Brasileirão: Após 1º turno, veja como está a probabilidade de rebaixamento
Santos tem mais de 50% de chances de jogar a Série B em 2024 e luta contra o Bahia na tabela
Em campanha surpreendente, Cuiabá chega na 20ª rodada com alta possibilidade de permanência
Campinas, SP, 16 (AFI) – Com 19 rodadas disputadas, a Série A do Campeonato Brasileiro chegou ao fim do primeiro turno. Após a fase inicial, o Botafogo surgiu como o principal favorito ao título, liderando a competição desde o início e fazendo uma campanha histórica. Diante da grande vantagem dos cariocas, outra disputa se desenha para levar emoção aos jogos finais do Brasileirão: a luta contra o rebaixamento.
De acordo com uma projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cinco times aparecem com chances altas de rebaixamento ao final do Campeonato Brasileiro. Na última posição, o América-MG tem 89,5% de probabilidade de queda, seguido por Vasco da Gama (76%) e Coritiba (75,5%).
A pesquisa neste momento da temporada revela uma briga equilibrada contra a última vaga na zona de rebaixamento. Atualmente em 17º, o Santos aparece com 54,5% de chance de queda, enquanto o Bahia, que está na porta do Z-4, foi contabilizado com 47,1% de probabilidade.
A arrancada do Goiás na reta final do primeiro turno foi fundamental na campanha contra o rebaixamento. O levantamento da UFMG afirma que o Esmeraldino tem apenas 17,3% de chances de disputar a Série B da próxima temporada. O recém-promovido Cruzeiro aparece em seguida, com 11%. Se recuperando após um início ruim, o Corinthians tem 6,8%, seguido pelo Fortaleza, registrado com 5,3%.
PARTE ALTA
Entre os clubes apontados como possíveis rebaixados no início da temporada, quem mais surpreendeu foi o Cuiabá. Apesar das expectativas de luta na parte baixa da tabela, o Dourado aparece hoje com apenas 0,82% de probabilidade de rebaixamento, melhor que São Paulo (2.9%) e Atlético-MG (2,6%), times de maior investimento e tradição.
Ainda falando sobre chances de rebaixamento, os times da parte de cima praticamente se livraram da queda nas primeiras 19 rodadas, é o caso de Fluminense (0,23%), Flamengo (0,20%), Red Bull Bragantino (0,09%), Grêmio (0,05%), Palmeiras (0,03%) e Botafogo (0%).
Diante das mudanças ocasionadas por problemas de calendário, dois jogos da 15ª rodada ainda irão concluir o primeiro turno do Brasileirão. Corinthians x Grêmio e América-MG x Vasco se enfrentam com possibilidades de atualizações nas estimativas na luta contra o rebaixamento.
Confira a probabilidade de rebaixamento de cada clube do Brasileirão:
América-MG (89,5%)
Vasco (76%)
Coritiba (75,5%)
Santos (54,5%)
Bahia (47,1%)
Goiás (17,3%)
Cruzeiro (11%)
Internacional (9,2%)
Corinthians (6,8%)
Fortaleza (5,3%)
São Paulo (2,9%)
Atlético-MG (2,6%)
Athletico-PR (0,94%)
Cuiabá (0,82%)
Fluminense (0,23%)
Flamengo (0,20%)
Red Bull Bragantino (0,09%)
Grêmio (0,05%)
Palmeiras (0,03%)
Botafogo (0%)
Confira também:
- Bahia ganha duas novidades na reapresentação
- Fortaleza quer comprar Pikachu em transferência milionária
- Tiquinho, Vitor Roque e Deyverson: confira a briga pela artilharia após o fim do primeiro turno
- Série D: No Marizão, Sousa-PB não perde há quase sete meses
- Série D: Ceilândia-DF aposta em treinador e clima para decisão