CATARINENSE: Criciúma vence Brusque e conquista o 11º título
O gol de Hélder aos 33 minutos da segunda etapa cravou o 11º título estadual do Tigre, que não era campeão catarinense há 10 anos.
Após vencer o primeiro jogo por 1 a 0, o Criciúma voltou a derrotar o Brusque na final do Catarinense e é o campeão de 2023
Brusque, SC, 08 (AFI) – O Criciúma é o grande campeão do Campeonato Catarinense de 2023! Após vencer o primeiro jogo por 1 a 0, jogava pelo empate, mas o Tigre voltou a derrotar o Brusque na tarde deste sábado (08) e garantiu o 11º título estadual para o time tricolor, que não era campeão há 10 anos. A última vez foi em 2013. Já o Brusque continua com dois troféus, 1992 e 2022. Os dois garantiram presença na Copa do Brasil de 2024.
O gol saiu só na segunda etapa da partida disputada no Estádio Augusto Bauer, com Hélder, mas o Criciúma, além da vantagem da ida, já dava indícios de que daria a vida pela vitória fora de casa para colocar as mãos na taça da competição.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo no Augusto Bauer pode até ter sido sem gols, mas não faltou emoção. Os visitantes começaram pressionando mais e dominando as principais chances do jogo com um time que parecia mais organizado e concentrado que os adversários.
O goleiro Matheus foi responsável por evitar que o Criciúma abrisse o placar logo aos 12 minutos de jogo, quando espalmou uma cabeçada certeira de Felipe Mateus na pequena área. Aos 14, salvou mais um. Claudinho recebeu e dominou, fez a finta e mandou uma pancada pela direita, mas o arqueiro Quadricolor conseguiu defender com apenas uma mão.
Entretanto, as atuações individuais do Brusque fizeram com que o cenário mudasse ao longo da partida. No finalzinho da primeira etapa, aos 37, Jhemerson iniciou uma boa jogada pelo lado esquerdo e avançou com velocidade. Com domínio da bola, o meia passou por três adversários e arriscou o chute para o gol, que só não aconteceu graças ao lateral Marcelo Hermes, que, milagrosamente, esticou a perna para evitar o gol da equipe mandante.
Dois minutos depois, mais uma chegada do time Quadricolor assustou a defesa do Tigre. Guilherme Queiroz subiu bem em uma cobrança de escanteio, mas o goleiro Gustavo se esticou para salvar o empate no placar agregado.
O fim do primeiro tempo da final ainda contou com uma confusão após os jogadores do Brusque reclamarem que o apito final foi dado durante um contra-ataque. Integrantes do starr do Quadricolor também se envolveram em uma discussão com os atletas do Criciúma.
GOL DO CRICIÚMA SAIU SEGUNDO TEMPO
O Brusque voltou para a segunda etapa buscando fortemente abrir o marcador no Estádio Augusto Bauer. Com apenas 6 minutos no cronômetro, Evertson Bala chegou pela esquerda e cruzou para Cléo Silva finalizar no centro da pequena área, perto da marca da cal, mas o zagueiro Walisson Maia conseguiu evitar que a bola entrasse.
O time Quadricolor teve a bola na maior parte do tempo durante os 45 minutos finais, assim como nos últimos momentos da primeira etapa. A maior dificuldade dos mandantes, porém, seguiu sendo a finalização, com poucas chegadas que ofereciam perigo aos adversários.
Aos 26, o time da casa novamente ficou perto de anotar um gol. Guilherme Queiroz recebeu um cruzamento de Alex Ruan pelo lado esquerdo e, centralizado na área, tentou a finalização de canhota, mas mais uma vez o goleiro Gustavo salvou.
O gol da vitória que cravou o título do Tigre saiu só aos 33, quando Hélder partiu em velocidade pelo lado esquerdo, conseguiu driblar a marcação adversária e bateu forte para colocar o Criciúma na frente no placar. Antes de entrar, a bola ainda explodiu no travessão esquerdo, mas terminou dentro da rede.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 2ª
- Data:
- 08/04/2023
- Horário:
- 16:30
- Árbitro:
- Ramon Abatti Abel
- Assistentes:
- Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes
- Cartões Amarelos:
- Brusque: Rodrigo, Wallace, Rodolfo Potiguar
- Criciúma : Arilson, Eder, Cristovam
- GOLS:
- Criciúma: Hélder, aos 33′ 2T
- Estádio:
- Augusto Bauer
- Local:
- Brusque (SC)