Campeonato Mineiro terá novo formato com três grupos e VAR em todos os jogos

Torneio começa em 21 de janeiro e novo formato valerá por ao menos dois anos

Conselho Técnico do Mineiro foi realizado na sede da FMF
Conselho Técnico foi realizado na sede da FMF

Belo Horizonte, MG, 24 (AFI) – O Campeonato Mineiro terá um novo formato em 2023. Na tarde desta segunda-feira, foi realizado o Conselho Técnico na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), e decidido por mudanças, que valerá ao menos até 2024. O torneio começará em 21 de janeiro.

A primeira fase, antes disputada em grupo e turno únicos, terá agora três grupos. Os times enfrentam apenas os adversários dos outros grupos, em turno único, somando oito jogos para cada time. 

  • GRUPO A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
  • GRUPO B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
  • GRUPO C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga

Avançam às semifinais o primeiro colocado de cada grupo e o melhor segundo colocado geral. Semifinais e final serão realizadas em turno e returno. O time de melhor campanha terá vantagem do empate no placar agregado e fará o segundo jogo em casa.

Para decidir o rebaixado, os três piores times na classificação geral farão um triangular. Portanto, não necessariamente o último do grupo estará no triangular.

TROFÉU INCONFIDÊNCIA

Não houve mudanças. Segue sendo disputada com semifinais e final com os times que ficarem em quarto a oitavo lugares da classificação geral da primeira fase.

VAR E GRAMADO

Ficou decidido também o uso do Árbitro de Vídeo em todos os jogos, com custeio da FMF. A federação também vai se responsabilizar pelas condições dos gramado, caso o clube não o entregue em condições aptas a partir das primeiras vistorias, que começam nesta terça-feira (25).

Confira também: