Candangão: Na eleição da Federação de Brasília, quatro clubes têm pendências para votar
A chapa “Seguir em Frente” não teve o apoio da Sociedade Esportiva do Gama e do Capital Futebol Clube
A chapa “Seguir em Frente” não teve o apoio da Sociedade Esportiva do Gama e do Capital Futebol Clube

Brasília, DF, 30 (AFI) – Neste sábado, 01 de outubro, a partir das 10 horas na sede da Federação de Futebol do Distrito Federal será realizada a eleição para a aclamação da chapa única que concorre à presidência da entidade que cuida do futebol do Distrito Federal.
Somente a chapa “Seguir em Frente”, que tem como candidato único à presidência Erivaldo Alves, com os vices Daniel Vasconcelos (presidente do Luziânia) e Lourival Moreira (representante do Planaltina Esporte Clube), foi habilitada a participar do pleito. A chapa “Seguir em Frente” não teve o apoio da Sociedade Esportiva do Gama e do Capital Futebol Clube.
Erivaldo Alves, atual presidente entrou para cumprir o período da diretoria anterior comandada por Jozafá Dantas. Em uma ação dos clubes, Jozafá foi afastado e Erivaldo Alves assumiu então o comando da Federação de Futebol do Distrito Federal.

O presidente do Gama, Antonio Alves do Nascimento explicou que não deu seu apoio à chapa de Erivaldo pois tinha a expectativa que Miguel Peres, que compõe a diretoria do clube pudesse disputar o pleito, o que acabou não acontecendo. Já quatro equipes com pendências na Federação de Brasília não estavam aptas a participarem da votação até a quinta-feira, dia 29 de setembro. São elas: Capital Futebol Clube, Clube de Regatas Guará, Futebol Clube Samambaia e Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante.
A diretoria a ser aclamada neste sábado para cuidar do futebol do Distrito Federal tem como grande desafio levar clubes que disputam o campeonato candango para disputarem competições nacionais, caso de séries C e B do brasileiro. Atualmente o Luziânia e o Ceilândia estão garantidos na série D do brasileiro de 2017, como também, nas Copas Verde e do Brasil do ano que vem.
Também outro desafio da nova diretoria da Federação de Futebol do Distrito Federal é a liberação de praças esportivas para o Candangão de 2017 que deve começar no início de fevereiro. Os estádios Serejão, Cave, Abadião, Rorizão dependem de reformas para estarem à disposição dos clubes candangos.
O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, que custou aos cofres públicos mais de R$ 1,5 bilhões de reais em sua reforma, não deverá ser utilizado no Candangão, tudo em função das altas taxas para sua utilização. Somente nas duas partidas finais da competição é que o Mané Garrincha tem sido utilizado, numa exigência da emissora de televisão detentora dos direitos de transmissão do campeonato de Brasília.