Brasileirão: briga para disputar Libertadores valoriza última rodada

Sérgio Carvalho analisa a última rodada do Campeonato Brasileiro

Lembro que Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo já estão com vaga assegurada.

renato augusot 1 e1668218743498
Renato Augusto em treino. Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Campinas, SP, 11 (AFI) – O Campeonato Brasileiro de Futebol, série A, termina neste final de semana com a disputa dos jogos da trigésima oitava rodada. Como o título já foi conquistado pelo Palmeiras por antecipação, a briga para saber quem terá o direito de participar da pré ou da Libertadores 2023 é o que vai super valorizar esta rodada que terá dois jogos no sábado e oito no domingo à tarde.

Lembro que Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo que ocupam os cinco primeiros lugares na classificação geral do campeonato já estão com vaga assegurada na Libertadores. Como oito clubes brasileiros terão esse privilégio, sobram três vagas para ainda serem definidas nos jogos da última jogada do campeonato . Elas serão disputadas por Athlético PR, Atlético Mineiro, Botafogo, América Mineiro, Fortaleza e São Paulo. Em minha opinião, acredito que Athlético PR, Atlético MG e Botafogo tem mais chance de chegar lá, mas aqueles que correm logo atrás, podem surpreender neste rush final, principalmente se um dos citados acima ou até os três perderem os jogos que terão pela frente nesta rodada.

NO MARACANÃ
Neste sábado, dia 12 de novembro, jogam às 16 horas, Flamengo x Avaí e América Mineiro x Atlético Goianiense. Como joga em casa, o rubro negro carioca, mesmo que jogue com seu time misto, deve ser considerado favorito. O mesmo podemos dizer do América Mineiro, de Vagner Mancini, que também joga em casa e tem muito mais time que o decadente Atlético de Goiás. No domingo, às 16 horas jogam: Red Bull x Fluminense, em Bragança.

O Tricolor carioca é favorito disparado. Corinthians x Atlético MG, em São Paulo. Na frente da fiel, o Timão tem tudo para ganhar esses três pontos. Na Vila Belmiro o Santos recebe o Fortaleza, um adversário muito difícil. Por isso, neste jogo, tudo pode acontecer. Até a vitória do time visitante. Em Porto Alegre, o Inter briga para ganhar os três pontos e assegurar o título de vice- campeão. Seu adversário será o excelente Palmeiras que, dificilmente, vai perder este jogo. Numa dessas, o empate ficaria de bom tamanho. Em Fortaleza, o já rebaixado Ceará, encara o Juventude, que também já caiu. Tudo pode acontecer. Em Goiânia, o Goiás pega o São Paulo. Jogo igual, sem favorito. EM CUIABÁ
Em Cuiabá, o Cuiabá enfrenta o Coritiba. O time da casa leva algum favoritismo. E em Curitiba, o Athlético PR  encara o Botafogo. Jogo igual. 

NUMEROS

Antes destes jogos a classificação da série A está assim. O Palmeiras é líder e campeão com 73 pontos. Internacional tem 70. Fluminense, 67. Corinthians, 65. Flamengo, 62. Athlético PR e Atlético MG, 55. Botafogo, 53. América MG e Fortaleza – 52. São Paulo, 51. Santos, 47. Goiás, 46. Red Bull, 44. Coritiba, 42. Cuiabá, 38. Atlético GO – 35. Ceará – 34. Avaí, 32. Juventude-22. O Palmeiras foi mesmo o melhor time do campeonato. Teve o maior número de vitórias, 23. Melhor ataque, 66. Defesa ,menos vazada, 24. Melhor saldo de gols – 42. O clube que mais empatou neste campeonato foi o Ceará – 16 vezes. Os que mais perderam foram Avai e Juventude, 21 vezes. O Palmeiras foi o que menos perdeu. Apenas duas vezes. Já estão rebaixados Ceará, Avaí e Juventude. O Atlético Goianiense deve fazer companhia a eles. Com o final do campeonato acontecendo, a atenção do torcedor passará a se fixar na Copa do Mundo do Catar. A Seleção Brasileira se apresenta nesta segunda-feira e já vai para Turim- Italia. Estreia dia 24 de novembro, às 16 horas, contra a Sérvia. Depois pega Suiça e Camarões. Pela diferença de qualidade, o Brasil tem tudo para passar invicto por essa fase. O grupo convocado por Tite é muito bom. Se ele não atrapalhar, a verde e amarela tem tudo para chegar a grande final.  

Confira também: