Série B: Súmula relata cantos homofóbicos no Brinco e Guarani se posiciona

Árbitro disse que o episódio aconteceu durante e execução do hino nacional

O árbitro Sávio Pereira Sampaio, responsável por apitar Guarani e Grêmio, relatou cantos homofóbicos por parte da torcida bugrina

Série B: Súmula relata cantos homofóbicos no Brinco de Ouro; Guarani se posiciona
Foto: Divulgação/Guarani

Campinas, SP, 06 (AFI) – O árbitro Sávio Pereira Sampaio, responsável por apitar Guarani e Grêmio, na última sexta-feira (05), registrou em súmula depois da partida que parte da torcida bugrina dirigiu cantos homofóbicos à torcida do Imortal no Brinco de Ouro. 

No documento, Sávio relata que o episódio aconteceu durante e execução do hino nacional e afirmou que outros membros da equipe de arbitragem também ouviram os cânticos. Em seguida, o caso foi comunicado ao delegado da partida e ao policiamento.

‘’Durante a execução do hino nacional, torcedores do guarani, localizados no setor tobogã proferiram cantos homofóbicos pronunciando as seguintes palavras repetidamente : ” arerê gaúcho da o cú e fala tchê ” em direção aos torcedores do grêmio localizados no setor cabeceira norte. informo que esta atitude foi presenciada pela equipe de arbitragem que comunicou ao delegado da partida e o policiamento. após o término do hino nacional encerraram os cantos homofóbicos’’ relatou a súmula do árbitro. 

A punição para prática de discriminação está orevista no Artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e pode render multa de R$100 a R$100 mil, além de perda de pontos na competição, de acordo com a gravidade da infração, ou caso tenha sido praticado por um número considerável de pessoas.

NOTA DO GUARANI

O Guarani se posicionou sobre o caso e lamentou o ocorrido na noite da última sexta-feira.

‘’Guarani repudia e lamenta a atitude daqueles que proferiram manifestações homofóbicas direcionadas aos torcedores adversários na partida de ontem, como registrado em súmula. Tal comportamento é reprovável e não é compactuado pelo clube. O futebol não pode ser espaço para intolerância e preconceito” disse o Bugre, em nota oficial.

A vitória do Grêmio por 2 a 1 em Campinas valeu a 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o tricolor assume a vice-liderança do torneio, com 39 pontos.

Confira também: