BRASILEIRÃO FEMININO: Santos, Palmeiras e Ferroviária entram em campo no 1º dia
Três paulistas entram em campo na sexta-feira, todos como mandantes: Santos, Ferroviária e Palmeiras.
Campinas, SP, 14 (AFI) – O Brasileirão Feminino A1 está de volta! A principal competição nacional feminina terá início nesta sexta-feira com três jogos. A primeira rodada seguirá com quatro jogos no sábado e um na segunda-feira.
TRIO PAULISTA EM CAMPO
Três paulistas entram em campo na sexta-feira, todos como mandantes: Santos, Ferroviária e Palmeiras.
O Santos entra em campo às 19h, quando recebe o Real Brasília-DF na Vila Belmiro. Campeãs em 2017, as Sereias da Vila caíram nas semifinais para o Corinthians, que viria a ser campeão.
No mesmo horário, Ferroviária e Botafogo se enfrentam na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. Campeã em 2014 e 2019 e tradicional na modalidade feminina, a Ferroviária ficou com o vice em 2023. O Fogão conquistou o acesso em 2023.
Mais tarde, às 21h30, Palmeiras e Flamengo estreiam no Jayme Cintra, em Jundiaí. O time alviverde foi vice-líder da primeira fase em 2023, mas caiu para o São Paulo nas quartas de final, mesma fase em que as cariocas foram eliminadas pelo Santos.
MAIS JOGOS
O sábado seguirá movimentado com as estreias do São Paulo diante do Cruzeiro. Outro paulista a estrear é o Red Bull Bragantino, campeão da A2 em 2023. Enfrenta o tradicional Avaí Kindermann-SC.
O dia ainda terá Fluminense e América-MG, outros que subiram da segunda divisão. Enfrentam Atlético-MG e Internacional, respectivamente.
PENTACAMPEÃO SÓ NA SEGUNDA-FEIRA
Maior campeão da competição, com títulos em 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023, o Corinthians estreia apenas na segunda-feira, às 20h. Encerra a rodada diante do Grêmio no Airton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul (RS).
FORMATO
O formato segue o mesmo das últimas temporadas. Os 16 times se enfrentam em turno único e os oito melhores avançam às quartas de final. Os quatro piores são rebaixados.
Todo o mata-mata é decidido em jogos de ida e volta e, em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis.
Ferroviária, São José-SP e Avaí Kindermann são os times com mais participações. Como o São José está na segunda divisão, Ferroviária e Avaí Kindermann assumem o posto mais alto com 11 participações.