BRASILEIRÃO: Pelo título ou contra o rebaixamento, é tudo ou nada na última rodada

Neste domingo, a 38ª e última rodada da elite do futebol nacional definirá o campeão e o último rebaixado

Chegou a hora da verdade no Brasileirão

Brasileirão
Jogadores do Botafogo contra o Palmeiras. (Foto: Divulgação/Botafogo)

Campinas, SP, 06 (AFI) – Chegou a hora da verdade no Brasileirão. Neste domingo, a 38ª e última rodada da elite do futebol nacional será disputada e decidirá o futuro das equipes, seja para aqueles que brigam pelo título, seja para os desesperados na luta contra o rebaixamento.

No topo da tabela, o líder Botafogo e o vice-líder Palmeiras chegam ao derradeiro jogo da temporada com chances de levantar o troféu mais cobiçado do país. Para o Fogão garantir o título, basta empatar em casa contra o São Paulo, enquanto o verdão precisará ganhar do Fluminense e torcer pelo rival contra o Alvinegro Carioca.

Mas se tem ação lá em cima, na parte de baixo a briga é ainda mais ferrenha. Com uma vaga no Z-4 restante, Red Bull Bragantino, Athletico, Fluminense e Atlético-MG chegam no domingo com chances reais de terminar o ano com o descenso à Série B do Brasileirão.

Na rodada final, todos os jogos serão disputados simultaneamente, às 16h.

A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.


NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!


É DECISÃO NO BRASILEIRÃO

Em busca do seu terceiro título de Brasileirão, o Botafogo recebe o São Paulo no Nilton Santos. Com 76 pontos, o líder precisa apenas de um empate para alcançar o objetivo, e enfrenta uma equipe em má fase, que já tem seu futuro definido. Na 6ª posição, o Tricolor Paulista já está garantido na fase de grupos da Libertadores de 2025.

O Palmeiras não depende só de si, mas no mínimo, buscará fazer a sua parte contra o Fluminense no Allianz Parque. Vice-líder com 73 pontos, o Verdão buscou um empate heroico na rodada passada contra o Cruzeiro para manter o sonho do tri consecutivo vivo. Já o Flu é o 15º com 43, e uma simples vitória garantirá a permanência na Série A sem depender de outros resultados.

image 151
Jogadores do Palmeiras contra o Cruzeiro no Brasileirão. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Na Arena MRV, a briga é direta entre Atlético-MG e Athletico contra a degola. O Galo é o 14º com 44 pontos, enquanto o Furacão é o 16º com 42. Ambos chegam assombrados pelo fantasma da Série B, sendo que a situação dos visitantes é ainda mais delicada. O Alvinegro enfrenta grave crise e não vence há nove jogos, enquanto o Rubro-Negro perdeu em casa para o Red Bull Bragantino na quinta-feira.

Completando os pressionados, o Red Bull Bragantino recebe o já rebaixado Criciúma no Nabi Abi Chedid. Neste momento, o Massa Bruta está no Z-4, em 17º, com 41 pontos, mas ganhou uma nova chance com a vitória em Curitiba. Já o Tigre não pode fazer mais nada. Em 18º com 38, o clube catarinense está de volta à 2ª Divisão após um ano na elite.

Fortaleza e Internacional travam uma batalha no Castelão que vale a 4ª colocação. Empatados com 65 pontos, Leão e Colorado tem a mesma campanha no Brasileirão, mas os gaúchos tem a vantagem pelo melhor saldo de gols. Ambos vão para a última rodada sofrendo com uma sequência de duas derrotas em sequência.

Na Arena, o Grêmio recebe o Corinthians para um grande clássico. O Imortal fez uma temporada decepcionante, mas está com a permanência garantida, na 12ª posição com 45 pontos. Com oito vitórias consecutivas e uma arrancada histórica, o Timão busca terminar o ano em alta. Em 7º com 53, a equipe paulista está na Libertadores.

image 152
Jogadores do Corinthians celebram gol no Brasileirão. (Foto: Rodrigo Coca/Corinthians)

O duelo contra o vice-lanterna Atlético-GO vale muito para o Bahia no Brasileirão. Em busca da primeira classificação à Libertadores em 35 anos, o Tricolor busca vencer para garantir um lugar no G-8, estando neste momento com 50 pontos. Para o Dragão, rebaixado há algumas rodadas, o jogo marca o fim de uma temporada desastrosa para o torcedor.

Tranquilos, Flamengo e Vitória se enfrentam no Maracanã. O Mengão tem a 3ª posição garantida com 69 pontos e uma invencibilidade de oito partidas, enquanto o Leão protagonizou uma grande arrancada para fugir da zona de rebaixamento. Nos últimos nove jogos, o Vitória tem apenas uma derrota, estando em 11º com 46.

Cuiabá e Vasco vão cumprir tabela neste domingo. Lanterna do Brasileirão, o Dourado sofreu o primeiro descenso de sua história, enquanto o Cruzmaltino, em 10º com 47 pontos, garantiu uma vaga na Sul-Americana ao vencer o Atlético-MG.

Livre da degola, o Juventude pode buscar uma vaga na ‘Sula’ contra o Cruzeiro no Alfredo Jaconi. O Juve subiu para 13º com 45 pontos, mas do outro lado, terá uma equipe que mira um último suspiro para chegar à Libertadores. A Raposa está em 9º com 49 pontos.

PÓS-JOGO
unnamed file 59
Atlético-MG
1 0
unnamed file 97
Athletico
PÓS-JOGO
unnamed file 79
Juventude
0 1
unnamed file 74
Cruzeiro
PÓS-JOGO
fortaleza
Fortaleza
3 0
unnamed file 69
Internacional
PÓS-JOGO
unnamed file 27
Red Bull Bragantino
5 1
unnamed file 116
Criciúma
PÓS-JOGO
unnamed file
Palmeiras
0 1
unnamed file 99
Fluminense
PÓS-JOGO
unnamed file 70
Botafogo
2 1
unnamed file 1
São Paulo
PÓS-JOGO
unnamed file 452
Bahia
2 0
unnamed file 114
Atlético-GO
PÓS-JOGO
unnamed file 90
Grêmio
0 3
unnamed file 36
Corinthians