Brasileirão vai zerar jogos e esquentar a briga nas pontas
Os jogos do meio de semana vão deixar os 20 clubes em condições iguais para lutar pelo título e também contra o rebaixamento à Série B.
Botafogo tenta voltar à ponta agora sob comando de Tiago Nunes, que vai substituir o até então interino, Lúcio Flávio
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 21 (AFI) – A CBF vai acabar com o desencontro entre os jogos de oito clubes com o resto das equipes que disputam o Brasileirão 2023. No momento, esses clubes têm um jogo a menos e, a partir de sábado, todos os 20 que disputam o campeonato, terão 35 jogos cada um. A partir daí, até a 38ª, que será a última a ser disputada no dia 6 de dezembro, não haverá mais essa diferença entre aqueles que disputam esta competição.
Os jogos programados para este meio de semana são: nesta quarta, dia 22 de novembro, às 19 horas, jogam Cruzeiro x Vasco da Gama. Às 21h30, o Fluminense recebe o São Paulo, no Maracanã, Rio de Janeiro. Na quinta feira, dia 23, às 19 horas, jogam Fortaleza x Botafogo, na capital do Ceará e às 21h30, o Flamengo recebe o Red Bull Bragantino, no Rio.
SEM FAVORITOS
Em tese, não há favoritos nesta partida. Nem o fato de jogar em casa, favorece algum desses clubes. Serão jogos muito disputados do primeiro ao último minuto, e, qualquer resultado deverá ser considerado normal. Em Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Cruzeiro precisa tanto quanto o Vasco dos três pontos que estarão em jogo. Será difícil até de fazer gols, tamanha a aplicação dos dois times em busca da vitória. No caso deste jogo, o empate já seria muito bom para o Vasco, e péssimo para o Cruzeiro.
Ainda na quarta, um jogo entre tricolores, Fluminense e São Paulo. Desde que saiu do clube do Morumbi, Fernando Diniz jogou quatro vezes contra a equipe que hoje é dirigida por Dorival Júnior e só perdeu uma vez. Já o São Paulo, no Brasileirão deste ano, ainda não ganhou nenhum jogo fora. Isso nos permitiria indicar o Flu como favorito, mas o time paulista está levando muito a sério os jogos fora, porque quer quebrar esse tabu negativo e terminar o Brasileiro com pelo menos uma ou duas vitórias fora de seu estádio.
BOTAFOGO TESTADO NO CEARÁ
No Ceará, o Fortaleza vai testar novamente o Botafogo, que perdeu a liderança para o Palmeiras na última rodada . Há possibilidade do alvinegro carioca vencer esta partida, mesmo fora de seus domínios, mas vai precisar jogar muito mais do que tem feito, se quiser levar os três pontos para casa no final deste jogo na capital cearense. É um jogo equilibrado e muito bom para assistir.
Já no Flamengo e Red Bull, diria que o rubro negro leva alguma vantagem por jogar em casa, ao lado de sua ruidosa torcida. Mas nos últimos jogos fora, o Red Bull tem corrido muito mais e em alguns momentos ganhou pontos fora. O Mengão de Tite que se cuide, ou pode desapontar sua torcida no jogo da noite desta quinta- feira, lá no Maracanã.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
O Coelho mineiro já caiu. O Coritiba está a um passo. Goiás também dificilmente vai escapar da degola. O Bahia talvez consiga se recuperar, mas para tanto precisa que Cruzeiro ou Vasco, que estão em fase ascendente, percam o clássico que farão em BH. O empate será ruim para os dois.
CAMINHO ABERTO AO PALMEIRAS
Na briga pelo título, o Palmeiras parece com o caminho mais fácil para chegar lá. Tem dois pontos à frente do Botafogo e pode se manter ali, porque o alvinegro carioca está oscilando muito de uns tempos para cá. O Grêmio também está nessa briga, mas tem perdido pontos fáceis até em casa. Essa irregularidade pode complicar seu esforço em chegar na liderança nas poucas rodadas que faltam.
O Red Bull pode ser a grande surpresa no rush final deste campeonato. Não acredito que Atlético MG e Fluminense tenham bala na agulha para erguer essa taça. Como disse, o Brasileirão 2023 termina dia 6 de dezembro.