Carbone revela a fórmula de sucesso do Guarani
Campinas, SP, 3 (AFI) – Sabe aquelas famosas histórias do herói que chega para salvar todos da morte e ainda divide os méritos com os outros? Pois é, é mais ou menos isso que o técnico José Luiz Carbone está fazendo na sua quarta passagem pelo Guarani.
Depois de pegar um time totalmente desacreditado, beirando o rebaixamento à Série A-3, fato inédito, o treinador conseguiu reerguer o grupo e leva-lo à segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-2. Agora, além da tradição, o Guarani conta também com uma ótima fase.
Em nove partidas sob o comando de Carbone, foram seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Como o comandante conseguiu isso? Se pegarmos o histórico do treinador fica fácil perceber, mas dessa vez, Carbone garante que tem algo a mais.
“Não há muito do que se inventar no futebol. Os jogadores não gostam e nem entendem muito destas histórias de táticas, de botões, enfim, de muito filminho. O que mais vale é preparar o grupo nos treinamentos e deixar todos com a cabeça no lugar”.
Do discurso à prática, O Guarani terminou a primeira fase em quarto lugar, com 31 pontos, depois de golear o Atlético, por 5 a 2, domingo, em Sorocaba. O aproveitamento de Carbone é altíssimo: 74%.
O técnico ressalta também o trabalho dos seus auxiliares, Flamarion Nunes e Cidinho, que foram responsáveis pelo aparecimento de vários jogadores das categorias de bases, como o lateral Robinho, o zagueiro Xandão, o volante Victor Rossini, o meia Dimas e o atacante Talles.
“Estes jogadores foram lapidados em tempo recorde, devido a necessidade do clube, que não tinha dinheiro para contratar. E sem a participação do Fla e do Cidinho, isso seria impossível”, explica Carbone.
A classificação foi um presente antecipado de aniversário do clube, que nesta segunda-feira completou 96 anos de fundação. Esta é a primeira vez que o clube, desde o acesso em 1949, disputa a Série A-2, a antiga Segunda Divisão. A expectativa no clube e na cidade é de que o time retorne já em 2008. No final de semana, o Guarani estréia na segunda fase, provavelmente diante do São José, pelo Grupo 2.