Brasil e suas particularidades no futebol: o que esperar de 2020

A verdade é que os dirigentes brasileiros não têm convicção de qual maneira quer que seus times atuem nas partidas.

A verdade é que os dirigentes brasileiros não têm convicção de qual maneira quer que seus times atuem nas partidas.

0002050445597 img

Campinas, SP, 30 (AFI) – A cada temporada ficamos imaginando qual será o cenário nacional. Nos últimos anos vivemos algumas tendências no futebol brasileiro: primeiro vieram os treinadores pragmáticos sofrendo pouco no momento defensivo e sendo extremamente eficientes no ataque.

Isso não durou muito tempo, já que a falta de resultados fez com que o sistema de jogo não funcionasse mais e os treinadores passaram a ser vistos como atrasados.

Então vieram os novos técnicos, com estilo de jogo ofensivo e método de treinamento moderno, porém esses caras não tinham casca grossa para suportar um vestiário cheio de vaidade.

0002050445597 img

Depois, voltaram os treinadores da velha guarda e, como era de se imaginar, também não duraram muito tempo.

Agora vivemos a era de treinadores estrangeiros, já que eles tem conceito de jogo atual e experiência para administrar elencos recheado de estrelas.

A verdade é que os dirigentes brasileiros não têm convicção de qual maneira quer que seus times atuem nas partidas. Não existe uma maneira correta de se treinar um time de futebol, não tem só uma forma para vencer jogos e sim DNA, uma filosofia de jogo que você acredita que seja a melhor para o seu clube de futebol.

É evidente que um clube que vence tantos títulos em uma temporada seja copiado pelos seus rivais, mas essa receita não é a única que pode ser seguida já que não existe garantias do sucesso. Então, sem extremismos.