Bruno Guimarães: Do Osasco Audax para a Copa do Mundo

Atleta de 25 anos se destaca em vitória da seleção na Copa do Mundo

Veja a trajetória de Bruno Guimarães no futebol, destaque da seleção brasileira nesta Copa do Mundo

Bruno Guimarães seleção brasileira Copa do Mundo
Bruno Guimarães se indigna com não convocação para amistoso (Foto: Divulgação)

POR: WILLIAM CASTRO

Osasco, SP, 28 (AFI) – De jóia da base do Osasco Audax até a disputa a Copa do Mundo do Catar de 2022 pela seleção brasileira. Relembre a trajetória do meia Bruno Guimarães, um dos destaques na vitória do Brasil por 1 a 0 sobre a Suíça, que poucos anos atrás estava iniciando sua trajetória profissional

BASE E INÍCIO PROFISSIONAL

Com apenas 15 anos de idade, Bruno iniciou sua carreira nas categorias de base do Audax Rio, onde ficou de 2012 a 2013 mas não entrou em campo pelo profissional. Sua ascensão de fato foi pelo Osasco Audax, quando, após boas atuações na Copa São Paulo de Futebol Jr de 2017, foi elogiado pelo até então treinador do clube, Fernando Diniz, e chamou a atenção de diversos clubes do Brasil e se transferiu para o Athlético-PR.

Bruno Guimarães Osasco Audax
Bruno Guimarães começou sua carreira no Osasco Audax (Foto: Divulgação)

Vale lembrar também, que, ainda no futsal, o jogador foi companheiro do centroavante do Flamengo e da seleção brasileira, Pedro, este que ainda não estreou na Copa do Mundo.

ATHLÉTICO-PR

No Furacão, Bruno Guimarães teve atuações de gala entre os anos de 2017 e 2019, lhe rendendo os prêmios individuais de Craque do Brasileirão de 2019 e Melhor Volante do Campeonato Brasileiro no mesmo ano, além de Melhor Jogador do Pré-Olímpico em 2020.

Além disso, marcou 10 gols, distribuiu 4 assistências no período e foi campeão, junto ao Athlético-PR, da Taça Caio Júnior de 2018, Campeonato Paranaense de 2018, Copa Sul-Americana de 2018 e Copas do Brasil e Suruga em 2019.

Técnico histórico do Athlético-PR devido as conquistas do clube entre 2018 e 2019, Tiago Nunes deu declaração recente sobre o jogador em um podcast falando sobre sua garra e senso de coletividade dentro de campo.

NA EUROPA

Após boas atuações no futebol brasileiro, era inevitável que acontecesse uma saída para o futebol europeu, e foi o Lyon, clube da França, quem venceu a concorrência pela contratação do jogador, na época, com 22 anos.

Por lá, viveu altos e baixos, e somando os quase três anos de futebol francês, disputou 71 partidas, marcou apenas 3 vezes e distribuiu 7 assistências.

O divisor de águas em sua carreira foi sua ida para o Newcastle da Inglaterra na temporada 2021/2022 logo após o clube ser comprado por um fundo de investimento liderado por um príncipe saudita que é dono também do Al-Nassr, clube da elite da Arábia Saudita. No clube inglês, onde segue até o momento, são 31 partidas disputadas, 8 tentos anotados e 3 passes para gol.

SELEÇÃO, OLIMPÍADAS E COPA DO MUNDO

Destaque durante os jogos pré-olímpicos, Bruno Guimarães também foi o titular absoluto do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, na qual foi campeão, e hoje briga por vaga entre os titulares da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar principalmente neste período em que Neymar está fora por lesão no tornozelo direito.

Confira também: