Candango: Faltando 45 dias para o início, clubes já se movimentam
A novidade nesta 48ª edição do Candangão é que somente clubes do Distrito Federal estarão participando
O 48º Campeonato Brasiliense terá início no dia 28 de janeiro de 2023. Serão 10 equipes em busca do título candango que hoje está nas mãos do Brasiliense
Brasília, DF, 13 (AFI) – O 48º Campeonato Brasiliense terá início no dia 28 de janeiro de 2023. Serão 10 equipes em busca do título candango que hoje está nas mãos do Brasiliense. O campeonato contará com as participações do Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama, Paranoá, Real Brasília, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga.
A novidade nesta 48ª edição do Candangão é que somente clubes do Distrito Federal estarão participando. Em edições anteriores, representantes de Minas Gerais e Goiás atuavam no futebol da Capital do Brasil. Como Formosa e Luziânia de Goiás e Unaí, de Minas Gerais, foram rebaixados, a competição será totalmente com clubes candangos.
O FORMATO DO CANDANGO 2023
Na Primeira Fase (Classificatória) as equipes se enfrentarão em jogos apenas de ida dentro de um grupo único (9 jogos), classificando-se os quatro primeiros colocados.
A Segunda Fase (Semifinal) será disputada em dois jogos (ida/volta) entre as quatro equipes classificadas na Primeira fase (Classificatória), com mando de campo do segundo jogo daquelas classificadas em 1º e 2º lugares na fase anterior.
A Terceira fase (Final) será disputada em dois jogos (ida/volta) entre as equipes vencedoras do GRUPO B e GRUPO C, com mando de campo do segundo jogo da equipe que tenha obtido a melhor campanha na Primeira fase (Classificatória).
A MOVIMENTAÇÃO DE ALGUMAS EQUIPES
- Brasiliense: o clube será comandado por Luan Carlos. O elenco conta com jogadores conhecidos, caso de Edmar Sucuri, Aldo, Felipe Gedoz, Marcão, Hernani Brocador e o mais recente reforço, o atacante Kieza.
- Capital: o time será comandado por Rogério Mancini. A equipe contratou 23 jogadores. Entre eles estão o goleiro Léo Rodrigues, o lateral Gabriel, o meia Marlon com passagens pelo Brasil de Pelotas, o atacante Roger Gaúcho. O primeiro amistoso será dia 6 de janeiro frente ao Goiânia/GO.
- Ceilândia: O Gato Ceilandia tem sua apresentação agendada para a próxima quinta-feira. Sem confirmar oficialmente os seus contratados, o gato Ceilândia deve continuar sendo comandado por Adelson de Almeida. A equipe disputará o Candangão, Copa Verde, Copa do Brasil e série D de 2023.
- Gama: Ainda com a briga entre SE Gama e Gama Saf, o clube anunciou para esta quarta-feira, dia 14 de dezembro, uma entrevista coletiva onde serão anunciados a nova diretoria, comissão técnica que comandarão o clube em 2023.
- Paranoá: A equipe da Cobra Sucuri será comandada pelo técnico Klésio Borges. A apresentação do elenco será no dia 15 de dezembro. O clube já contratou 15 atletas. Entre eles o lateral Vandinho, o goleiro Matheus Rodrigues, Felipe Werley, Gabriel Pedra, Michel Platini, Daniel Guerreiro, Felipe Pelles, entre outros.
- Samambaia: O time do técnico Luis dos Reis e que tem um cachorro salsicha como mascote, começou os trabalhos na segunda-feira. Nomes como o lateral Romarinho e o atacante Caju, vindos do Brasiliense, Daniel Mendonça, Rodrigo Ramos e Giovani, são alguns atletas do elenco.
- Santa Maria: A equipe será comandada por Christian Ramos, nome conhecido no futebol do Distrito Federal. A equipe começa a montagem do elenco para o Candangão 2023.
- Taguatinga: A novidade do time da cidade de Taguatinga será seu novo uniforme com listras diagonais azuis e branco. A apresentação do elenco e comissão técnica ainda não foi anunciada.
A PRIMEIRA RODADA DO CANDANGO
Sábado, dia 28 de janeiro às 15h:
- Gama x Taguatinga;
- Ceilândia x Brasiliense;
- Santa Maria x Paranoá;
Domingo, 29 de janeiro:
- Capital x Samambaia, 10h;
- Brasília x Real Brasília, 15h.