Times brasileiros venceram sete dos últimos 12 títulos continentais

Nas disputas entre Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Recopa, Palmeiras, Flamengo e Athletico-PR garantiram sete títulos desde 2019

Os brasileiros criaram uma hegemonia recente, com o Equador ficando com três títulos e a Argentina com os outros dois

Flamengo brasileiro
Flamengo campeão da Libertadores (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 08 (AFI) – Vivendo um bom momento atualmente, os times brasileiros vem dominando o cenário Sul-Americano nos últimos anos. De 2019 até aqui, 12 títulos foram disputados entre Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana, sendo que o Brasil ficou com sete deles.

Palmeiras, Flamengo e até Athletico-PR vem protagonizando um cenário recente que alguns clubes argentinos dominaram em certo período, mas não vem tendo o mesmo êxito nos últimos anos – Boca Juniors é um exemplo, que apesar da tradição, conquistou por último a Recopa lá em 2008.

LIBERTADORES DOMINADA POR BRASILEIROS

Analisando apenas os últimos anos, é possível notar claro domínio dos clubes brasileiros em títulos da Conmebol. Em 2019, o Flamengo se sagrou campeão em cima do River Plate, enquanto nos dois anos seguintes o Palmeiras levantou a taça da Libertadores em cima de times daqui – Santos e Flamengo, respectivamente.

Flamengo brasileiro
Flamengo campeão da Libertadores (Foto: Divulgação)

Por último, o torneio mais disputado da América foi novamente conquistada por um brasileiro em 2022, e novamente pelo Flamengo, que desta vez bateu o Athletico-PR.

SUL-AMERICANA

Em 2019, Corinthians e Atlético-MG chegaram nas semifinais, mas o campeão foi o Independente Del Valle, do Equador, em cima do Colón, da Argentina. No ano seguinte, o argentino Defensa y Justicia bateu o compatriota Lanús, desta vez sem brasileiros entre os quatro melhores.

Já em 2021, a final foi brasileira e protagonizada por Athletico-PR e Red Bull Bragantino, com os paranaenses levantando o troféu pela segunda vez na história. Outro brasileiro que teve chance no último ano foi o São Paulo, que acabou derrotado na final para o Independente Del Valle, que conquistou o torneio mais uma vez.

Del Valle brasileiro
Independente Del Valle conquista Sul-Americana (Foto: Reprodução)

RECOPA: DISPUTA ENTRE CAMPEÕES

Coincidentemente, a disputa em 2020 e em 2023 foi a mesma: Flamengo, campeão da Libertadores, enfrentando o Del Valle, campeão Sul-Americano. Com desfechos diferentes, o primeiro embate foi vencido pelos brasileiros, enquanto no segundo, os equatorianos tiveram sua revanche.

Nos outros dois anos, Palmeiras foi o time em comum que disputou o título duas vezes. Na primeira, foi superado pelo Defensa y Justicia, enquanto no segundo enfim se sagrou campeão, pra cima do Athletico-PR.

14 BRASILEIROS NA DISPUTA

Com os títulos de Sul-Americana e Libertadores ainda podendo ser alcançados em 2023, 14 times brasileiros já disputaram a primeira rodada e seguem na luta por um troféu continental nesta temporada. Confira os concorrentes:

Libertadores da América: Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras.

Copa Sul-Americana: América-MG, Botafogo, Fortaleza, Goiás, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo.

Confira também: