Canaã e Gama dão o pontapé inicial da Copa Capital Sub-17
Competição conta com o Campeão Candango, o Capital; além das equipes de Botafogo, Náutico e times de Goiás
Nesta sexta-feira (01) terá início a primeira Copa Capital Sub-17, competição inédita que reúne equipes locais e de outros estados
Brasília, DF, 30 (AFI) – Nesta sexta-feira (01) terá início a primeira Copa Capital Sub-17, competição inédita que reúne equipes locais e de outros estados na Capital Federal. Oito equipes se encontram em Brasília para brigar pelo título inédito, e também expor seus atletas para diversos avaliadores em busca de talentos para suas equipes.
Serão três os representantes de Brasília. Atual campeão candango, o Capital já tinha vaga no torneio, e assim cedeu lugar para o vice-campeão Gama. O Canaã também era outra equipe certa na competição. Mesmo número de representantes locais terá o estado de Goiás, onde três equipes confirmaram participação: Goiás, Atlético e Vila Nova.
Mais duas equipes de fora do quadradinho endossam a importância da competição no cenário brasileiro. O Botafogo vem do Rio de Janeiro para medir forças com as equipes do centro-oeste. A outra equipe seria o Cuiabá-MT, que alegou motivos logísticos para declinar do convite. Em seu lugar vem o tradicional Náutico do Pernambuco.
Veja abaixo como chegam as equipes para esta primeira edição da Copa Capital:
CAPITAL
O anfitrião do campeonato, o Capital chega com moral nesta competição. A Coruja comemorou o título candango da categoria no último final de semana diante do rival Gama, na grande final realizada no estádio Defelê com uma linda vitória por 3×0.
A equipe tricolor do DF tem como destaques o atacante Marcelinho, artilheiro da equipe com oito gols marcados. Mas quem brilhou mesmo na final foi o meia Felipinho, autor de dois gols na final que deu o título candango. No banco de reservas está o técnico Aurélio Ferreira, que também é o técnico da equipe Sub-20 que disputará a Copa São Paulo em 2024.
Durante entrevista à Assessoria de Imprensa do clube, o “professor” disse que o Capital entra no campeonato pra brigar pelo título: “A expectativa é a melhor possível, a nossa equipe vem muito motivada com a conquista do título do Sub-17. E a gente espera que os meninos da mesma maneira que eles se comportaram no campeonato, se comportem também nessa competição aí que o Brasil inteiro está vendo”.
CANAÃ
Terceiro colocado no Candangão Sub-17, o Vento Forte fez uma linda campanha no campeonato local com uma equipe ofensiva e criativa, até ser eliminada pelo atual campeão Capital. A equipe comandada pelo jovem técnico Hugo Almeida tem como destaques o centroavante Nicolas, artilheiro do Canaã com 5 gols, além da genialidade do meia Bahia.
O técnico Hugo Almeida falou ao DF Esportes sobre a importância dessa competição, e o que espera do Vento Forte: “Para nós do Canaã, a Copa Capital é uma grande oportunidade não só de oportunizar essa geração (2007/2006) em uma competição nacional com as cores do clube (a primeira vez desde que o clube chegou ao DF), mas de pôr a prova, pela última vez nesta temporada, o bom trabalho que foi feito pelo clube com essa garotada nesses últimos 04 meses. É também uma “preparação de luxo” para a Copa São Paulo, visto que 90% dos atletas que vestirão a camisa do Canaã na Copa Capital estarão também na Copa São Paulo de 2024. Disputaremos esta grande competição com a união, esforço e ambição de sempre” afirmou.
GAMA
Vice campeão candango, o Periquito Candango fez ótima campanha durante a competição Sub-17 até perder a final para o Capital no último final de semana. Apesar da perda do título, o Gama teve uma das mehores defesas do Campeonato com apenas 4 gols sofridos na primeira fase, e possui o vice-artilheiro Rafa com oito gols marcados. Destaque também para a jóia Gegê (foto acima), meia do time que costuma fazer grandes jogadas e gols incríveis, como o segundo gol diante do Formosa no estádio Serra do Lago na fase semifinal.
O time terá uma mudança no comando técnico. O técnico Jonathan Chulapa se dedicará exclusivamente à equipe Sub-20 que irá disputar a Copa São Paulo, e deixa o comando para o técnico Marcus Rodrigues, que estava à frente da equipe Sub-15. Em entrevista ao DF Esportes, o professor Marquinhos elogiou seu antecessor e se disse animado por jogar a competição: “Primeiramente estamos muito animados com a possibilidade de jogar uma competição de nível nacional em nosso estado. É momento de coroar o bom trabalho que foi feito por esses garotos e pelo professor Chulapa que conquistaram a vaga mediante o vice campeonato da categoria. E por isso nossas expectativas são as melhores possíveis, esperamos mostrar um bom futebol, pautado primeiramente em muita entrega, coragem e competitividade” disse.
