Brasileirão: São Paulo é favorito em Goiás na 27ª rodada
A 27.ª rodada começa quente, com seis jogos. O São Paulo vai até Goiânia. Os outros quatro clubes paulistas só jogam na noite da quinta-feira. Veja!
O primeiro jogo da 27.ª rodada será disputado às 19 horas, desta quarta, entre o Grêmio Porto Alegrense e o Athletico-PR, no estádio gaúcho
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 18 (AFI) – Depois das Eliminatórias da Copa, que interrompeu seus jogos, o Campeonato Brasileiro volta à sua rotina na noite desta quarta-feira, dia 18 de outubro, com seis jogos. O São Paulo, entre os clubes paulistas, é o único que vai entrar em campo, às 21h30, em Goiânia, contra o Goiás. Os outros quatro clubes paulistas só jogam na noite da quinta-feira (o Palmeiras pega o Atlético-MG, o Santos encara o Red Bull Bragantino, enquanto o Corinthians vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, de Fernando Diniz).
O primeiro jogo da 27.ª rodada será disputado às 19 horas, desta quarta, entre o Grêmio Porto Alegrense e o Athletico-PR, no estádio do tricolor gaúcho. Trata-se de um jogo sem favorito, porque as forças se equilibram. Às 20 horas, o Coritiba, que luta contra o rebaixamento, recebe o Cuiabá, em jogo também bastante equilibrado.
LÍDER NO INDEPENDÊNCIA
No mesmo horário, o América Mineiro, pior time do campeonato, recebe o Botafogo carioca, líder isolado do Brasileirão. Pela lógica, dá Botafogo. Às 21h30, o Vasco da Gama, que também luta forte para não cair, recebe o Fortaleza, a maior força do futebol nordestino. O time de São Januário vai precisar jogar muito para ganhar os três pontos. Acho até que o clube cearense pode, pelo menos, levar um ponto prá casa, já que seu time é, no momento, superior ao do Vasco.
Ainda às 21h30, o Goiás recebe, em Goiânia, o São Paulo de Dorival Júnior. Em tese, o Tricolor paulista é superior ao seu adversário e, se der a lógica, ele vence esta partida. O Goiás, que é um dos quatro integrantes do Z-4, só terá chance de ganhar um ou três pontos, se o Tricolor paulistano estiver pouco inspirado. Pela lógica, no entanto, dá São Paulo na cabeça.
Em Salvador, o Bahia, que luta para não cair, enfrenta o Internacional, de Porto Alegre. Em casa o tricolor baiano sempre joga mais e, numa dessas, pode até surpreender o Colorado gaúcho, que tem mais time do que ele.
PALMEIRAS CONTRA FELIPÃO
Na quinta-feira, dia 19 de outubro, mais quatro jogos. Às 19 horas, Palmeiras x Atlético Mineiro. de Luiz Felipe Scolari. O Verdão está em fase conturbada e já não joga mais aquele futebol envolvente do passado. Esse detalhe pode favorecer o Galo Mineiro a pelo menos empatar dentro da Allianz Arena (isso, se não vencer a partida, já que Felipão conhece como ninguém o estádio e o time do Palmeiras).
Em Belo Horizonte, o Cruzeiro que está em péssima fase, pega o Flamengo, que será dirigido pela primeira vez pelo técnico Tite. É jogo para empate ou para uma vitória do Flamengo que tem melhor elenco. Às 20 horas, o Santos encara outro time paulista, o Red Bull Bragantino, que é o atual vice- líder do campeonato. É um jogo sem um favorito destacado. Finalmente, às 21h30, o Fluminense encara o limitado Corinthians, de Mano Menezes. Em tese, favoritismo do tricolor carioca que dificilmente perde em casa.
Antes destes jogos, a classificação do campeonato está assim:
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA !
OS MELHORES E PIORES
Clube que mais venceu – Botafogo com 17 vitórias em 26 rodadas.
Clubes que mais empataram – Red Bull, Cruzeiro e Corinthians – 10 vezes cada um.
Clubes que mais perderam: Coritiba e América Mineiro – 6 vezes cada.
Defesa menos vazada – Botafogo, 16 gols contra.
Melhores ataques – Botafogo e Grêmio Porto Alegrense – 42 gols cada um.
Principais artilheiros do Brasileirão até agora – Tiquinho Soares, do Botafogo, 15 gols. Marcos Leonardo, do Santos, 12 gols. Vitor Roque, do Athletico PR, 11 gols. Paulinho, do Atlético Mineiro – 10 gols.
Goleiro menos vazado – Lucas Perri, do Botafogo – 16 gols contra em 26 jogos disputados.
Esta, como disse, será a 27.ª rodada do Brasileirão 2023. Assim que ela se encerrar, vão faltar 11 rodadas para o final do campeonato, cuja rodada será disputada no dia 3 de dezembro deste ano. Depois disso, os jogadores vão entrar em férias até a segunda quinzena de janeiro de 2024.