Campeonato Mineiro terá novo formato com três grupos e VAR em todos os jogos
Torneio começa em 21 de janeiro e novo formato valerá por ao menos dois anos
Belo Horizonte, MG, 24 (AFI) – O Campeonato Mineiro terá um novo formato em 2023. Na tarde desta segunda-feira, foi realizado o Conselho Técnico na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), e decidido por mudanças, que valerá ao menos até 2024. O torneio começará em 21 de janeiro.
A primeira fase, antes disputada em grupo e turno únicos, terá agora três grupos. Os times enfrentam apenas os adversários dos outros grupos, em turno único, somando oito jogos para cada time.
- GRUPO A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
- GRUPO B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
- GRUPO C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga
Avançam às semifinais o primeiro colocado de cada grupo e o melhor segundo colocado geral. Semifinais e final serão realizadas em turno e returno. O time de melhor campanha terá vantagem do empate no placar agregado e fará o segundo jogo em casa.
Para decidir o rebaixado, os três piores times na classificação geral farão um triangular. Portanto, não necessariamente o último do grupo estará no triangular.
TROFÉU INCONFIDÊNCIA
Não houve mudanças. Segue sendo disputada com semifinais e final com os times que ficarem em quarto a oitavo lugares da classificação geral da primeira fase.
VAR E GRAMADO
Ficou decidido também o uso do Árbitro de Vídeo em todos os jogos, com custeio da FMF. A federação também vai se responsabilizar pelas condições dos gramado, caso o clube não o entregue em condições aptas a partir das primeiras vistorias, que começam nesta terça-feira (25).