GOIÁS
Comandada pelo técnico Rodrigo Naves, o Goiás chega à Copa Capital para apagar o fracasso no Campeonato Goiano Sub-17 deste ano. A equipe esmeraldina chegou a se classificar para a segunda fase, mas caiu para o arquirrival Vila Nova no mata-mata.
O Goiás teve uma das melhores defesas na primeira fase do estadual com apenas cinco gols sofridos, mas pecou no ataque principalmente na fase decisiva, quando não marcou gols diante do Tigrinho.
VILA NOVA
Carrasco do rival Goiás no Goianão Sub-17, o Tigre vem para Brasília animado apesar da eliminação nas semifinais para o Atlético-GO. Os jogos diante do Dragão terminaram empatados e a classificação para a final foi decidida nos pênaltis.
A equipe rubra comandada pelo técnico Wesley Damasceno possui como destaque o atacante Enrico, artilheiro do Campeonato Goiano com oito gols marcados. Mas sua defesa pecou na primeira fase, onde sofreu quinze gols.
ATLÉTICO-GO
O Dragão Goiano vem forte para a disputa da Copa Capital. Atual finalista do Campeonato Goiano, o Atlético-GO veio de uma classificação sofrida diante do Vila Nova nos pênaltis. No primeiro jogo diante do Hidrolândia-GO fora de casa, o Atlético ficou no 0x0, e decide o título no jogo de volta, marcado depois de sua participação na Copa Capital.
A equipe rubro-negra comandada pelo técnico Mateus Mendonça fez uma linda campanha na primeira fase do estadual, terminando na liderança da primeira fase. Depois de eliminar Cerrado e Vila Nova, o Dragão decide o título do torneio diante do Hidrolandense. Destaque para o atacante Bismarck, artilheiro do time com seis gols.
BOTAFOGO-RJ
Único representante do Rio de Janeiro na competição, o Botafogo vem para Brasília em um momento de reflexão de sua categoria Sub-17. O time foi eliminado nas quartas de final para o Nova Iguaçu no Campeonato Carioca Sub-17, e aproveita a Copa Capital para fazer avaliações.
Apesar do resultado insatisfatório no estadual, o Botafogo tem no time o artilheiro do campeonato carioca. Trata-se do atacante Kayke Gouvêa que balançou as redes onze vezes. Infelizmente o atleta não foi relacionado pelo técnico Pedro Gabriel para viajar à Brasília: “Vamos disputar a Copa Capital, uma competição inédita que promete ser bem interessante e bem estruturada. Vamos encarar ela com o mesmo foco e motivação de sempre, com o intuito de oportunizar nossos jogadores e, ao mesmo tempo, buscar o título. O Clube como formador e em seu processo formativo optou por levar jogadores da categoria Sub-17 e alguns do Sub-16, integrando a equipe para esta competição. Tenho certeza que vamos ter uma boa competição e teremos sucesso, trazendo o título para o Glorioso” disse.
NÁUTICO-PE
A equipe pernambucana chamada para substituir o Cuiabá chega para a Copa Capital embalada pelo bom resultado obtido no Campeonato Pernambucano deste ano. O Timbu chegou à final do campeonato e terminou derrotado pelo Sport por 3×0 na Arena Pernambuco. Mas não tirou o mérito da equipe comandada pelo técnico Thiago Oliveira.
O Destaque do Timbu fica por conta do centroavante Caio Suassuna, artilheiro do Pernambucano com nove gols marcados
JOGOS DA COPA CAPITAL SUB-17
Confira abaixo a tabela com datas, locais e horários das partidas da Copa Capital 2023. No primeiro dia, as partidas serão disputadas no CECAF do Corpo de Bombeiros, localizado no Setor Policial Sul com entrada franca para torcedores:
Por Marcelo Gonçalo
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Com grande trabalho, coordenador da Base do Novorizontino é campeão do Paulista sub-20
22/11/2024 -
EC Meia Noite celebra parceria com o Olé Brasil
22/11/2024 -
FPF realiza o lançamento da 55ª edição da Copa SP de Futebol Júnior
22/11/2024 -
Mogi Mirim realiza avaliação de atletas para Categorias de Base
22/11/2024