Capixaba: Rio Branco monta elenco forte para 2024

O plantel já tem confirmados 13 atletas contratados e à disposição do técnico Rodrigo César, de 35 anos

A diretoria do Rio Branco segue no mercado da bola para qualificar o elenco capa-preta visando a temporada 2024

Captura de tela 2023 11 29 125204
Rodrigo César comanda Rio Branco em 2024 (Foto: Jordan Nunes - Rio Branco)

Americana, SP, 29 (AFI) – A diretoria do Rio Branco segue no mercado da bola para qualificar o elenco capa-preta visando a temporada 2024, a primeira sob o comando da SAF (Sociedade Anônima de Futebol). O plantel já tem confirmados 13 atletas contratados e à disposição do técnico Rodrigo César, de 35 anos.

Rodrigo César é um dos treinadores mais vitoriosos do futebol capixaba. Em apenas dois anos, soma dois títulos consecutivos da Copa ES (Vitória, em 2022; e Serra, em 2023) e um vice-campeonato Estadual (pelo Vitória). O técnico chega ao capa-preta para a disputa do Capixabão, Copa ES e Copa Verde – competições estaduais e nacionais que estão no calendário do clube para a próxima temporada.

REFORÇOS DO RIO BRANCO

Contratação do atacante Kieza empolga a torcida

Ao anunciar a contratação do atacante Kieza o Rio Branco SAF empolgou a sua torcida que vê na chegada do jogador a esperança de muitos gols. Kieza é capixaba, natural de Vitória, e tem uma carreira vitoriosa no futebol. O atacante conquistou estaduais pelo Botafogo, Bahia e Náutico. Atuando pelo clube pernambucano – onde é ídolo da torcida – o atacante também foi artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série B de 2011, com 21 gols. Além de jogar no futebol Chinês, autuou no Botafogo, Cruzeiro, Ponte Preta, Náutico, Fluminense e Floresta-CE.

Captura de tela 2023 11 29 125024
Kieza é do Rio Branco-ES (Arte: Divulgação – Rio Branco)

Volante Ferrugem também retorna ao ES

Repatriando craques que deixaram o futebol capixaba para brilharem pelos campos do Brasil o Rio Branco anunciou o volante Ferrugem, 35 anos. O jogador Capixaba ganhou grande destaque no futebol nacional, disputando o Brasileirão pelo Corinthians, Ponte Preta, Figueirense e Sport. O atleta estava no Cascavel-PR, onde foi um dos principais nomes da equipe na histórica campanha de vice-campeão paranaense. Ferrugem jogou no Vissel Kobe, do Japão, Sport e Figueirense, onde também passou com destaque.

Bruno Cosendey chega como grande reforço

Considerado um dos mais importantes reforços para a temporada meio-campista Bruno Cosendey, ex-Vasco e Criciúma. Cosendey tem 26 anos e estava no Brasiliense, sendo um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro da Série D. Formado no Vasco, sendo destaque em todas as categorias da base cruz-maltina. As atuações renderam convocações para a Seleção Brasileira Sub-20 e a profissionalização em 2017. O meia disputou a Série A do Brasileirão e deixou o clube carioca no início de 2020.

Captura de tela 2023 11 29 125031
Bruno Cosendey foi anunciado (Arte: Divulgação – Rio Branco)

Maranhão chega com promessas de gols

A chegada do atacante Maranhão ao Rio Branco demonstra o desejo da diretoria em formar um time com experientes jogadores em praticamente em todas as posições. Maranhão tem 33 anos e sempre se destacou por ser um atleta veloz, driblador e referência em assistências nos clubes por onde passou. Revelado pelo Bahia, Maranhão atuou em grandes clubes do futebol brasileiro, como Goiás, Athletico Paranaense, Criciúma, Fluminense e Chapecoense. Ele também defendeu o Cruz Azul, do México. No currículo, o atacante possui atuações na Série A do Campeonato Brasileiro, Libertadores da América e Sul-americana.

João Paulo é a experiência na lateral-esquerda

O nome da vez é João Paulo, experiente lateral-esquerdo que já defendeu equipes como Fluminense, Avaí, Paysandu, Bahia e Ponte Preta. João Paulo tem 33 anos e foi revelado pelo Fluminense, onde foi profissionalizado em 2009 e atuou na equipe principal, João Paulo ganhou experiência nas séries D, C, B e A do Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Após deixar o clube carioca, o lateral atuou por empréstimo no Figueirense, Ponte Preta, Criciúma e Náutico. Ao fim do vínculo com o Fluminense, João Paulo acertou com o Tombense e ainda passou por Bahia, Avaí, CRB e Paysandu, na temporada passada.

PROCESSO DE SAF

Os sócios do Rio Branco aprovaram, nesta quinta-feira (16), em Assembleia Geral Extraordinária, a constituição oficial da empresa Rio Branco Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que vai gerir o futebol capa-preta nos próximos dez anos. Na ocasião, os associados também elegeram Conselho Fiscal, Conselho de Administração e CEO.

A constituição da empresa e a eleição dos conselhos é mais um passo no processo de concretização deste novo modelo de gestão. Em assembleias anteriores, os sócios aprovaram a adequação do estatuto do clube à lei da SAF e a venda de 90% da empresa para a T2R Sports Ltda. O contrato definitivo deve ser assinado nas próximas semanas.

A T2R Sports Ltda apresentou proposta para investir, no mínimo, R$ 50 milhões em dez anos, dos quais R$ 10 milhões serão destinados à infraestrutura do clube, incluindo a construção de um centro de treinamento. Também é prevista a quitação total do passivo da instituição.

Para compor o Conselho de Administração do Rio Branco SAF foram indicados os associados Marcos Tadeu Gumiero, Arildo Emiliano Sabadini e Paulo Cesar da Silva Pachêco. Para compor o Conselho Fiscal foram indicados Cassiano Laranja Pereira, Jonathan da Silva Nogueira e Bruno Mian Carlos Lima. Já para ocupar o cargo de CEO foi indicado Paulo Cesar da Silva Pachêco. Todos são do quadro associativo da instituição.

Captura de tela 2023 11 29 125115
Presidente do Rio Branco, Paulo Pacheco (Foto: Divulgação – Rio Branco)

A partir de agora, iniciam-se os trâmites para aprovação da due diligence, assinatura de contrato para a transferência de 90% das ações da empresa Rio Branco SAF para a T2R Sports e a última Assembleia Geral de Sócios para destituir conselheiros e instituir conselheiros definitivos do Rio Branco SAF (membros da T2R Sports).

Após o contrato ser assinado, a T2R Sports passa a ser acionista majoritária da SAF do Rio Branco, fazendo a gestão do futebol e investimentos necessários para que a estrutura do clube e o futebol capa-preta deem um salto de qualidade. A SAF também possibilitará mais oportunidades de crescimento no mercado financeiro, atraindo mais investidores.

O clube associativo (Rio Branco Atlético Clube) será um sócio relevante na SAF, protegendo as tradições do clube, recebendo dividendos e participando da tomada de decisões no Conselho de Administração.

Confira também: