Campeão do Mundo com a França visita Santos

Santos, SP, 09 (AFI) – Membro da Seleção da França campeã na Copa do Mundo de 1998, o ex-zagueiro Marcel Desailly, estará em Santos para o lançamento do Projeto Integrar Arte e Vida. Além de prestigiar a iniciativa, o campeão se encontrará com o presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, e conhecerá as dependências da Vila Belmiro e o Centro de Treinamento Rei Pelé nesta segunda-feira, às 10h30.

O presidente Marcelo Teixeira afirmou ser uma honra receber um craque como Desailly. “Será com imensa alegria que receberei um defensor da categoria de Desailly. Fiquei ainda mais satisfeito quando soube do motivo de sua vinda ao Brasil. Ele será padrinho de uma ação muito bonita, desenvolvida em Santos e em Guarujá”.

Desailly fez questão de conhecer o Alvinegro Praiano, devido à sua notoriedade e importância no cenário futebolístico mundial.

Quem é Marcel Desailly?
Apelidado de “The rock” (A rocha), o jogador de origem ganesa é recordista de jogos pela seleção (116), além de contar com uma lista de títulos de respeito. Desailly migrou da África para a França ainda na infância. Aos 8 anos, começou a tomar gosto pelas “peladas” nas ruas de Nantes. E foi no clube homônimo da cidade que iniciou a carreira profissional, aos 18 anos.

Seu grande momento no futebol aconteceu quando a França conquistou o primeiro e único título da Copa do Mundo, em 1998, jogando em casa. Na competição, a linha defensiva formada por Desailly, Blanc, Thuram e Lizarazu teve desempenho impressionante – a equipe sofreu apenas dois gols.

Pela seleção, ganhou ainda por duas vezes a Copa das Confederações (2001 e 2003) e o Campeonato Europeu, em 2000. Desailly fez sua última partida pelos “Bleus” em junho de 2004, após a eliminação no Europeu de 2004 pela Grécia, futura campeã, nas quartas-de-final.

Em 1998, o defensor havia se transferido para o inglês Chelsea. Ficou no time até 2004, quando aceitou proposta para jogar no futebol árabe. Pouco tempo depois, se aposentou.

Projeto Integrar Arte e Vida
Criado do sonho de três ex-jogadores de vôlei, o Projeto Integrar Arte e Vida será lançado oficialmente no dia 15 de fevereiro, em Santos e Guarujá, contando com dois padrinhos de “peso”. O capitão da seleção francesa campeã de 1998, Marcel Desailly, e o técnico campeão olímpico e mundial de vôlei masculino, Bernardo Rezende, o Bernardinho, confirmaram presença nas solenidades de assinatura das parcerias com as Prefeituras. A proposta inicial é atender 480 crianças e adolescentes, dos 7 aos 17 anos de idade, com ações sociais, junto à rede de ensino, como forma de potencializar o rendimento dos beneficiados. Eles participarão de oficinas de artes plásticas, práticas desportivas, capoeira, canto e dança. Desailly e Bernardinho atuarão como padrinhos do projeto, cedendo suas imagens para difundir a iniciativa. O ex-jogador francês atua na ONG Collect’If que captará recursos no exterior para a ampliação do projeto.

Jogo de Futebol
Como parte da programação do lançamento do Projeto Integrar Arte e Vida será realizado o “Jogo das Estrelas” Brasil x França, também no dia 15, às 19h no Estádio Ulrico Mursa, em Santos. Capitão da França na Copa de 98, Desailly comandará o combinado francês. Já o Brasil terá vários craques, como Paulo César Caju, Viola, César Sampaio, Edu, Gilberto Costa, Jamelli, Serginho Chulapa, Biro-Biro, João Paulo e Palhinha. Outros destaques como Careca, Mauro Silva, Djalminha e Júnior também estão entre os convidados. A entrada será um quilo de alimentos, trocados em qualquer hipermercado Carrefour da Baixada Santista. Mais detalhes sobre o Projeto Integrar Arte e Vida no site www.integrararteevida.org.br.