Brasil avança com um golaço. Mas Tite precisa repensar !

Que Tite repense a forma de dirigir seu time ou, por falta de ousadia, pode perder uma Copa do Mundo que tem tudo para ser do Brasil

Gol do Brasil e alívio da torcida brasileira que já estava ansiosa por esse gol da vitória. Esse gol premiou a grande atuação de Casemiro

Brasil 1 x 0 Suíça
Casemiro fez um golaço. Foto: Lucas Figueiredo - CBF

Campinas, SP, 28 (AFI) – O segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, foi praticamente um retrato do primeiro. Na fase inicial muita dificuldade para construir jogadas e poucas oportunidades de gol. Na segunda, já com algumas alterações, o time brasileiro passou a dominar as ações e a criar chances de gol.

Logo aos 19 minutos, Vini Junior fez um belo gol depois de vencer a zaga suíça pela esquerda. Pena que o árbitro anulou a jogada devido a um impedimento do centro- avante Richarlison. Mas na segunda grande oportunidade, a bola entrou. Foi um bate-pronto de Casemiro, de dentro da grande área suíça. O goleiro nem se mexeu.

GOL FEZ JUSTIÇA
Gol do Brasil e alívio da torcida brasileira que já estava ansiosa por esse gol da vitória. Esse gol foi aos 38 minutos do segundo tempo e premiou um dos melhores jogadores da partida, o volante que hoje joga no Manchester United, clube que é um dos gigantes do futebol inglês. 

Esse gol fez justiça ao Brasil que, no geral, foi mesmo quem mais correu atrás da vitória e que criou as melhores chances de gol. A Suíça, por sua vez, caiu de pé. Era inferior ao Brasil tecnicamente mas correu tudo o que pode para evitar a derrota.

Brasil 1 x 0 Suiça
Brasil precisa ter mais ousadia de seu técnico. Foto: Rodrigo Villalba

QUEBRA DE TABU
Esse jogo quebrou um velho tabu. Nas duas Copas em que o Brasil enfrentou a Suíça só empatou. Desta vez o tabu finalmente foi quebrado. Brasil classificado para as oitavas de final da Copa. Não poderia ser melhor.

Gostaria de fazer aqui algumas críticas ao técnico Tite. Ele foi o grande culpado do Brasil não produzir o que sabe no primeiro tempo da partida. Não soltou os laterais para apoiar o ataque, deixou os pontas quase sempre fixos e sem receber lançamentos e manteve o apagado Fred numa função que ele não soube realizar.

Quando no segundo tempo Tite teve coragem de escalar os reservas de ouro que tem no banco, as coisas melhoraram. Não deu para fazer muito, mas deu para vencer a partida, manter a invencibilidade na Copa e garantir vaga na próxima fase da competição.

É PRECISO REPENSAR
Que Tite repense a forma de dirigir seu time ou, por falta de ousadia, pode perder uma Copa que tem tudo para ser do Brasil. Entre os jogadores que estiveram em ação, Alisson trabalhou pouco, mas bem. Militão deu conta do recado como lateral direito e Alex Sandro deu conta de sua missão pela esquerda.

No meio, atuação primorosa de Marquinhos e Thiago Silva. Na cabeça de área, Casemiro foi um gigante. Além de marcar e criar, fez o gol da vitória. Está em grande forma. Fred fracassou. Lucas Paquetá não teve inspiração. Raphinha correu demais mas sem objetividade. Vini não fez bom primeiro tempo e melhorou no segundo.

Dos que entraram, Rodrigo foi o que se apresentou melhor. O gol de Casemiro foi num passe que ele deu. Antony deu muito trabalho pela direita. Os demais, não decepcionaram.

CLASSIFICADO CONTRA CAMARÕES
Próximo jogo do Brasil será na sexta- feira, às 16 horas, contra Camarões. Brasil já garantiu sua vaga nas oitavas. A Suíça disputa vaga contra a Sérvia, também ás 16 horas deste mesmo dia. No momento, a classificação do Grupo F da Copa está assim.

Primeiro lugar, Brasil com 6 pontos ganhos, 3 gols pró e nenhum contra. Em segundo está a Suiça com 3 pontos, 1 gol pró e 1 contra. Em terceiro está Camarões com 1 ponto ganho, 3 gols pró e 4 contra. E em quarto lugar da chave, está a Sérvia com 1 ponto ganho, 3 gols pró e 5 contra.

MUDANÇA TÁTICA
O meia Lucas Paquetá saiu do jogo mas não teve nenhum problema físico. Tite explicou que foi uma “mudança tática que ele quis fazer”. Quanto aos outros dois contundidos, Neymar e Danilo, o meia está evoluindo mais depressa que o esperado e talvez volte no jogo das oitavas de final da Copa. Danilo também evolui e pode ficar à disposição já na sexta- feira para enfrentar Camarões.

Adversário do Brasil nas oitavas deve ser Gana, que é a segunda colocada do Grupo H. A classificação deste grupo tem Portugal em primeiro com 6 pontos ganhos, Gana em segundo com 3, Uruguai e Coreia do Sul com apenas 1 ponto cada. Coreanos perderam para Portugal por 3 a 2 e ganharam da Coreia por 3 a 2 até agora.  

Confira também: