Brasil comemora neste domingo o "Dia do Cronista Esportivo"
A crônica esportiva brasileira tem respeito mundial e seus cronistas são referência, seja na mídia impressa, no rádio, na televisão e, hoje, na internet
Campinas, SP, 08 (AFI) – Neste 8 de dezembro é comemorado o “Dia do Cronista Esportivo”. A crônica esportiva brasileira tem respeito mundial e seus cronistas são referência, seja na mídia impressa, no rádio, na televisão e, hoje, na internet.
A Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), única entidade do Brasil reconhecida internacionalmente, vem procurando dar respeito à profissão, sabendo entender a amplitude dos segmentos.
“Nos congressos mundiais que participamos, sentimos o quanto o cronista brasileiro é referência. Agora, com o avanço da internet e da tecnologia, a qualidade do nosso cronista esportivo evoluiu ainda mais”, comentou Artur Eugênio Mathias, presidente da ABRACE, entidade que completará 51 anos no próximo 7 de janeiro de 2025.
A IMPORTÂNCIA DO CRONISTA PARTICIPAR DE SUAS ENTIDADES DE CLASSE
Um dos motivos do futebol brasileiro ter a dimensão que tem é o espaço que sempre recebeu das coberturas da crônica esportiva. Ainda que essa atividade seja reconhecida por lei, a atual diretoria da CBF vem criando dificuldades para o trabalho destes profissionais, o que poderá levar a um embate jurídico no próximo ano.
“A CBF criou a figura do ‘pré-credenciamento’, o que não existe previsão legal. A legislação é clara e, provavelmente, a ABRACE terá que enfrentar a CBF no Poder Judiciário”, comentou Artur Eugênio, reforçando a importância do profissional se credenciar.
“O cronista esportivo tem que ter a cultura de buscar sua associação junto à ABRACE e a sua entidade estadual, não apenas para ter acesso às coberturas, mas também para ter entidades fortes que possam representá-lo em momentos de opressão e de abusos”, explicou Artur Eugênio Mathias, que, além de jornalista, é advogado e diretor do Portal Futebol Interior.
A ABRACE é formada por Entidades de cronistas esportivos de todo o Brasil.
EM SÃO PAULO, ACEISP REPRESENTA O CRONISTA ESPORTIVO
Em São Paulo, a principal entidade nos dias atuais é a Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo (ACEISP), que em 2025 completará dez anos e que vem atuando na vanguarda da defesa dos interesses dos cronistas.
Artur Eugênio Mathias, que também comanda a entidade estadual paulista, lembra que a ACEISP foi criada para valorizar a imprensa esportiva de uma maneira mais democrática.
“O cronista esportivo do Estado de São Paulo tinha uma ótima entidade até o final nos anos 1990. Depois, essa associação virou uma confraria de elitistas, pensando só no cronista consagrado, excluindo, principalmente, os que atuam no interior. Isso nos motivou a criar uma associação diferente, mais aberta e de forma a dignificar o cronista esportivo que trabalha em São Paulo”, analisa Artur Eugênio.
DIA 13 DE DEZEMBRO, ACEISP COMEMORA COM ENTREGA DA COMENDA “SÉRGIO CARVALHO”
Este ano, na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, a ACEISP, junto com o Portal Futebol Interior e com o apoio da ABRACE, fará uma grande confraternização da imprensa esportiva, na Região de Campinas.
Na ocasião, será concedida a “COMENDA SÉRGIO CARVALHO” à cronistas que atuam há mais de 40 anos e que valorizam a cobertura esportiva.
O jornalista Sérgio Carvalho é “presidente de honra” da ACEISP, e já foi presidente da ABRACE e da ACEESP.
Noticias Relacionadas
-
CBF e Globo acertam contrato para transmissão da Supercopa
23/12/2024 -
Paulistão renova direitos de transmissão e terá narração em Israel
19/12/2024 -
Galvão Bueno na Band? Veja detalhes sobre o possível retorno
18/12/2024 -
Aceisp faz bela festa e homenageia os quarentões da crônica
14/12/2024