BRASILEIRÃO: Tabus e revanche nos clássicos e briga no topo da tabela são atrações da 11ª rodada
Sábado começa com três clássicos e um jogo daqueles
São seis partidas no sábado e quatro no domingo
Campinas, SP, 09 (AFI) – O Campeonato Brasileiro está próximo do primeiro terço. No sábado (10), a 11ª rodada é aberta com chuva de clássicos. Tem rivalidade em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, além de jogão entre times do G4. No domingo, quatro partidas encerram a rodada. Não são todos os clubes que completaram os primeiros dez jogos. Alguns ainda têm confrontos adiados.
APRESENTAÇÃO DO FELIPÃO
CHEGOU A HORA DE ENCERRAR O TABU?
Após seis anos desde a última passagem, Luiz Felipe Scolari voltou ao Grêmio. O time gaúcho não se encontrou com Tiago Nunes e optou pela experiência para sair da lanterna. O treinador foi liberado pelo BID, mas a presença é incerta no clássico com o Internacional, às 16h30, na Arena do Grêmio.
Apesar de o Tricolor ser o último colocado (20º) com dois pontos e nenhuma vitória, o Colorado não está muito melhor para comemorar. O Internacional é o 14° na tabela, não vence há quatro jogos e tem apenas dez pontos. Sem contar o tabu: o último triunfo do lado vermelho como visitante foi em 2014. De lá para cá, foram 16 partidas na Arena do Grêmio.
Os dois times voltam a campo depois de perderem para paulistas por 2 a 0. O Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras com gols de Raphael Veiga e Gabriel Menino. O Internacional, pelo São Paulo ao sofrer tentos de Rigoni e Igor Gomes.
MAIS TABU, AGORA EM SÃO PAULO
Desde a construção do Allianz Parque, Palmeiras e Santos se enfrentaram dez vezes no estádio. O Peixe só venceu uma, em 2017. O resultado foi 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. Depois, foram quatro jogos com três triunfos do Alviverde e um empate.
Não é só o histórico no Allianz, porém, que está contra o Santos. O Palmeiras ganhou nas últimas quatro partidas e é o líder com os mesmos 22 pontos do Red Bull Bragantino. A vantagem está no número de vitórias (7 a 6). O Peixe, que conta com a volta de Fernando Diniz (suspenso), está na sétima posição e soma 15 pontos. Apenas quatro do Atlético-MG, o primeiro do G4.
Na última rodada, o Santos venceu o Athletico-PR. Marcos Guilherme e Canesin deixaram o placar em igualdade na primeira etapa, mas Zé Ivaldo (contra) colocou o Peixe na frente. O clássico será disputado também às 16h30 no sábado, na casa do Palmeiras, que não terá Abel Ferreira, suspenso.
REVANCHE DO ESTADUAL
No Campeonato Mineiro da atual temporada, a grande final foi entre Atlético-MG x América-MG e o resultado não caiu muito bem para quem perdeu. Os dois empates sem gols deram o título ao Galo – melhor campanha. O treinador do Coelho, na época, era o Lisca que criticou bastante o regulamento.
O tempo passou e o América-MG mudou a comissão técnica, depois de mal início. Lisca deu lugar a Vagner Mancini. No Atlético-MG, Cuca se manteve. A distância na tabela, agora no Brasileiro, também aumentou. O Galo está na quarta colocação com 19 pontos, enquanto o Coelho é o 15° com nove, dois a mais que o primeiro no Z4, o Sport.
Os nervos do América-MG devem estar ainda mais quentes pela revanche, pois na última quarta-feira (07), o time foi goleado por 4 a 0 pelo Fortaleza com gols de Éderson, David (2x) e Igor Torres. O Atlético-MG, alcançou a terceira vitória consecutiva contra o Flamengo também na quarta, por 2 a 1. Savarino abriu, ampliou e viu, do banco, Willian Arão descontar. O “Clássico das Multidões” é no sábado, às 19 horas, no Independência.
