Brasil faz melhor campanha, mas não anima para Copa do Catar

O fato de ganhar invicto o torneio eliminatório da Copa 2022 não credencia a equipe dirigida por Tite conquistar mais um título mundial.

Chegou a 45 pontos ganhos em 17 jogos. Além disso, ganhou 14 dos 17 jogos disputados e empatou 3. Falta jogo atrasado com Argentina

Tite durante treino da Seleção na Granja Comary
Tite rejeitou PSG, Real Madrid e Sporting. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Campinas, SP, 30 (AFI) – Não gosto de Tite como técnico mas uma coisa devo reconhecer. Sob seu comando a Seleção Brasileira fez sua melhor campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas de uma Copa do Mundo. A atuação brasileira no que se refere a aproveitamento foi excepcional.

Chegou a 45 pontos ganhos em 17 jogos (o que nenhuma outra seleção conseguiu até hoje!); teve o melhor ataque com 40 gols marcados; a defesa menos vazada com apenas 5 gols contra; o melhor saldo de gols – 35 em 17 partidas. Além disso, ganhou 14 dos 17 jogos disputados e empatou 3.

Não perdeu para nenhum adversário. Agora só falta cumprir a tabela diante da Argentina, já que o jogo contra ela em nosso país foi suspenso pela ANVISA por causa da pandemia. A FIFA deve nos próximos dias dizer quando e onde este jogo será disputado.

Brasil Tite Eliminatorias e1648687906579
Tite exalta desempenho na altitude e vê equipe se consolidando para a Copa

ARGENTINA NA COLA
A Argentina, que continua a ser nosso maior adversário, chegou a décima sétima rodada com 39 pontos, 6 atrás do Brasil. Mas também manteve sua invencibilidade nos 17 jogos que disputou. Após a rodada dezoito disputada na noite de terça-feira a classificação das Eliminatórias ficaram assim. Brasil, líder invicto, com 45 pontos ganhos. 

Argentina conseguiu fazer 39 pontos. O Uruguai chegou aos 28. O Equador a 26. Peru, 24. Colômbia, 23. Chile, 19. Paraguai, 16. Bolívia, 15 e Venezuela, 10.

Time que mais empatou foi a Colômbia, 8 vezes. E quem mais perdeu foi a Venezuela com 14 derrotas em 17 jogos. Os resultados da última rodada: Peru 2 x Paraguai 0. Venezuela 0 x Colômbia 1.Bolívia 0 x Brasil 4. Chile 0 x Uruguai 2. Equador 1 x Argentina 1. Estão diretamente classificados para a Copa do Catar – Brasil, Argentina, Uruguai e Equador. O Peru que terminou em quinto lugar vai para a repescagem contra o vencedor de Austrália x Emirados Árabes Unidos que jogam em junho.
 
O QUE PENSO

Depois todos esses números vou agora dar minha opinião a respeito das possibilidades do Brasil na próxima Copa. O elenco brasileiro não é top, mas tem alguns bons jogadores. O fato de ganhar invicto o torneio eliminatório da Copa 2022 não credencia a equipe dirigida por Tite conquistar mais um título mundial.

MAIOR ENTRAVE
Maior entrave para que isso aconteça está no próprio treinador. Ele é medroso, não tem nenhuma ousadia e, quando o Brasil ganhou títulos sempre apresentou um algo mais dentro do gramado. O time de Tite mostra muita preocupação defensiva e só vai para o ataque quando sente que não será surpreendido por um contra ataque adversário.

Desse jeito, mesmo com alguns bons jogadores, o Brasil não me parece credenciado a disputar o título da próxima Copa. Quando muito pode chegar as Oitavas ou Quartas de final. Nem semifinalista ele será, exceto se Tite mudar seu estilo defensivista. Mas como isso parece impossível, não vejo nenhuma chance do Brasil voltar a ser campeão do mundo. 

Confira também: