Briga contra o rebaixamento esquenta no Paulistão Série A2

A luta pela permanência ficou ainda mais acirrada após os resultados da última rodada

Portuguesa Santista, Linense, São Bento e Rio Claro vivem momentos decisivos nas rodadas finais da Série A2

Briga contra o rebaixamento serie a2
O São Bento segue no Z2 do Paulistão Série A2 - Foto: Neto Bonvino / São Bento

Campinas, SP, 27 (AFI) – Com apenas duas rodadas restantes para o fim da fase de grupos, a disputa contra o rebaixamento na Série A2 do Campeonato Paulista se intensifica. Portuguesa Santista, Linense, São Bento e Rio Claro vivem momentos decisivos, tentando somar pontos essenciais para evitar a queda à Série A3 de 2026.

A luta pela permanência ficou ainda mais acirrada após os resultados da última rodada: o São Bento perdeu para a Ferroviária por 2 a 0, enquanto Portuguesa Santista e Primavera ficaram no empate sem gols. Já o Rio Claro também empatou diante do Prudente, enquanto o Linense ainda tem um jogo a disputar contra o Votuporanguense, marcado para o dia 5 de março.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

RIO CLARO

O Rio Claro é o time em pior situação. Lanterna da competição, a equipe tem nove pontos e um aproveitamento de apenas 23,1%. Com nenhuma vitória na competição, soma nove empates e quatro derrotas, com 10 gols marcados e 18 sofridos.

Para escapar do rebaixamento, o Galo Azul precisa vencer seus dois últimos jogos – contra a Ferroviária, em casa, e o São Bento, fora – além de torcer por tropeços dos adversários diretos.

SÃO BENTO

O São Bento ocupa a 15ª posição, com 10 pontos (25,6% de aproveitamento). A campanha conta com duas vitórias, cinco empates e seis derrotas, além de um saldo negativo de -11 gols (6 marcados e 17 sofridos).

O time de Sorocaba terá dois confrontos diretos na reta final: enfrenta o Linense, fora de casa, e depois recebe o Rio Claro, na última rodada. A partida contra o Linense pode ser determinante para o futuro do clube na competição.

PORTUGUESA SANTISTA

A Portuguesa Santista tem 11 pontos e ocupa a 14ª posição, com um aproveitamento de 28,2%. A Briosa conquistou duas vitórias, cinco empates e seis derrotas, com 8 gols marcados e 18 sofridos.

Apesar de não ter confrontos diretos contra rivais do Z2, a Portuguesa Santista enfrentará desafios complicados: encara o Oeste, fora de casa, e depois recebe o Votuporanguense. Uma derrota contra o Oeste pode deixar a equipe em uma situação extremamente delicada na última rodada.

LINENSE

O Linense tem uma ligeira vantagem sobre os adversários, pois ainda possui um jogo a mais para disputar. O Elefante soma 11 pontos e está na 13ª posição, podendo chegar a 20 pontos caso vença todas as partidas restantes. Seu aproveitamento atual é de 30,6%, com três vitórias, dois empates e sete derrotas.

Além do confronto atrasado contra o Votuporanguense, o Linense ainda enfrentará o São Bento, em casa, e encerrará sua participação contra o Santo André, fora de casa. Uma vitória no jogo adiado pode ser decisiva para encaminhar sua permanência na Série A2.

Jogos restantes dos times ameaçados

São Bento

  • Rodada 14: Linense x São Bento – Gilbertão, Lins (1º de março)
  • Rodada 15: São Bento x Rio Claro – CIC, Sorocaba (8 de março)

Portuguesa Santista

  • Rodada 14: Oeste x Portuguesa Santista – Arena Barueri, Barueri (1º de março)
  • Rodada 15: Portuguesa Santista x Votuporanguense – Ulrico Mursa, Santos (8 de março)

Linense

  • Rodada 13 (jogo atrasado): Linense x Votuporanguense – Gilbertão, Lins (5 de março)
  • Rodada 14: Linense x São Bento – Gilbertão, Lins (1º de março)
  • Rodada 15: Santo André x Linense – Brunão, Santo André (8 de março)

Rio Claro

  • Rodada 14: Rio Claro x Ferroviária – Shimitão, Rio Claro (1º de março)
  • Rodada 15: São Bento x Rio Claro – CIC, Sorocaba (8 de março)

Confira também: