Botafogo x Pachuca-MEX - Fogão estreia no Intercontinental
Fogão vem de dois finais de semana onde conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro e da inédita Libertadores
O Botafogo tenta o quarto título na temporada de 2024. Para isso, precisa superar o Pachuca-MEX no primeiro confronto, nesta quarta-feira (10)
Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) – O Botafogo estreia na Copa Intercontinental da Fifa nesta quarta-feira (11), em Doha no Catar, onde vai encarar o Pachuca, do México, já na segunda fase, mirando uma vaga no playoff para a grande final. O confronto acontece no Estádio 974, a partir das 14h (de Brasília).
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
O Fogão garantiu vaga no torneio após conquistar o título da Libertadores da América, em cima do Atlético-MG. O título também levará o time carioca ao Mundial de Clubes da Fifa, que acontece entre junho e julho de 2025.
Já o Pachuca foi campeão da Liga dos Campeões da Concacaf (Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), em junho, ao vencer o Columbus Crew, dos Estados Unidos.
COPA INTERCONTINENTAL
Na primeira fase, o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, campeão da Liga dos Campeões da Ásia, venceu o Auckland City, da Austrália, campeão da Liga dos Campeões da Oceania, por 6 a 2, em 22 de setembro, avançando à segunda fase, onde foi eliminado pelo Al-Ahly, do Egito, campeão da Liga dos Campeões da África.
O time africano agora aguarda o vencedor entre Botafogo e Pachuca para disputar o playoff da final, em 14 de dezembro, fase onde o vencedor alcança a grande decisão, a ser disputada dia 18 de dezembro, contra o Real Madrid, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa.
BOTAFOGO
Sem tempo para descanso, o Botafogo conquistou o título do Campeonato Brasileiro na noite de domingo (08), e um dia depois encarou 18 horas de viagem até Doha, no Catar. Nesta terça-feira (10), fez um treino mirando o confronto a caminho de um título inédito.
Mesmo com o elenco desgastado pela sequência de já 74 jogos na temporada, o técnico Artur Jorge acredita no foco para brigar por mais um título. “A vontade de ganhar títulos vai superar o cansaço. Sabemos das dificuldades, mas hoje temos o orgulho de estar aqui. Terminamos um campeonato difícil (Brasileirão), onde fomos vencedores. Tivemos apenas um dia de trabalho aqui e precisamos nos adaptar aos horários. Mas o elenco é determinado.
O Fogão foi campeão da Copa Rio, Libertadores e Campeonato Brasileiro nesta temporada. Agora, tenta o segundo título inédito do ano em seus 130 anos de história, o da Copa Intercontinental.
Embora tenha viajado com o grupo, o zagueiro angolano Bastos é dúvida, ainda tratando a lesão sofrida diante do Palmeiras na 36ª rodada da Série A, e Adryelson é cotado para a posição. Vitinho desfalca na lateral-direita, e Mateo Ponte deve ir a campo.
PACHUCA-MEX
O Pachuca iniciou a nova temporada em julho, um mês após o título da Liga dos Campeões da Concacaf, mas desde então não deslanchou. Sob o comando do técnico Guillermo Almada, o Pachuca vem de 17 jogos na temporada, com três vitórias, quatro empates e dez derrotas, terminando a Liga Mexicana Apertura em 16º lugar, entre os 18 concorrentes.
Adversário do Botafogo, o lateral-direito Luis Rodríguez comentou a disputa pelo título. “A verdade é que estamos muito ansiosos para que a Copa Intercontinental comece porque estamos preparados. O time está com muita fome.”
Rodríguez é ex-jogador do Tigres, do México, e chegou a atuar duas vezes no Mundial de Clubes de 2020, quando a equipe eliminou o Palmeiras na semifinal, e terminou vice-campeão diante do Bayern de Munique. O Tigres foi o único clube da Concacaf até hoje que disputou a final da competição.
O Pachuca conta em seu elenco com o zagueiro brasileiro Eduardo Bauermann, ex-Santos, anunciado no dia 3 de dezembro, mas que não foi inscrito na competição. O atacante venezuelano Rondón é outro nome conhecido, com três gols nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, companheiro de seleção de Savarino, que atua no Fogão.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 2ª Fase
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 11/12/2024
- Horário:
- 14:00
- Árbitro:
- Danny Desmond Makkelie
- Estádio:
- Estádio 974
- Local:
- Doha (Catar)