Campeonatos estaduais conhecem os dez primeiros campeões de 2024
No domingo serão conhecidos mais cinco campeões: de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Goiás.
Campinas, SP, 06 (AFI) – Os dez primeiros campeões estaduais no Brasil foram conhecidos neste sábado, incluindo cinco da elite nacional: Grêmio, Athletico, Criciúma, Ceará e Cuiabá. No domingo serão conhecidos mais cinco campeões: de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Goiás.
O Grêmio conquistou seu 43.º título ao superar o Juventude por 3 a 1, encostando no Internacional, maior campeão com 45. Foi o segundo heptacampeonato seguido do time tricolor, que já tinha conseguido o feito em 1968. A maior sequência pertence ao Inter, octacampeão em 1976.
Ceará e Fortaleza fizeram um clássico equilibrado. Após empate por 1 a 1, o alvinegro venceu a disputa de pênaltis por 3 a 2 e faturou seu 46.º título, empatando com o adversário tricolor. O Ceará volta a ser campeão após seis anos e de forma invicta, impedindo o Fortaleza de conquistar o hexacampeonato, algo inédito no estado.
No Paraná, o Athletico venceu o Maringá com tranquilidade, por 3 a 0, e foi bicampeão consecutivo. No total, soma 28 títulos, atrás apenas do Coritiba, com 39.
O Criciúma segurou o empate por 1 a 1 com o Brusque e, como venceu o primeiro jogo por 2 a 1, conquistou sua 12.ª taça, empatando com o Joinville e atrás de Figueirense e Avaí, ambos com 18. O Criciúma é bicampeão.
Em Mato Grosso, o Cuiabá venceu novamente, por 1 a 0, o União Rondonópolis e ergueu seu 13.º título. Além disso, foi tetracampeão pela primeira vez em sua história, algo que só o Mixto, maior campeão com 24 taças, conseguiu duas vezes, em 1954 e 1982.
O dia ainda contou com outros times tradicionais em campo. O CRB foi campeão alagoano pela 34.ª vez ao fazer 3 a 1 no ASA. Em Pernambuco, o Sport segurou o empate sem gols com o Náutico e conquistou o lugar mais alto do estado pela 44.ª vez. Tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 0.
FAZIA TEMPO…
Outros dois times foram campeões após muito tempo. O União Araguainense desbancou o Tocantinópolis e conquistou o segundo título do Campeonato Tocantinense depois de 30 anos. Em casa venceu de novo por 2 a 1, mesmo placar do primeiro jogo.
O Ceilândia conquistou o Distrito Federal pela terceira vez ao superar o Capital nos pênaltis (4 a 3) após empate sem gols. O último título tinha sido em 2012.
O Altos levou a melhor diante do Parnahyba nos pênaltis (4 a 3) após empate sem gols no tempo normal e conquistou o quarto título do Campeonato Piauiense. A última vez tinha sido em 2021.
VEJA OS CAMPEÕES ESTADUAIS NESTE SÁBADO:
- ALAGOANO – CRB campeão (34º título). ASA vice.
- BRASILIENSE – Ceilândia campeão (3º título). Capital vice.
- CATARINENSE – Criciúma campeão (12º título). Brusque vice.
- CEARENSE – Ceará campeão (46º título). Fortaleza vice.
- GAÚCHO – Grêmio campeão (43º título). Juventude vice.
- MATO-GROSSENSE – Cuiabá campeão (13º título). União Rondonópolis vice.
- PARANAENSE – Athletico campeão (28º título). Maringá vice.
- PERNAMBUCANO – Sport campeão (44º título). Náutico vice.
- PIAUIENSE – Altos campeão (4º título). Parnahyba vice.
- TOCANTINENSE – União Araguainense campeão (2º título). Tocantinópolis vice.
Confira também:
- Destaque do Criciúma celebra título e se declara ao clube
- Avaí confirma rumores e anuncia lateral Marcos Vinícius, ex-Maringá, para a Série B
- SUL-MATO-GROSSENSE: Dourados e Operário se classificam e estão na final
- Com Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, domingo coroa mais cinco campeões estaduais
- TOCANTINENSE: União se consagra campeão após 30 anos