Brasil 1 x 0 Suíça - Casemiro marca e a seleção está classificada para as oitavas

O Brasil é líder do Grupo G, com seis pontos após duas vitórias consecutivas

Brasil vence a Suíça e está classificado para as oitavas de final da Copa do Catar

Brasil 1 x 0 Suíça - Casemiro marca e a seleção está classificada para as oitavas
Casimiro marcou o gol do Brasil contra a Suíça (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Campinas, SP, 28 (AFI) – O Brasil venceu a Suíça pela segunda rodada da fase de grupos e garantiu a classificação às oitavas da Copa do Mundo do Catar. A seleção de Tite fez 1 a 0 sobre os adversários e soma mais três pontos nos gramados do Estádio 974, em Doha.

O Brasil é líder do Grupo G, com seis pontos após duas vitórias consecutivas. Os suíços, por outro lado, ficam na segunda posição, com 3. 

Nos primeiros 45 minutos, as duas equipes protagonizaram um jogo contido, com algumas tentativas de criar oportunidades, mas sem conseguir se aproximar da grande área. 

A ausência do machucado Neymar, que permaneceu na sala de fisioterapia em tratamento de sua torção no tornozelo, dificultou a missão da seleção brasileira. Vini Jr se destacou com dribles e até chegou a balançar as redes, mas seu gol não valeu. Até que Casemiro, um volante firme, mas técnico, apontado como o melhor do mundo na sua posição há alguns anos, garantiu a vitória que deixa o time na liderança do Grupo G e já classificado ao mata-mata do Mundial catariano.

Brasil 1 x 0 Suíça - Casemiro marca e a seleção está classificada para as oitavas
Casimiro marcou o gol do Brasil contra a Suíça (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

PRIMEIRO TEMPO POUCO CRIATIVO

O Brasil, que entrou em campo posicionado mais defensivamente do que no primeiro jogo, demorou a encontrar o caminho que pudesse oferecer perigo ao goleiro Sommer. 

Aos 11 minutos, Paquetá, que preencheu o meio campo ao lado de Fred, criou uma boa jogada ao tocar de canhota para Richarlison, que viu Vini Jr no meio da área e tocou, mas a zaga da Suíça acompanhou e cortou bem. 

A seleção de Tite teve outra boa chance aos 18 minutos. Richarlison recebeu um passe rasteiro de Paquetá e teve a chance de chutar, mas a defesa adversária afastou o perigo. 

Vini Jr boa chance no canto direito do goleiro Sommer, chutou de primeira mas não pegou em cheio na bola, facilitando a defesa suíça.  

BRASIL MARCOU NO SEGUNDO

Para o segundo tempo, o treinador da seleção optou por Rodrygo para o lugar de Lucas Paquetá. Apesar de vir bem na partida, o meio-campista do West Ham saiu para que o time mantivesse a marcação forte em cima do setor onde os adversários pressionaram com mais perigo. 

Nos minutos iniciais da segunda etapa, Richarlison viu outra boa chance passar na sua frente. Vini Jr cruzou mas o camisa 9 não chegou a tempo para colocar a bola para dentro do gol. 

Aos 18 minutos, o grito de gol que estava entalado saiu, mas durou pouco. 

Após uma roubada de bola de Rodrygo no meio-campo, o atacante do Real Madrid tocou para Casemiro, que encontrou Vini Jr na esquerda. O camisa 18 invadiu a grande área e marcou, mas o VAR anulou o gol após anotar impedimento de Richarlison no início da jogada.

A ineficiência dos atacantes levou Tite a mexer mais vezes. Incomodado, colocou Antony no posto de Raphinha e Gabriel Jesus no lugar de Richarlison, que não viveu uma jornada de brilho desta vez. As mudanças não alteraram o cenário do jogo, amarrado e difícil de desenrolar, sobretudo sem um craque para assumir a responsabilidade.

Aos 37, finalmente a comemoração. Marquinhos toca para Vinicius Jr pelo lado esquerdo, o atacante encontra Rodrygo no meio que toca para Casemiro. O camisa 5 pega de trivela e manda com força para balançar as redes do goleiro Sommer. 

Nos minutos finais da partida, Rodrygo recebeu de Vini Jr e bateu firme, mas a zaga suíça conseguiu brecar a chance do segundo gol brasileiro. 

O Brasil, além dos seis pontos, ainda conta com a vantagem de 6 gols de saldo. Suíça e Camarões competem pela segunda vaga na próxima fase do Mundial. 

Relaxado, o Brasil encerra a fase de grupos contra Camarões, sexta-feira, às 16h (de Brasília) no Estádio Lusail. Basta um empate para terminar na liderança do Grupo G. Tite deve até preservar alguns de seus titulares.

FICHA TÉCNICA

Brasil
Brasil
1 0
Suíça
Suíça
Fase Fase:
Fase de Grupos
Fase Rodada:
Fase Data:
28/11/2022
Fase Horário:
13:00
Fase Árbitro:
Ivan Arcides Barton Cisneros
Fase Assistentes:
Fase Cartões Amarelos:
Brasil: Fred
Suíça: Rieder
Fase GOLS:
Brasil: Casemiro, aos 37′ 2T
Fase Público:
43.649
Fase Estádio:
Estádio 974
Fase Local:
Doha, Catar

Confira também: