Brasil tem como desafio superar a retranca da Suíça na estreia na Copa da Rússia
Time suíço dá trabalho porque utiliza a anos uma tática defensiva que costuma complicar todos seus adversários
Time suíço dá trabalho porque utiliza a anos uma tática defensiva que costuma complicar todos seus adversários
![Brasil tem como desafio superar a retranca da Suíça na estreia na Copa da Rússia 1 0002050320591 img](https://images.futebolinterior.com.br/2021/04/0002050320591_img.jpg)
Seleção Brasileira de Futebol faz sua estreia na Copa do Mundo da Rússia neste domingo contra a Suíça, as 15 horas (horário de Brasília). A diferença técnica entre as duas equipes é enorme. Alguns dos melhores jogadores do mundo integram o time dirigido pelo técnico Tite. Já a equipe suiça, tem até alguns bons jogadores, mas nenhum que tenha o nível de Neymar, Gabriel Jesus, Marcelo ou Phillippe Coutinho.
Time suíço dá trabalho porque utiliza a anos uma tática defensiva que costuma complicar todos seus adversários. Além disso, tem um contra ataque que, volta e meia, surpreende a defesa inimiga. Isso nos faz crer que o Brasil terá algumas dificuldades para vencer esse jogo mas, no decorrer dos noventa minutos vai acabar ficando com os três pontos.
![Brasil tem como desafio superar a retranca da Suíça na estreia na Copa da Rússia 2 0002050320591 img](https://images.futebolinterior.com.br/2021/04/0002050320591_img.jpg)
TUDO PODE ACONTECER
Há também a possibilidade de que os jogadores brasileiros estejam num dia de muita inspiração e, neste caso, pode até acontecer uma vitória por placar mais elástico.
Como trabalho com futebol desde muito jovem e já cobri sete Copas do Mundo, aposto nesta experiência para dizer que o Brasil vai passar por todos os seus adversários nesta fase de grupos.
Contra a Suiça, por ser um time totalmente defensivo e por ser a estreia das duas seleções, acredito num jogo com menos gols.
Mas, na sequência, passada a emoção da estreia, considero o time verde e amarelo competente o necessário para passar também por cima de Costa Rica e Servia e se classificar como primeiro de seu grupo para as oitavas de final da competição.
FORMAÇÃO OFENSIVA
Quando se preparava para a Copa, Tite insistia em manter três volantes (Casemiro, Paulinho e Renato Augusto) e só escalar dois atacantes (Neymar e Gabriel Jesus). Mas nos últimos jogos, ficou tão impressionado com a produção do time com a inclusão de Phillippe Coutinho no lugar de Renato, que, decidiu utilizar uma tática mais ofensiva neste primeiro jogo da Copa.
Se der certo, como se espera, ele deve manter os jogadores e o esquema (o que quer dizer que Renato perdeu sua vaga no time titular). Numa análise geral do que podem fazer as seleções neste Mundial, diria que Brasil, Alemanha, Bélgica, França, Espanha, Argentina e Portugal devem seguir em frente.
Quem vai acompanhar esses gigantes é difícil dizer. Mas considero que Uruguai, Servia, Croácia, Dinamarca, Inglaterra e Polônia tem condições de se classificar. Mas quando o torneio chegar a sua fase mais decisiva, a maioria vai cair fora. Talvez fiquem apenas os que considero favoritos, mesmo sabendo que em toda Copa sempre surgem zebras.
ALEMANHA FORTE
Bom ainda lembrar que a Alemanha que ganhou a última Copa disputada no Brasil , continua muito forte e pode, de novo, chegar as semifinais e a grande final, no mínimo. Brasil, França, Espanha, Argentina e Bélgica também devem chegar longe.
Como possível surpresa indico a Islândia que tem um bom time e nos jogos pré Copa fez boa campanha. Enfim, essa é analise que posso fazer nesse momento sobre os times mais credenciados para disputar o título dessa Copa.. Mas lembro que futebol volta e meia apresenta surpresas e se elas acontecerem alguns de meus palpites podem não se confirmar.
Nesse caso, o favoritismo de alguns pode ser quebrado pela superação de outros. Vamos assistir os jogos acompanhar com atenção o que vai acontecer. Garanto que vai sobrar emoção e que os jogos terão em sua maioria um bom nível técnico.
Ou será que estou excessivamente otimista em relação a esse Mundial???
C * U * R * T * A * S
* PRIMEIRO jogo da Copa do Mundo da Rússia será disputado hoje, à partir das 12 horas. Antes uma linda festa de abertura no reformado estádio de Moscou. Neste único jogo desta quinta feira, o time local tem tudo para ganhar seus primeiros três pontos.
Seu adversário, a Arábia Saudita não tem um bom time e deverá sentir não só o impacto da estria mas também o fato de enfrentar o time da casa. Bom lembrar, no entanto, que vi alguns jogos do time russo e não gostei de sua produção. É uma equipe fraca. Pode nem se classificar.
* NO GRUPO A estão Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai. Boto fé no time uruguaio que além de sua tradicional raça tem hoje alguns jogadores de ponta. Será, sem dúvida, um dos classificados.
O segundo lugar deve ficar com Rússia ou Egito, que até tem um bom time. No Grupo B há dois grandes favoritos, Espanha e Portugal. Curiosamente eles se enfrentam nesta sexta feira as 15 horas. Um jogaço de bola. Vejo os espanhois como favoritos. Mas como tem Cristiano Ronaldo, um dos maiores do mundo, o time português pode até ganhar o jogo.
![Brasil tem como desafio superar a retranca da Suíça na estreia na Copa da Rússia 3 0002050320593 img](https://images.futebolinterior.com.br/2021/04/0002050320593_img.jpg)
* OUTROS jogos deste início da fase dos grupos da Copa do Mundo. Ainda nesta sexta jogam Egito x Uruguai, em Ecalemburgo, as 9 horas da manhã. As 12 horas, em Petersburgo, o Marrocos pega o Irã. No sábado as 7 horas da manhã, horário brasileiro, a boa seleção da França pega a Austrália. Favoritismo francês.
As 10 horas a Argentina enfrenta a Islândia. Messi e seus companheiros devem vencer porque tem melhor qualidade técnica. As 13 horas, o Peru de Cueva e Guerrero encara a Dinamarca. Dinamarqueses tem mais time. Deve vencer.
* AINDA no sábado, as 16 horas, em Moscou, Croácia e Nigéria vão estrear. Vejo o time croata bem superior ao nigeriano. Mas lembramos que, volta e meia, os africanos costumam surpreender com muita correria e até alguma técnica. É preciso cuidado.
No domingo, além de Brasil x Suíça, em Rostov, jogam a partir das 9 horas Costa Rica x Sérvia. Time sérvio joga melhor. As 12 horas Alemanha estreia contra o México, em Moscou. Alemães são os atuais campeões do mundo. Tem mais time que o de seu adversário. Em tese, vai dar Alemanha na cabeça.
* SÓ COMO informação; Divisão dos grupos desta Copa. Grupo A – Rússia, Arábia, Egito e Uruguai. Favoritos – Uruguai e Rússia ou Egito. Grupo B – Portugal, Espanha, Marrocos e Irã. Favoritos – Portugal e Espanha.
![Brasil tem como desafio superar a retranca da Suíça na estreia na Copa da Rússia 4 0002050320595 img](https://images.futebolinterior.com.br/2021/04/0002050320595_img.jpg)
Grupo C – França, Austrália, Peru e Dinamarca. Favoritos – França e Dinamarca. Grupo D – Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria. Favoritos – Argentina e Islândia ou Croácia. Grupo E – Brasil, Suiça, Costa Rica e Servia. Favoritos – Brasil e Sérvia. Grupo F – Alemanha, México, Suecia e Coréia do Sul. Favoritos – Alemanha e Suécia.
* GRUPO G – Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra. Favoritos – Bélgica e Inglaterra. Grupo H – Polônia, Senegal, Colômbia e Japão. Favoritos – Polônia e Colômbia. Onde defino os favoritos a opinião é pessoal. São as seleções favoritas em cada um dos oito grupos da Copa.
Os dois primeiros estarão legalmente classificados. Ao todo serão trinta e duas seleções nesse inicio de Copa. Depois vem a fase Oitavas de final que começa dia 30 de junho. As quartas de final começam no dia 6 de julho.
Nas Semifinais, os jogos serão a partir do dia 10 de julho. O terceiro lugar será disputado num jogo só no dia 10 de julho a partir das 11 horas. E a grande final será disputada no dia 14 de julho a partir das 12 horas, em Moscou, no estádio Lujniki. Fica evidente, portanto, que a Copa 2018 terá exatamente um mês de duração. Nada mais.