OUTROS JOGOS DE SÁBADO
Sem contar as rivalidades estaduais, o primeiro dia do fim de semana reserva Athletico-PR x RB Bragantino. O Furacão tem 19 pontos e é o terceiro colocado com um jogo a menos. O Massa Bruta empata com o Palmeiras na liderança com 22, mas tem uma derrota a menos. Confronto direto que pode valer bastante lá na frente.
Às 19 horas, Sport x Fluminense e São Paulo x Bahia finalizam o sábado de Brasileirão. O Leão não vence há seis jogos e é o primeiro time na zona de rebaixamento com sete pontos. Em casa, enfrenta o Flu que, apesar da vitória contra o Flamengo, não vive o melhor momento. O triunfo no clássico, inclusive, foi o único nas últimas seis partidas.
Em São Paulo, o tricolor paulista busca embalar de vez. Após ganhar a primeira partida contra o Internacional, o time foi aos oito pontos. Na próxima rodada, porém, o jogo é contra o sexto colocado. O tricolor baiano tem 17 pontos e venceu os últimos dois jogos contra Chapecoense e Juventude.
PARA FECHAR O FIM DE SEMANA
Na manhã de domingo, logo às 11 horas, o Juventude recebe o Atlético-GO. O Ju tem 12 pontos e se encontra no meio da tabela, na 13ª colocação. O time perdeu nas últimas duas partidas. O Dragão está no oitavo lugar com 14, mas tem um jogo pendente contra o Cuiabá – Arena Pantanal utilizada para Copa América.
No final da tarde, às 18h15, o próprio Cuiabá, agora com o estádio disponível, duela com o Ceará em casa. O Dourado luta pela primeira vitória e está em antepenúltimo com cinco pontos em oito partidas. O Vozão tem os mesmos 14 do Atlético-GO, porém, atuou nas 10 rodadas, até o momento. O Ceará está invicto há seis jogos.
No mesmo horário, o Flamengo joga contra a Chapecoense no palco da final da Copa América, o Maracanã. A crise tomou conta no Rio de Janeiro depois de duas derrotas importantes para Fluminense e Atlético-MG. A tranquilidade deve aparecer contra a Chape que é o 19° colocado com quatro pontos e nenhuma vitória. O Mengão está na 12ª posição com 12 em oito partidas.
Fechando a rodada, Fortaleza x Corinthians. O Leão do Pici goleou o América-MG por 4 a 0 na última quarta-feira e quer retornar ao G-4. O clube tem 18 pontos – um a menos que o Galo. O Corinthians, por outro lado, está bem na metade da tabela com 14. O Timão vai a campo para defender a invencibilidades dos últimos seis jogos.
ANOTE NA AGENDA
SÁBADO
Palmeiras x Santos, às 16h30, no Allianz Parque.
Grêmio x Internacional, às 16h30, na Arena do Grêmio.
Athletico-PR x RB Bragantino, às 17h30, na Arena da Baixada.
Sport x Fluminense, às 19 horas, na Ilha do Retiro.
São Paulo x Bahia, às 19 horas, no Morumbi.
América-MG x Atlético-MG, às 19h, na Arena Independência
DOMINGO
Juventude x Atlético-GO, às 11 horas, no Alfredo Jaconi.
Cuiabá x Ceará, às 18h15, na Arena Pantanal.
Flamengo x Chapecoense, às 18h15, no Maracanã.
Fortaleza x Corinthians, às 20h30, no Castelão.
Confira também:
- Palmeiras x Santos - Empolgado, Verdão defende tabu no Allianz Parque
- Flamengo x Chapecoense - Vencer ou vencer no Brasileirão
- Cuiabá x Ceará - Chegou a hora do Dourado desencantar no Brasileirão?
- Juventude x Atlético-GO - Ju usará o fator casa para vencer mais uma no Brasileirão?
- Athletico x Red Bull Bragantino - A briga é pela liderança do Brasileirão