Brasil x Argentina - Após 14 anos, seleções disputam título da Copa América

O time comandado pelo técnico Tite busca o bicampeonato

Após 14 anos Brasil e Argentina se reencontram na decisão da competição

neymar messi photo by pedro vilela getty images 1024x682 1
Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Rio de Janeiro, RJ, 09 (AFI) – O Maracanã recebe neste sábado, às 21h, a grande final da Copa América. Brasil e Argentina, após 14 anos, se reencontram na decisão da competição. O duelo ocorre em jogo único e, em caso de igualdade, os pênaltis definem quem ergue a taça.

Se pelo lado da seleção brasileira, o time comandado pelo técnico Tite busca o bicampeonato, pelo lado da Argentina, o time comandado pelo técnico Lionel Scaloni tenta voltar ao protagonismo, dando o primeiro título para Messi.

A última vez que os dois países estiveram frente a frente na decisão da Copa América foi na edição de 2007. Na Venezuela, o Brasil superou a Argentina por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves, para conquistar a sua oitava Copa América.

VAI TER PÚBLICO!

A Prefeitura do Rio de Janeiro cedeu à Conmebol, e o Maracanã terá público de convidados na final da Copa América. A presença desses torcedores será limitada a 10% da capacidade do estádio. A organizadora do evento, a Conmebol, ficará responsável pelos testes de Covid-19 em todos que entrarem no estádio dentro das 48 horas anteriores ao jogo: quem testar positivo não pode entrar.

JEJUM

A Argentina não conquista um titulo há 28 anos. Em 1993,  a Albiceleste conquistava seu último título, justamente a Copa América. Com dois de Batistuta, a seleção comandada por Alfio Basile, que também contava com nomes como Diego Simeone, Fernando Redondo, Oscar Ruggeri e Beto Acosta, venceu o México por 2 a 1 na decisão. Mas, parou por aí.

RETROSPECTO

Se for levar em conta o retrospecto geral entre as duas seleções, o Brasil já sai na frente. Em toda história, os brasileiros e os argentinos já se enfrentaram 106 vezes em competições oficiais, com vantagem para a seleção canarinho. O Brasil venceu em 43 ocasiões, enquanto os hermanos levaram a melhor em 38 oportunidades. 25 jogos terminaram empatados.

COMO VEM O BRASIL?

Após fazer uma campanha sólida e vencer o Peru na semifinal, o Brasil chega para essa final com certo favoritismo. A Seleção comandada por Tite está há 11 jogos sem saber o que é derrota. A última foi justamente para a Argentina , em novembro de 2019.

Tite não poderá com duas peças certas. Desfalque nas duas últimas partidas, o lateral-esquerdo Alex Sandro se recupera de lesão na coxa e não treinou com o restante do elenco nos últimos dias.

A Conmebol anunciou que Gabriel Jesus foi suspenso por duas partidas por causa da expulsão diante do Chile, pelas quartas de final. Assim, é desfalque certo para a final. Com isso, o Brasil deve ir a campo com o mesmo time que atuou diante da seleção peruana na semifinal.

“São os dois últimos sul-americanos campeões do mundo. 2002, 1994, 86 a Argentina. Tem uma dimensão, sem desprezar Colômbia, Uruguai, são ícones do futebol mundial. Falar de Messi e Neymar é falar de excelência, virtudes técnicas, mentais, físicas, capacidade de criação muito alta. É um grande desafio, um grande espetáculo”, disse Tite.

HERMANOS

Pelo lado da seleção argentina, o time chega em momento de muita expectativa. Vivendo momento de reformulação dentro do cenário de seleções, esta final com o Brasil é essencial para confirmar o caminho certo no trabalho. A grande expectativa está nos pés do camisa 10, Lionel Messi, que almeja conquistar seu primeiro titulo com sua seleção.

A Argentina deve ir a campo com o mesmo time que eliminou a Colômbia nas quartas de final. Lautaro Martínez, uma das surpresas do time, novamente será titular.

Após a classificação nos pênaltis, o goleiro Martinez em entrevista falou de todo processo nesta competição e mas demonstrou toda confiança em sua seleção.

“A verdade é que não tenho palavras. Estamos trancados há quarenta dias, sem poder ver ninguém (por conta da pandemia de coronavírus). Foi um trabalho profundo de 70 pessoas que vieram por um sonho. O Brasil é uma grande seleção, mas temos um grande treinador e o melhor jogador do mundo. Vamos vencer”, afirmou o goleiro.

FICHA TÉCNICA

Brasil
Brasil
Argentina
Argentina
Fase Fase:
Final
Fase Data:
10/07/2021
Fase Horário:
21:00
Fase Árbitro:
Esteban Ostojich (URU)
Fase Assistentes:
Carlos Barreiro (URU) e Martin Soppi (URU)
Fase Estádio:
Maracanã
Fase Local:
Rio de Janeiro (RJ)

Confira também: