forte. A ideia precisa dar certo no domingo”, comentou o técnico, que comandará o último treino antes da decisão neste sábado, no Engenhão, aberto à torcida botafoguense.

FINAL SEM VANTAGEM

O regulamento do Campeonato Carioca não prevê vantagem na final – o gol fora de casa não vale como critério de desempate. Com o triunfo na primeira partida, o Vasco fica com o título com o empate e, claro, a vitória. O Botafogo precisa derrotar o rival por dois ou mais gols de diferença. A decisão vai para os pênaltis caso o time de General Severiano vença por um gol de vantagem.