Campanha fora de casa e returno da Ponte Preta marcam rebaixamento
Dentro de casa e no primeiro turno, as campanhas garantiriam a permanência, mas como visitante e no returno...
Campinas, SP, 19 (AFI) – O rebaixamento da Ponte Preta da Série B do Campeonato Brasileiro se passou por duas grandes questões: a péssima campanha fora de casa e a queda brusca de rendimento no returno da competição. Veja os números abaixo.
RETROSPECTO DENTRO E FORA DE CASA
Dentro de casa, a Ponte Preta fez uma campanha mediana que a garantiria na segunda divisão nacional. Em 19 jogos, foram nove vitórias, dois empates e oito derrotas, o que representa 50,88%. Fez 26 gols e sofreu 25.
É a 14ª melhor campanha como mandante da competição, embora ainda possa perder uma posição para o CRB, que tem 28 pontos e pega o Operário na última rodada.
No Moisés Lucarelli, a Ponte Preta conseguiu emplacar uma grande sequência de sete jogos invicto, sendo seis vitórias seguidas. Dos 39 pontos que conquistou até agora na competição, 29 foram em casa, ou seja 74,35% dos pontos.
Como visitante, porém, os números são bem opostos. Conquistou apenas uma vitória, além de seis empates e 11 derrotas, apenas 16,67% de aproveitamento. Marcou dez gols e sofreu 28.
Embora ainda tenha mais um jogo fora de casa, diante do Avaí, já está confirmada entre as três piores campanhas. Tem nove pontos contra oito do Guarani, que já fez todos os jogos, e sete do Brusque, que também joga.
1º TURNO VS. 2º TURNO
Outro ponto bem marcante nesta campanha foi a diferença do primeiro turno para o segundo turno. Na primeira metade, em que foi bem dentro de casa, terminou em décimo lugar com 26 pontos, campanha para a manutenção tranquila. Um aproveitamento de 45,61%.
No segundo turno, porém, o aproveitamento caiu para menos da metade: apenas 22,22%. Com apenas 12 pontos, já está confirmada na lanterna do returno, já que o Brusque, 19º, tem 17.
Assim que o turno virou, a Ponte Preta viu o poder do Majestoso se esvair. Nas primeiras cinco partidas, foram um empate e quatro derrotas seguidas. Ao todo, teve apenas duas vitórias, um empate e sete derrotas.
Além disso, praticamente repetiu a campanha fora de casa. Se no primeiro turno conquistou quatro pontos, na metade final somou outros cinco.