Brasileirão: mais uma rodada com grandes jogos
OPINIÃO: Balanço da rodada do Brasileirão na visão do colunista FI Sérgio Carvalho
A rodada já começou com empate sem gols, mas promete ainda muitas emoções sábado e domingo
A décima quinta rodada do Brasileirão 2021 começou nesta sexta-feira, dia 6 de agosto. Quando ela for encerrada na segunda-feira, vão faltar apenas quatro rodadas para o final do primeiro turno. O jogo programado para esta sexta no Recife colocou frente a frente Sport e Red Bull Bragantino, empate sem gols.
Curiosamente, o Red Bull é um dos clubes com maior número de gols neste Brasileiro. Tem 25 gols até agora ao lado de Palmeiras e Flamengo. Já o Sport, apesar de ter saído da Z4 recentemente, tem a melhor defesa do campeonato ao lado do Flamengo com 12 gols sofridos até agora.
A rodada continua no sábado, dia 7 de agosto, a partir das 18 horas, quando o Athletico PR recebe o São Paulo, em Curitiba. Os dois clubes precisam dos três pontos, mas o Tricolor de Hernán Crespo precisa mais, porque neste momento está entre os quatro piores clubes do campeonato, na zona do rebaixamento. Em tese, por jogar em casa e ter campanha superior o Furacão paranaense é favorito neste jogo.
Às 21 horas, outro grande paulista vai entrar em campo. O Palmeiras, que é líder isolado do campeonato, recebe o bom time do Fortaleza, na Allianz Arena. O Verdão tem o favoritismo, mas não pode bobear. Se o fizer, o ex-time de Rogério Ceni pode surpreendê-lo e lhe tirar um ou até três pontos na noite de sábado. Ainda às 21 horas, o Cuiabá, que faz péssima campanha até aqui, enfrenta o Bahia, que também oscila demais neste campeonato. É jogo sem um favorito destacado e por isso mesmo, qualquer placar no final da partida será válido.
NO DOMINGO
No domingo, dia 8 de agosto, às 16 horas, a grande atração será o clássico entre Santos e Corinthians, na Vila Belmiro. Time de Fernando Diniz tem um belo retrospecto dentro de seu estádio e, por isso mesmo, é favorito nesta partida. O Corinthians, que tem jogado muito mal até agora, vai tentar surpreender o Peixe, mas me parece muito difícil que consiga a vitória. Talvez um empate possa até ser viável, mas o normal será uma vitória do Santos que tem conseguido ótimos resultados dentro de seu velho estádio.
Em Belo Horizonte, neste mesmo horário, o América Mineiro enfrenta o Fluminense, em BH. O Tricolor carioca tem mais time e por isso está mais perto da vitória. Em Caxias do Sul o Juventude terá pela frente o segundo melhor time do campeonato, o Atlético Mineiro. Em tese, o grande favoritismo, mesmo fora de casa, é do Galo de Minas. Às 18h15, pode acontecer outra goleada do Flamengo que, sob o comando de Renato gaúcho está em estado de graça. O adversário do Mengão será o Inter, de Porto Alegre, que atravessa péssima fase técnica.
Em Fortaleza, neste mesmo horário, jogam Ceará e Atlético GO. Time da casa é o franco favorito
Como jogo que vai encerrar a rodada, na segunda-feira, dia 9 de agosto, às 20 horas, o Grêmio, que luta para sair das últimas colocações, encara a Chapecoense, pior time do campeonato. Tricolor gaúcho só não ganha se acontecer uma super zebra. Caso contrário, pode até golear.
No momento o líder isolado do campeonato é o Palmeiras, com 32 pontos ganhos. Clubes com maior número de vitórias – Palmeiras e Atlético MG – 10 cada um. Clube com maior número de empates é o Cuiabá, 7 vezes. Time que mais perdeu é a Chapecoense, 10 vezes. Os melhores ataques são os do Palmeiras, Red Bull Bragantino e Flamengo, com 25 gols pró cada um.
Melhores defesas são as do Flamengo e do Sport (uma grata surpresa) com 11 gols contra cada um. Pior defesa do campeonato é a da Chapecoense que já sofreu 25 gols até agora em quatorze jogos disputados. O Palmeiras andou perdendo pontos inesperados nas últimas rodadas e, por isso, pode até perder a liderança se não vencer o Fortaleza neste sábado. Na parte de baixo, parece quase certo que a Chapecoense não vai escapar do rebaixamento neste ano. Só um milagre conseguirá salvá-la.